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Tipo do documento: Dissertação
Title: Estudo de quadriláteros, reflexões e rotações no plano, segundo a teoria de van Hiele: uma experiência com alunos do 9º ano do ensino fundamental
Other Titles: Study of quadrilaterals, reflections and rotations on planes according to van Hiele theory: an experience with students in the 9th grade
Authors: Souza, Carla Fernandes e
Orientador(a): Barbosa, Aline Mauricio
Primeiro membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Terceiro membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Keywords: Teoria de van Hiele;Isometria;Quadriláteros;Van Hiele Theory;Isometry;quadrilaterals
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 22-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: SOUZA, Carla Fernandes e. Estudo de quadriláteros, reflexões e rotações no plano, segundo a teoria de van Hiele: uma experiência com alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2014.125 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2014.
Abstract: Apesar de a geometria ser um ramo importante da Matemática, por servir principalmente de instrumento para outras áreas do conhecimento, professores do ensino fundamental apontam problemas relacionados tanto ao seu ensino quanto à sua aprendizagem. Desse modo, procurou-se utilizar maneiras diferenciadas de trabalhar com os conceitos geométricos, fazendo uso de atividades que priorizassem reflexões acerca desses conhecimentos, procurando trabalhar a geometria, não apenas de maneira visual, mas também o estudo de conceitos, facilitando, ao máximo, a aprendizagem dos alunos. Para elaborar tais atividades, foram utilizadas pesquisas baseadas na teoria de Pierre e Dina van Hiele sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar que ganhos de conhecimento geométrico, mais especificamente no estudo de isometrias, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Mangaratiba, poderiam obter quando eram utilizadas atividades propostas em pesquisas baseadas na teoria de van Hiele sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico, ao invés de uma abordagem padrão. Foram aplicados testes para avaliar o nível de conhecimento geométrico, bem como os conhecimentos sobre isometrias. Após a aplicação desses pré-testes, as duas turmas foram divididas em Turma A e Turma B. Com a primeira turma, foram trabalhadas atividades diferenciadas sobre quadriláteros e isometrias de reflexão e rotação, baseadas na teoria de van Hiele e inspiradas nos trabalhos de Nasser (1992) e Nasser e Sant’Anna (1998). Na outra turma, foram realizadas atividades baseadas na metodologia tradicional de ensino de geometria, comumente aplicadas nas escolas ou propostas por livros didáticos. Após isso, foram aplicados os pós-testes para ambas as turmas, com o intuito de avaliar se uma proposta diferenciada no ensino de geometria geraria resultados melhores do que a abordagem tradicional. Para isso, compararam-se os resultados iniciais das duas turmas, bem como os resultados finais, cruzando os dados dos pré e pós-testes, avaliando o percentual de evolução ou involução nesses resultados.
Abstract: Although geometry is an important branch in Mathematics, once it is mainly a tool for other areas of knowledge, primary school teachers point out problems related both to teaching and learning. Therefore, we attempted to use different ways to work with geometric concepts, using activities that prioritized reflections on that knowledge, attempting to work geometry not only in a visual way, but also working with concepts, which facilitates the students’ learning to the fullest. In order to elaborate such activities, we used researches bases on the theory of Pierre and Dina van Hiele the development of geometric thinking. this research had the objective of assessing the geometric knowledge gain, more precisely in the study of isometries, students in the 9th grade in a public school in the city of Mangaratiba, in the State of Rio de Janeiro, could have when we used activities proposed in researches based in van Hiele theory on the development of geometric thinking, instead of a standard approach. Tests were applied to assess the level of geometric knowledge as well as the knowledge on isometries. After the application, the two groups were divided into Class A and Class B. with the first class, different activities on quadrilaterals and reflection and rotation isometries, based on van Hiele theory and inspired in Nasser (1992) and Nasser and Sant’Anna (1998) works. With the other group, activities based on the traditional teaching methodology usually used in schools or books were held. Then, post-tests were applied in both groups, with the objective of assessing if a different proposal in geometry teaching would lead to better results than traditional approach. In order to do so, both groups’ initial results were compared, as well as final results, matching pre and post test data, assessing the percentage of evolution or involution in such results.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15518
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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