Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFagundes, Jorge Luís Lopes
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:45Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:45Z-
dc.date.issued2013-08-16
dc.identifier.citationFAGUNDES, Jorge Luís Lopes. Resolução de sistemas lineares no ensino médio. 2013. 49 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15514-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo estudar a resolução de sistemas lineares, relacioná-los com o estudo dos determinantes bem como apontar alguns equívocos presentes em muitos livros didáticos do ensino médio no que diz respeito à regra de Cramer. Neste texto faremos um paralelo entre a resolução de sistemas lineares por regra de Cramer e por eliminação gaussiana. Procuramos evidenciar a estreita ligação entre a resolução de sistemas lineares e o aparecimento dos determinantes através e um breve resgate histórico. Propomos, também, demonstrações basicamente geométricas que estabelecem relações entre diferentes domínios da matemática, tudo isso fará com que o aluno veja esse conteúdo com mais curiosidade e interesse. Fizemos uma análise de alguns livros didáticos quanto a abordagem dos sistemas linearespor
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo estudar a resolução de sistemas lineares, relacioná-los com o estudo dos determinantes bem como apontar alguns equívocos presentes em muitos livros didáticos do ensino médio no que diz respeito à regra de Cramer. Neste texto faremos um paralelo entre a resolução de sistemas lineares por regra de Cramer e por eliminação gaussiana. Procuramos evidenciar a estreita ligação entre a resolução de sistemas lineares e o aparecimento dos determinantes através e um breve resgate histórico. Propomos, também, demonstrações basicamente geométricas que estabelecem relações entre diferentes domínios da matemática, tudo isso fará com que o aluno veja esse conteúdo com mais curiosidade e interesse. Fizemos uma análise de alguns livros didáticos quanto a abordagem dos sistemas linearespor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistemas Linearespor
dc.subjectDeterminantespor
dc.subjectRegra de Cramerpor
dc.subjectLinear systemseng
dc.subjectLinear systemseng
dc.subjectdeterminantseng
dc.subjectCramer‟s ruleeng
dc.subjectCramer‟s ruleeng
dc.titleResolução de sistemas lineares no ensino médiopor
dc.title.alternativeResolution of linear systems in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe goal of the research is to come up with a new approach for the Cramer‟s rule in different levels: high school and even graduation (majors like math and similar fields ). Trying to show up the narrow connection between the resolution of linear systems and the emergence of determinants, the research brings back the origin of these discoveries, recapturing the historical order of development of this area. In this paper we make a parallel between solving linear systems by Cramer's rule and Gaussian elimination, which method will be explained throughout this work because it is usually the most economical computationally. This work intends to help ( or even warn ) textbooks authors be aware of the errors or inconsistencies that make take place. This research also proposes demonstrations that are basically geometric, in which different domains of mathematics are related in a way that learners can become really curious and interestedeng
dc.description.abstractOtherThe goal of the research is to come up with a new approach for the Cramer‟s rule in different levels: high school and even graduation (majors like math and similar fields ). Trying to show up the narrow connection between the resolution of linear systems and the emergence of determinants, the research brings back the origin of these discoveries, recapturing the historical order of development of this area. In this paper we make a parallel between solving linear systems by Cramer's rule and Gaussian elimination, which method will be explained throughout this work because it is usually the most economical computationally. This work intends to help ( or even warn ) textbooks authors be aware of the errors or inconsistencies that make take place. This research also proposes demonstrations that are basically geometric, in which different domains of mathematics are related in a way that learners can become really curious and interestedeng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Maurício
dc.contributor.referee2Motta, Carlos Eduardo Mathias
dc.creator.ID974.285.907-87por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALMEIDA, Nilze de. Matemática: Ciência e aplicações. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. ANTON, Howard, BUSBY, Robert C. Álgebra Linear Contemporânea. Tradução de Claus Ivo Doering. Porto Alegre: Bookman, 2003 BARROSO,JulianeMatsubara (Ed.). Conexões com a matemática. São Paulo: Moderna, 2010 CRAMER, Gabriel. Introduction a L’analyse des Lignes Courbes Algébriques. 1. ed. Geneve, 1750. DANTE, Luiz Roberto. Matemática. 1. ed. São Paulo: Ática, 2005. DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Volume único. 1. ed. São Paulo: Ática, 2008. DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. 4. ed.São Paulo: Ática, 2007. DAUBEN, Joseph W., SCRIBA, Christoph J. Writing the history of mathematics: its historical development: Basel: Birkhauser, 2002. DELGADO, Jorge; FRENSEL, Katia; CRISSAFF, Lhaylla. Notas de Geometria Analítica. (PROFMAT). GIOVANNI, José Ruy, BONJORNO, José Roberto, GIOVANNI JR.. Matemática Fundamental. 1. ed. São Paulo: F.T.D., 1994. GOULART, Márcio Cintra. Matemática no ensino médio. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2008. GUELLI, Oscar. Matemática. 1. ed. São Paulo: Ática, 2004. HEFEZ, Abramo e FERNANDEZ, Cecília de Souza. Introdução à Álgebra Linear. Rio de Janeiro: SBM, Coleção PROFMAT, 2012. IEZZI, Gelson, HAZZAN, Samuel, Fundamentos de Matemática Elementar. 6. ed. São Paulo: Atual, 1993. IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; DEGENSZAJN, David; PÉRIGO, Roberto; ALMEIDA, Nilze de. Matemática: Ciência e aplicações. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 49 JOHANSON, Bengt; SWETZ, Frank; FAUVEL, John; BEKKEN, Otto; KATZ, Victor.Learn from the masters. [Washington D.C]: The mathematical association of America,1995. LIMA, Elon et al. A matemática do ensino médio. 6. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2006. v. 2. (Coleção do Professor de Matemática). MACHADO, Antonio dos Santos. Matemática: temas e metas. 1. ed. São Paulo: Atual, 1986. MUIR, Thomas. The theory of determinants: in the historical order of development.3. ed. New York: Dover publications, 1960. NETO, Aref Antar et al.Combinatória, matrizes e determinantes. 1. ed. São Paulo: Moderna,1979. O‟CONNOR, J. J., ROBERTSON, E. F., Matrices and determinants. Mactutor History of Mathematics archive. Disponível em: http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/HistTopics/Matrices and determinants.html#35 1996. Acesso em: 28 de jul. 2013. PAIVA, Manoel. Matemática: volume único. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2005. PAIVA, Manoel. Matemática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2009. POOLE, David. LinearÁlgebra: a modern introduction. 1. ed. Thomson, 1955. SILVA, Cláudio Xavier, BARRETO, Benigno. Matemática: aula por aula. 2. ed. São Paulo: F.T.D., 2005. SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez. Matemática: ensino médio. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12140/2013%20-%20Jorge%20Lu%c3%ads%20Lopes%20Fagundes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15838/2013%20-%20Jorge%20Lu%c3%ads%20Lopes%20Fagundes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22152/2013%20-%20Jorge%20Lu%c3%ads%20Lopes%20Fagundes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28584/2013%20-%20Jorge%20Lu%c3%ads%20Lopes%20Fagundes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34986/2013%20-%20Jorge%20Lu%c3%ads%20Lopes%20Fagundes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41342/2013%20-%20Jorge%20Lu%c3%ads%20Lopes%20Fagundes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47788/2013%20-%20Jorge%20Lu%c3%ads%20Lopes%20Fagundes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54176/2013%20-%20Jorge%20Lu%c3%ads%20Lopes%20Fagundes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3222
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-01-13T15:51:41Z No. of bitstreams: 1 2013 - Jorge Luís Lopes Fagundes.pdf: 1802537 bytes, checksum: 70f6186ca3bfc0ff1d1c04b6a8886d3a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-13T15:51:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Jorge Luís Lopes Fagundes.pdf: 1802537 bytes, checksum: 70f6186ca3bfc0ff1d1c04b6a8886d3a (MD5) Previous issue date: 2013-08-16eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Jorge Luís Lopes Fagundes.pdfJorge Luís Lopes Fagundes1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.