Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15510
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macedo, Rodrigo da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:18:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:18:44Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-26 | |
dc.identifier.citation | MACEDO, Rodrigo da Silva. Uma proposta sobre abordagem significativa para o ensino de matemática no ensino médio com o uso da tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol em uma escola pública da rede estadual no município de Guapimirim – RJ. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15510 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma proposta para sala de aula fazendo uso da aprendizagem significativa de conteúdos matemáticos do Ensino Médio, utilizando a Tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol, do ano de 2011, quando o Campeonato Brasileiro na modalidade de pontos corridos foi muito competitivo no aspecto técnico do futebol e analítico do ponto de vista matemático. Para tanto, os estudantes, juntos com o professor, conjecturaram métodos de desenvolvimento de números e operações, juntamente com análise de dados e probabilidade, a partir de dados reais, desenvolvendo matematicamente os resultados, as combinações e as probabilidades das rodadas número 36, 37 e 38. O projeto foi aplicado em turmas do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Guapimirim – RJ, e os resultados foram analisados de forma qualitativa, segundo o desempenho apresentado pelos estudantes. Mesmo tendo aluno em sala de aula que não gosta de futebol, o desenvolvimento da atividade foi satisfatório e os métodos de resolução de problemas matemáticos estão inseridos em contextos da nossa realidade, fazendo com que os alunos desenvolvam sua criatividade e o raciocínio lógico, que são tão imprescindíveis em nosso cotidiano e, em sala de aula, para uma boa aprendizagem dos conteúdos da Matemática. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Números | por |
dc.subject | Probabilidade | por |
dc.subject | Futebol | por |
dc.subject | Significant learning | eng |
dc.subject | Numbers | eng |
dc.subject | Probability | eng |
dc.subject | Football | eng |
dc.title | Uma proposta sobre abordagem significativa para o ensino de matemática no ensino médio com o uso da tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol em uma escola pública da rede estadual no município de Guapimirim – RJ | por |
dc.title.alternative | A proposal on a meaningful approach to the teaching of mathematics in high school with the use of the table of the Brazilian Soccer Championship in a public school of the state network in the municipality of Guapimirim - RJ | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The present work presents a proposal for classroom making use of the significant learning of mathematical contents of High School, using the Table of the Brazilian Soccer Championship, of the year 2011, when the Brazilian Championship in the modality of running points was very competitive in the technical aspect of football and analytical from the mathematical point of view. To do so, the students, together with the teacher, conjectured numbers and operations development methods, together with data and probability analysis, from real data, mathematically developing the results, combinations, and probabilities of rounds 36, 37 and 38. The project was applied in high school classes of a state public school in the municipality of Guapimirim - RJ, and the results were analyzed in a qualitative way, according to the performance presented by the students. Even though students in the classroom do not like football, the development of the activity was satisfactory and the methods of solving mathematical problems are inserted in contexts of our reality, causing students to develop their creativity and logical reasoning. so indispensable in our daily life and, in the classroom, for a good learning of the contents of Mathematics. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Pedro Carlos | |
dc.contributor.advisor1ID | 56836120715 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2097222516450760 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Pedro Carlos | |
dc.contributor.referee1ID | 56836120715 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2097222516450760 | por |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Orlando dos Santos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6519459974850664 | por |
dc.contributor.referee3 | Aquino, Renato Machado | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5731242053226541 | por |
dc.contributor.referee4 | Barbosa, Gabriela dos Santos | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4376993135659619 | por |
dc.creator.ID | 09194420726 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0617347447495186 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a base – Ensino Médio. Documento homologado pela Portaria n° 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, Seção 1, Pág. 146. Brasília, 2017. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática – Ensino Médio. Brasília: SEF/SEMTEC, 2000. BRASIL, Orientações curriculares para o ensino médio – volume 2: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. ESPORTE, G. Futpédia, a história do futebol em números, Rio de Janeiro. Disponível em http://futpedia.globo.com/campeonato/campeonatobrasileiro/2011. Acesso em 01 mar. 2018. ESPORTE, G. Tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol, Rio de Janeiro. Disponível em http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/. Acesso em 05 nov. 2017. GRÜTZMANN, T. P.; ALVES, R. S.; RAMOS, R. C. S. S.; APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA COM OS JOGOS TEATRAIS, Aprendizagem Significativa em Revista – V5(2), pp. 13-24, UFPel – Pelotas – RS, 2015. JESUS, M. A. S.; SILVA, R. C. O. A TEORIA DE DAVID AUSUBEL – O USO DOS ORGANIZADORES PRÉVIOS NO ENSINO CONTEXTUALIZADO DE FUNÇÕES. Anais do VIII ENEM – Minicurso GT 3 – Educação Matemática no Ensino Médio, UFPE – Recife – PE, 2004. 65 LOPES (BIGODE), A. J. Matemática do Cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Scipione, 2014. LOPES (BIGODE), A. J. Matemática do cotidiano: um ensaio de problematização a partir do futebol. Matemática e a relação com outros campos do saber no ciclo de alfabetização. Boletim Salto para o Futuro, TV Escola. Brasil – MEC, 2014. MOREIRA, M. A. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso – Cuiabá – MT, 2010. MOREIRA, M.A., CABALLERO, M.C. e RODRÍGUEZ, M.L. Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, Espanha, 1997. NASCIMENTO, F. J.; SOUSA, R. M. N. FUTEBOL E MATEMÁTICA: INTERAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Relato de Experiência para o II CNEM (Congresso Nacional de Educação Matemática) e IX EREM (Encontro Regional de Educação Matemática). UNIJUÍ, Ijuí – RS, 2011. RINALDI, W. Futebol: Manifestação Cultural e Ideologização. Revista de Educação Física da UEM, Maringá – PR, 2000. SOARES, L. H. Aprendizagem significativa na educação matemática: uma proposta para a aprendizagem de geometria básica / Luís Havelange Soares. UFPB – João Pessoa – PB, 2008. VASCONCELOS, C.; PRAIA, J. F.; ALMEIDA, L. S. TEORIAS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO/APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS: DA INSTRUÇÃO À APRENDIZAGEM. Psicologia Escolar e Educacional / Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.- v. 7, n. 1, p.11-19. São Paulo – SP, 2003. | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/66415/2018%20-%20Rodrigo%20da%20Silva%20Macedo.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4956 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-08-25T20:52:38Z No. of bitstreams: 1 2018 - Rodrigo da Silva Macedo.pdf: 2680607 bytes, checksum: 507edb184c50a31ab527bb3cf2a1148a (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-25T20:52:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Rodrigo da Silva Macedo.pdf: 2680607 bytes, checksum: 507edb184c50a31ab527bb3cf2a1148a (MD5) Previous issue date: 2018-10-26 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Rodrigo da Silva Macedo.pdf | 2018 - Rodrigo da Silva Macedo | 2.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.