Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15510
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMacedo, Rodrigo da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:44Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:44Z-
dc.date.issued2018-10-26
dc.identifier.citationMACEDO, Rodrigo da Silva. Uma proposta sobre abordagem significativa para o ensino de matemática no ensino médio com o uso da tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol em uma escola pública da rede estadual no município de Guapimirim – RJ. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15510-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma proposta para sala de aula fazendo uso da aprendizagem significativa de conteúdos matemáticos do Ensino Médio, utilizando a Tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol, do ano de 2011, quando o Campeonato Brasileiro na modalidade de pontos corridos foi muito competitivo no aspecto técnico do futebol e analítico do ponto de vista matemático. Para tanto, os estudantes, juntos com o professor, conjecturaram métodos de desenvolvimento de números e operações, juntamente com análise de dados e probabilidade, a partir de dados reais, desenvolvendo matematicamente os resultados, as combinações e as probabilidades das rodadas número 36, 37 e 38. O projeto foi aplicado em turmas do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Guapimirim – RJ, e os resultados foram analisados de forma qualitativa, segundo o desempenho apresentado pelos estudantes. Mesmo tendo aluno em sala de aula que não gosta de futebol, o desenvolvimento da atividade foi satisfatório e os métodos de resolução de problemas matemáticos estão inseridos em contextos da nossa realidade, fazendo com que os alunos desenvolvam sua criatividade e o raciocínio lógico, que são tão imprescindíveis em nosso cotidiano e, em sala de aula, para uma boa aprendizagem dos conteúdos da Matemática.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectNúmerospor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectSignificant learningeng
dc.subjectNumberseng
dc.subjectProbabilityeng
dc.subjectFootballeng
dc.titleUma proposta sobre abordagem significativa para o ensino de matemática no ensino médio com o uso da tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol em uma escola pública da rede estadual no município de Guapimirim – RJpor
dc.title.alternativeA proposal on a meaningful approach to the teaching of mathematics in high school with the use of the table of the Brazilian Soccer Championship in a public school of the state network in the municipality of Guapimirim - RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work presents a proposal for classroom making use of the significant learning of mathematical contents of High School, using the Table of the Brazilian Soccer Championship, of the year 2011, when the Brazilian Championship in the modality of running points was very competitive in the technical aspect of football and analytical from the mathematical point of view. To do so, the students, together with the teacher, conjectured numbers and operations development methods, together with data and probability analysis, from real data, mathematically developing the results, combinations, and probabilities of rounds 36, 37 and 38. The project was applied in high school classes of a state public school in the municipality of Guapimirim - RJ, and the results were analyzed in a qualitative way, according to the performance presented by the students. Even though students in the classroom do not like football, the development of the activity was satisfactory and the methods of solving mathematical problems are inserted in contexts of our reality, causing students to develop their creativity and logical reasoning. so indispensable in our daily life and, in the classroom, for a good learning of the contents of Mathematics.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Pedro Carlos
dc.contributor.advisor1ID56836120715por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097222516450760por
dc.contributor.referee1Pereira, Pedro Carlos
dc.contributor.referee1ID56836120715por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097222516450760por
dc.contributor.referee2Pereira, Orlando dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664por
dc.contributor.referee3Aquino, Renato Machado
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731242053226541por
dc.contributor.referee4Barbosa, Gabriela dos Santos
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4376993135659619por
dc.creator.ID09194420726por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0617347447495186por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a base – Ensino Médio. Documento homologado pela Portaria n° 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, Seção 1, Pág. 146. Brasília, 2017. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática – Ensino Médio. Brasília: SEF/SEMTEC, 2000. BRASIL, Orientações curriculares para o ensino médio – volume 2: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. ESPORTE, G. Futpédia, a história do futebol em números, Rio de Janeiro. Disponível em http://futpedia.globo.com/campeonato/campeonatobrasileiro/2011. Acesso em 01 mar. 2018. ESPORTE, G. Tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol, Rio de Janeiro. Disponível em http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/. Acesso em 05 nov. 2017. GRÜTZMANN, T. P.; ALVES, R. S.; RAMOS, R. C. S. S.; APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA COM OS JOGOS TEATRAIS, Aprendizagem Significativa em Revista – V5(2), pp. 13-24, UFPel – Pelotas – RS, 2015. JESUS, M. A. S.; SILVA, R. C. O. A TEORIA DE DAVID AUSUBEL – O USO DOS ORGANIZADORES PRÉVIOS NO ENSINO CONTEXTUALIZADO DE FUNÇÕES. Anais do VIII ENEM – Minicurso GT 3 – Educação Matemática no Ensino Médio, UFPE – Recife – PE, 2004. 65 LOPES (BIGODE), A. J. Matemática do Cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Scipione, 2014. LOPES (BIGODE), A. J. Matemática do cotidiano: um ensaio de problematização a partir do futebol. Matemática e a relação com outros campos do saber no ciclo de alfabetização. Boletim Salto para o Futuro, TV Escola. Brasil – MEC, 2014. MOREIRA, M. A. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso – Cuiabá – MT, 2010. MOREIRA, M.A., CABALLERO, M.C. e RODRÍGUEZ, M.L. Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, Espanha, 1997. NASCIMENTO, F. J.; SOUSA, R. M. N. FUTEBOL E MATEMÁTICA: INTERAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Relato de Experiência para o II CNEM (Congresso Nacional de Educação Matemática) e IX EREM (Encontro Regional de Educação Matemática). UNIJUÍ, Ijuí – RS, 2011. RINALDI, W. Futebol: Manifestação Cultural e Ideologização. Revista de Educação Física da UEM, Maringá – PR, 2000. SOARES, L. H. Aprendizagem significativa na educação matemática: uma proposta para a aprendizagem de geometria básica / Luís Havelange Soares. UFPB – João Pessoa – PB, 2008. VASCONCELOS, C.; PRAIA, J. F.; ALMEIDA, L. S. TEORIAS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO/APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS: DA INSTRUÇÃO À APRENDIZAGEM. Psicologia Escolar e Educacional / Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.- v. 7, n. 1, p.11-19. São Paulo – SP, 2003.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66415/2018%20-%20Rodrigo%20da%20Silva%20Macedo.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4956
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-08-25T20:52:38Z No. of bitstreams: 1 2018 - Rodrigo da Silva Macedo.pdf: 2680607 bytes, checksum: 507edb184c50a31ab527bb3cf2a1148a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-25T20:52:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Rodrigo da Silva Macedo.pdf: 2680607 bytes, checksum: 507edb184c50a31ab527bb3cf2a1148a (MD5) Previous issue date: 2018-10-26eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Rodrigo da Silva Macedo.pdf2018 - Rodrigo da Silva Macedo2.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.