Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15508
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSudré Junior, Ronald Leonardo Pessanha
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:44Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:44Z-
dc.date.issued2021-02-26
dc.identifier.citationSUDRÉ JUNIOR, Ronald Leonardo Pessanha. Uma análise de estudos envolvendo Etnomatemática no Ensino de Jovens e Adultos. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15508-
dc.description.abstractEsta dissertação buscou, através do Programa Etnomatemática, metodologias para realização de aulas de Matemática no Ensino de Jovens e Adultos. O trabalho teve como justificativa os desafios que a modalidade EJA impõe aos profissionais que não encontraram na formação acadêmica subsídios para enfrenta-los e, especificamente, a disciplina Matemática concentra entraves para o desenvolvimento dos educandos. Diante disso, como abordar conteúdos da matemática escolar que possam atender às demandas do cotidiano dos alunos do Ensino de Jovens e Adultos? Assim, o objetivo foi analisar pesquisas dos últimos cinco anos (2016 – 2020) sobre Etnomatemática na modalidade EJA para observar a aplicabilidade e a eficácia da utilização dos conceitos etnomatemáticos. A pesquisa bibliográfica visou encontrar teses e dissertações que aplicaram os conceitos do Programa Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos. Para obter embasamento teórico um breve histórico da educação brasileira, com foco na modalidade EJA, foi realizado e um estudo sobre a educação popular forneceu subsídios na avaliação dos problemas do ensino de adultos. Mas o aprofundamento ocorreu na Etnomatemática com a contribuição dos autores Ubiratan D’Ambrosio, Maria Cecilia Fantinato, Darlinda Moreira, Sandra Mattos, Sebastiani Ferreira e Sônia Maria de Vargas. Ao analisar os estudos que a pesquisa forneceu, foi possível enxergar a importância da contextualização dos conteúdos matemáticos para os alunos com idade mais avançada. Os trabalhos mostraram caminhos para transformar as aulas mais acessíveis aos alunos. Com o desenvolvimento do estudo, o papel do professor mostrou-se ainda essencial. Pois mesmo sofrendo com a perda de autonomia o profissional pode reinventar-se diante de novas metodologias e ofertar aos seus educandos contribuições significativas para o cotidiano.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Etnomatemáticapor
dc.subjectEnsino de Jovens e Adultospor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectEducação Popularpor
dc.subjectContextualizaçãoeng
dc.subjectEthnomathematics Programeng
dc.subjectYouth and Adults Educationeng
dc.subjectMethodologyeng
dc.subjectPopular Educationeng
dc.subjectContextualizingeng
dc.titleUma análise de estudos envolvendo Etnomatemática no Ensino de Jovens e Adultospor
dc.title.alternativeAn Analysis of Studies Involving Ethnomathematics in Teaching Young People and Adultseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation sought, through the Ethnomathematics Program, methodologies for conducting Mathematics classes in the Teaching of Youth and Adults. The work was justified by the challenges that EJA modality imposes in the academic formation to face them and, specifically, the Mathematics discipline concentrates obstacles for the student's development.Given this, how to approach school Mathematics content that can meet the daily demands of students of Youth and Adults Education? Thus, the objective was to analyze research from the last five years (2016 – 2020) on Ethnomathematics in the EJA modality to observe the applicability and effectiveness of using Ethnomathematics concepts. The bibliographic research aimed to find theses and dissertations that applied the concepts of the Ethnomathematics Program in Youth and Adult Education. To obtain a theoretical basis, a brief history of Brazilian education, focusing on the EJA modality, a study on popular education was carried out, which provided subsidies in the evaluation of problems in adult education. But the deeping of Ethnomathematics occurred with the contribution of the authors Ubiratan D'Ambrosio, Maria Cecília Fantinato, Darlinda Moreira, Sandra Matos, Sebastiani Ferreira and Sônia Maria de Vargas. When analyzing the studies that the research provided, it was possible to see the importance of contextualizing mathematical content for students with old age. The works showed ways to make classes more accessible to students. With the development of the study, the role of the teacher proved to be still essential. For even suffering from the loss of autonomy, the professional can reinvent yourself in the face of new methodologies and offer your students significant contributions to their daily lives.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee1ID646.919.007-30por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee2Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee3Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2622-0506por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574por
dc.creator.ID111.277.987-66por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867282097660807por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALMEIDA, Adriana de; CORSO, Angela Maria. A educação de Jovens e Adultos: aspectos históricos e sociais. 2015. Artigo – V Seminário Internacional sobre profissionalização docente, Pontifícia Universidade Católica, Paraná, 2015. ANASTASIOU, L. das G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade. 10ª Ed. Joinville. Editora Univille, 2015. BARBOSA, S. Um estudo dos saberes matemáticos da cultura leiteira sob a ótica da Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. Nazaré da Mata, p. 96.2017. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Livraria Martins Fontes. São Paulo, 1977 BARRETO, M. Etnomatemática e o diálogo entre os saberes dos alunos de EJA do Território de Identidade do Sisal-BA. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/Doutorado, Linha 3 – Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável – Universidade do Estado da Bahia. Salvador, p. 148.2017. BENTO, H.A. Diálogos entre a Etnomatemática e a sala de aula. Dissertação PósGraduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Área de Concentração em Matemática – Instituto de Ciências Exatas – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, p. 185. 2020. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação Popular. São Paulo: Editora e Livraria Brasiliense, 2006. BRASIL. Constituição Federal de 1988, art. 208. Sobre educação de jovens e adultos. In: Princípios da Educação de Jovens e Adultos, Brasil, 2018. BRASIL. Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Trata da educação de jovens e adultos, art. 37 e art. 38. In: Princípios da Educação de Jovens e Adultos, Brasil, 2018. BRASIL. Lei 10.172/2001, de 9 de janeiro de 2001. Dispõe sobre aprovação do Plano Nacional de Educação. In: Princípios da Educação de Jovens e Adultos, Brasil, 2018. BRASIL. Lei 10.880/ 2004, de 9 de junho de 2004. Dispõe sobre o repasse de recursos financeiros do Programa Brasil Alfabetizado. In: Princípios da Educação de Jovens e Adultos, Brasil, 2018. BRASIL. Lei 11.494/ 2007, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da educação – FUNDEB. In: Princípios da Educação de Jovens e Adultos, Brasil, 2018. 95 BRASIL. Lei 11.947/ 2009, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica – PNAE. In: Princípios da Educação de Jovens e Adultos, Brasil, 2018. BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2000, de 10 de maio de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. In: Princípios da Educação de Jovens e Adultos, Brasil, 2018. BRASIL. Parecer CNE/CEB 4/2010, de 7 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para educação básica. In: Princípios da Educação de Jovens e Adultos, Brasil, 2018. BRASIL. Resolução CNE/CEB 1/2000, de 5 de julho de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. In: Princípios da Educação de Jovens e Adultos, Brasil, 2018. BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2010, de 14 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica. In: Princípios da Educação de Jovens e Adultos, Brasil, 2018. CARVALHO, J. H. O ensino da Matemática a partir das práticas pedagógicas na EJA: Problematizando o contexto da evasão escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, Universidade do Estado da Bahia. Bahia, p. 92. 2018. CAUTY, André. Como nascem e se desenvolvem as tradições escritas da matemática: exemplos mesoamericanos. Artigo. In: FANTINATO, M. C. de C. B. Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: Editora da UFF, 2009. CHIAPPETTA, S. K de Souza; DA SILVA, J.R. Utilização da Etnomatemática como ponte cognitiva de aprendizagem de proporções a alunos da EJA através de traços de argamassa. Artigo. Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 2016. CHRISTOFOLETTI, Elisabete. Educação Popular e educação de adultos. 1997. Artigo – Revista de Educação, cultura e meio ambiente, São Paulo, 1997. D’AMBROSIO, Ubiratan. Como foi gerado o nome Etnomatemática ou Alustaparivistykselitys. Artigo. In: FANTINATO, M.C; VARGAS, A.F. Etnomatemática: concepções, dinâmicas e desafios. 1ª Ed. Paro. Jundiaí, 2018 D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e modernidade. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009a. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática da teoria à prática. 17ª Ed. Campinas: Papirus Editora, 2009b. DE VARGAS, S. M. Estratégias não escolares de ensino-aprendizagem e formação de professore da EJA. Artigo. In: FANTINATO, M. C. de C. B. Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: Editora UFF, 2009. 96 DE VARGAS, S. M; FANTINATO, M. C. de C. B. Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos: diversidade, diálogo, autonomia. Artigo. Ver. Diálogo Educ. Curitiba, 2011. FANTINATO, M C C B. Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: Editora da UFF, 2009. FERREIRA PEREIRA, D. de Fátima; PEREIRA, E. Tadeu. Revisitando a história da Educação Popular no Brasil: em busca de um outro mundo possível. 2010. Artigo – Revista Histedber, Campinas, 2010. FERREIRA, Eduardo Sebastiani. Etnomatemática: uma proposta metodológica. Reflexão em Educação Matemática, V.3, Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, 1997. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1967. FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 1959. Tese de concurso para a cadeira de História e Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes de Pernambuco, Pernambuco, 1959. FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Teoria e prática em Educação Popular. 4ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1993. GAZZETTA, M. A Etnomatemática na sala de aula. Artigo. In: FANTINATO, M.C. de C.B. Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: Editora UFF, 2009. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002. LAIBIDA, V. L. B; PRYJMA, M. F. Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA): professores voltados na permanência do aluno na escola. Artigo. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Paraná, 2013. LUZ, V. S. Etnomatemática e Educação de Jovens e Adultos: Diálogos de uma prática educativa voltada para o social. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, p. 121. 2017. MACIEL, L. S. B. ; SHIGUNOV NETO, A. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. 2008. Artigo – Educar Curitiba. Editora UFPR, Paraná, 2008. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª Ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2003. MATTOS, Sandra M. N. O sentido da Matemática e a Matemática do sentido. 1ª Ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. 97 MATTOS, J.R.L.; BICHO, J.S. Caminhos investigativos em etnomatemática: perspectivas, experiências e teorizações. Artigo. Ciência e Saber em Foco, Macapá, 2019. MENDES, R. Maria; MISKULIN, R.G.S. A análise de conteúdos como uma metodologia. Artigo, 2017 MOREIRA, Darlinda. Etnomatemática e mediação de saberes matemáticos na sociedade global e multicultural. Artigo. In: FANTINATO, M. C. C. B. Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: Editora da UFF, 2009. PAIVA, Jane. Direito à educação de jovens e adultos: concepções e sentidos. 2006. Artigo – Educação de pessoas jovens e adultas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. PEREIRA, M. Diálogos entre a Etnomatemática e a resolução de problemas na EJA. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, p. 105. 2017. SÁ, M. O. Estratégias adotadas pelos estudantes da EJA na resolução de problemas de proporcionalidade. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Niterói, p. 73. 2017. SANTOS, J.B.P de; LARA, I.C.M de; FERREIRA, G de S.; Lima, V.M do R. Etnomatemática e as práticas em sala de aula: um estudo a partir de dissertações e teses – Artigo. VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Canoas, 2017. SANTOS, M. O ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: Análise de uma proposta embasada no TRIVIUM proposto por D’Ambrosio na perspectiva do Programa Etnomatemática. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, p. 133. 2018. SILVA, W. Sentidos que os estudantes Pataxó da EJA conferem aos conhecimentos matemáticos para as suas vidas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, p. 105. 2016 SOUZA, M. A. Contribuições da Etnomatemática ao ensino de Matemática para a Educação de Jovens e Adultos a partir de práticas cotidianas da construção civil. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, p. 105. 2016. SOUZA, R. G. V. Uma proposta de sequência didática para o ensino de operações com números inteiros para alunos da EJA. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 81. 2019. 98 THOMAS, C.E.F. O desenvolvimento da Etnomatemática. Artigo – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. XAVIER, C. Fernanda. História e historiografia da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: inteligibilidades, apagamentos, necessidades, possibilidades. 2019. Artigo – Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, 2019. ZOTTI, Solange Aparecida. Organização do ensino primário no Brasil: uma leitura da história do currículo oficial. 2006. Universidade do Contestado – Campus Concódia, Santa Catarina, 2006.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74813/2021%20-%20Ronald%20Leonardo%20Pessanha%20Sudr%c3%a9%20Junior.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6932
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-09-20T14:58:57Z No. of bitstreams: 1 2021 - Ronald Leonardo Pessanha Sudré Junior.pdf: 1320793 bytes, checksum: e6ad42d9d076897148c619b79d7c43ed (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-20T14:58:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Ronald Leonardo Pessanha Sudré Junior.pdf: 1320793 bytes, checksum: e6ad42d9d076897148c619b79d7c43ed (MD5) Previous issue date: 2021-02-26eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Ronald Leonardo Pessanha Sudré Junior.pdf2021 - Ronald Leonardo Pessanha Sudré Junior1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.