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Tipo do documento: Dissertação
Title: "Nunca vi cartão postal que se destaque uma favela” - autoria e produção de sentidos de alunos em uma escola periférica
Other Titles: “I've never seen a postcard that highlight a favela” - authorship and production of meanings by students in a peripheral school
Authors: Tardim, Filipo da Silva
Orientador(a): Fonseca, Rívia Silveira
Primeiro membro da banca: Fonseca, Rívia Silveira
Segundo membro da banca: Rodrigues, Andréa
Terceiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre DOS Santos
Keywords: Análise do Discurso;Leitura;Autoria;Produção de sentidos;Propaganda;Discourse Analysis;Reading;Authorship;Production of meanings;Advertising
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 21-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: TARDIM, Filipo da Silva. “Nunca vi cartão postal que se destaque uma favela” – autoria e produção de sentidos de alunos em uma escola periférica. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
Abstract: O presente trabalho se baseia nos estudos de análise do discurso a partir da perspectiva discursiva pecheutiana, tendo como objeto de estudo a produção dos alunos das séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos do Ciep Brizolão Municipalizado 407 Neusa Goulart Brizola, localizado em Parada Angélica, terceiro distrito de Duque de Caxias/RJ. O entorno do Ciep 407 é marcado pela violência local, realidade potencializada pela mídia quando noticia operações policiais. Para os alunos, então, o bairro se resume a essa realidade, de modo que, diante de uma atividade proposta no livro didático que enfatizava as belezas das praias cearenses, foi pedido a eles que produzissem um texto nos mesmos moldes, com foco em seu próprio bairro, o que se demonstrou um desafio. Para vencer, então, essa barreira do território estigmatizado e fazer com que os alunos “transformem” seu bairro em um lugar turístico e atrativo, o professor pretende fazer uso da interdisciplinaridade, resgatando a história da ocupação do entorno, propondo uma sequência de atividades que leve os alunos a refletirem por que alguns lugares ou certas paisagem são retratados e elogiados, e seu bairro e seu entorno, não, exercendo assim a função de sujeito-autor ao elaborarem suas propagandas e aprimorando sua capacidade argumentativa. Para tanto, o trabalho se baseia no suporte teórico da Análise do Discurso com as contribuições de Pêcheux (2006), Orlandi (2009) e Lagazzi-Rodrigues (2006), e na perspectiva sociológica de Althusser (1980), considerando também o conceito de gêneros discursivos, proposto por Bakhtin, a partir das reflexões de Rojo (2005) e Brandão (2002), e da contribuição de Baracuhy (2016) a respeito do gênero propaganda turística. E ainda, baseia-se numa perspectiva da pedagogia histórico-crítica de Saviani (2008), com as contribuições de Freire (1996). O trabalho, desenvolvido no âmbito do PROFLETRAS, resultou numa proposta de intervenção pedagógica, onde o gênero propaganda turística dialoga com outros gêneros do discurso, com o objetivo de refletir acerca do discurso materializado nesses diversos gêneros, a fim de proporcionar práticas de leitura e escrita que contribuam para a formação de sujeitos críticos.
Abstract: This work is based on discourse analysis studies from the Pêcheux’s discursive perspective, with the object of study being the production of students from the initial series of Youth and Adult Education at Ciep Brizolão Municipalizado 407 Neusa Goulart Brizola, located in Parada Angélica, third district of Duque de Caxias / RJ. The surroundings of Ciep 407 are marked by local violence, a reality enhanced by the media when reporting police operations. For the students, then, the neighborhood comes down to this reality, so that, faced with an activity proposed in the textbook that emphasized the beauties of Ceará beaches, they were asked to produce a text along the same lines, focusing on their neighborhood, which proved to be a challenge. To overcome, then, this barrier of the stigmatized territory and make the students “transform” their neighborhood into a tourist and attractive place, the teacher intends to make use of interdisciplinarity, rescuing the history of the occupation of the surroundings, proposing a sequence of activities that lead students to reflect on why some places or certain landscapes are portrayed and praised, and their neighborhood and surroundings are not, thus exercising the function of subject-author when elaborating their advertisements and improving their argumentative capacity. Therefore, the work is based on the theoretical support of Discourse Analysis with contributions from Pêcheux (2006), Orlandi (2009) and Lagazzi-Rodrigues (2006), and on the sociological perspective of Althusser (1980), also considering the concept of discursive genres, proposed by Bakhtin, based on the reflections of Rojo (2005) and Brandão (2002), and the contribution of Baracuhy (2016) regarding the tourist advertising genre. Furthermore, it is based on a perspective of Saviani's (2008) historical-critical pedagogy, with contributions from Freire (1996). The work, developed under PROFLETRAS, resulted in a proposal for a pedagogical intervention, where the tourist advertising genre dialogues with other discourse genres, in order to reflect on the discourse materialized in these different genres, in order to provide reading and writing practices that contribute to the formation of critical subjects
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15494
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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