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dc.contributor.authorSouza, Jacqueline Alves de Andrade de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:07Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:07Z-
dc.date.issued2021-11-05
dc.identifier.citationSOUZA, Jacqueline Alves de Andrade de. Compreensão da linguagem metafórica em contos africanos de Mia Couto: proposta pedagógica apoiada na didática metacognitiva. 2021. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15493-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como foco de pesquisa a contribuição da didática metacognitiva como forma de potencializar a compreensão da linguagem metafórica em contos da literatura africana de Mia Couto. O objetivo principal desta pesquisa consistiu em analisar referências bibliográficas que direcionassem os estudos de forma mais aprofundada, permitindo que as conclusões advindas da pesquisa contribuíssem para a elaboração de um caderno pedagógico, cuja sequência didática fosse capaz de melhorar o desempenho dos alunos no que tange à interpretação de textos, destacadamente, a linguagem metafórica presente nos contos do autor Mia Couto (2009, 2013, 2014). A proposta de pesquisa surgiu da dificuldade apresentada pelos alunos diante das atividades de interpretação de textos com o teor mais metafórico, por isso a sequência didática foi estruturada com propostas pedagógicas apoiadas na didática metacognitiva almejando-se, assim, que os alunos desenvolvam uma prática de leitura mais exitosa e sejam estimulados a administrar o próprio processo de aprendizagem por meio da autorregulação, afinal, vivemos numa sociedade grafocêntrica o que torna imprescindível o ato de ler e escrever de maneira proficiente. A presente dissertação se fundamenta teoricamente nos pressupostos da Linguística Cognitiva com base nos estudos de Lakoff e Johnson (2002), orientando para uma didática metacognitiva como propõem Palomanes (2018), fundamentada nos estudos de Flavell (1987), Brown (1978), Flavell e Wellman (1977); Boruchovitch e Gomes (2019) fundamentadas nos estudos de Bandura (1996) e Zimmerman (1998). Através da metodologia da pesquisa-bibliográfica, apoiada por autoras como Lakatos e Marconi (2003) ocorreu a leitura de obras com caráter científico, o que viabilizou a construção da fundamentação teórica da dissertação, a identificação das contradições, a descoberta de repostas para as perguntas efetuadas, a elaboração de um caderno pedagógico e, finalmente, a formulação das conclusões acerca do estudo realizado.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectContos Africanospor
dc.subjectMetaphoreng
dc.subjectMetacognitioneng
dc.subjectAfrican Taleseng
dc.titleCompreensão da linguagem metafórica em contos africanos de Mia Couto: proposta pedagógica apoiada na didática metacognitivapor
dc.title.alternativeUnderstanding the metaphorical language in African tales by Mia Couto: a pedagogical proposal supported by metacognitive didacticseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation focuses on metacognitive didactics contribution as a way to enhance the metaphorical language understanding in African Literature short stories by Mia Couto. This research main objective was to analyze bibliographical references that could guide the studies in a more in-depth way, allowing the conclusions arising from the research to contribute to a pedagogical notebook elaboration of, whose didactic sequence was able to improve students performance with regard to texts interpretation, specially metaphorical language present in Mia Couto’s short stories. (2009, 2013, 2014). The research proposal arose from the difficulty presented by the students in face of interpreting texts with a more metaphorical content activities, so the didactic sequence was structured with pedagogical proposals supported by metacognitive didactics, thus aiming for the students to develop a practice of more successful reading and are encouraged to manage their own learning process through self-regulation, after all, we live in a graphocentric society, which makes the reading and writing acts proficiently essential. This dissertation is theoretically based on the assumptions of Cognitive Linguistics based on the studies of Lakoff and Johnson (2002), orienting towards metacognitive didactics as proposed by Palomanes (2018), based on the studies of Flavell (1987), Brown (1978), Flavell and Wellman (1977); Boruchovitch and Gomes (2019) based on the studies of Bandura (1996) and Zimmerman (1998). Through bibliographical research methodology, supported by authors as Lakatos and Marconi (2003), the reading of works with a scientific character occurred, which enabled the theoretical foundation construction of the dissertation, contradictions identification, answers discovery to the questions carried out, a pedagogical notebook elaboration and, finally, conclusions formulation about the study carried out.eng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roza Maria Palomanes
dc.contributor.advisor1ID807.960.287-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459279679649835por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Roza Maria Palomanes
dc.contributor.referee2Leite, Marcelo Andrade
dc.contributor.referee3Silva, Gerson Rodrigues da
dc.creator.ID083.124.397-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1588078709875823por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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