Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Isabel Cristina da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:01Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:01Z-
dc.date.issued2020-09-15
dc.identifier.citationGonçalves, Isabel Cristina da Silva. Níveis argumentativos e a construção do pensamento crítico: o uso de estratégias argumentativas como recurso na produção do gênero artigo de opinião de alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2020.159 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15485-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem o objetivo de contribuir para o ensino de Língua Portuguesa por meio de uma intervenção pedagógica que abarque o papel da argumentação nas aulas de redação como forma de fomentar o pensamento crítico de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, focando especificamente nas estratégias argumentativas como recurso na produção do gênero artigo de opinião, de forma a encontrar nos textos níveis completos de argumentação. A fim de que se perceba que a argumentação é um pilar importante para a construção do pensamento crítico, a pesquisa concentra seus estudos na seleção de fatos e informações que sustentem um ponto de vista. Para tanto, parte-se da hipótese de que os mecanismos envolvidos no ato de argumentar – a formulação de argumentos, a consideração de argumentos opositivos / a formulação de contra-argumentos e a resposta final à oposição – são a base para a aprendizagem da escrita, à medida que os alunos se apropriam do discurso, defendendo seus pontos de vista. Em relação à organização pedagógica do trabalho, apoiados nas orientações de Haydt (2011), planejou-se uma unidade didática para as avaliações aplicadas. Como ponto de partida para o trabalho com argumentação na escola, apresentaremos investigações da argumentação na escola com base em teóricos como Lipman (1995) e Leitão (2011). A análise das produções, dentro de uma perspectiva enunciativa e interacionista da língua, procurou deixar em evidência os recursos discursivos empregados pelos sujeitos-alunos para construir a argumentação seguindo as orientações de Passareli (2012). Recorreu-se à Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) para melhor compreender o uso dos recursos argumentativos e a Adam (2008) para entender o seu uso dentro da sequência textual. Os resultados da pesquisa demonstram que há uma relação direta entre a escolha de subsídios teóricos para a realização do trabalho pedagógico e a melhora na qualidade da escrita dos alunos. Foi possível perceber avanços quanto à organização e produtividade nos textos produzidos após as propostas pedagógicas específicas aplicadas sobre o tema abordado. Sendo assim, espera-se que este trabalho contribua para o ensino de argumentação em artigos de opinião de maneira significativa, bem como para a estimulação do pensamento crítico sobre assuntos que situem os alunos como cidadãos capazes de ver a transformação social através do texto escrito, o que deixa uma abertura para que profissionais do ensino sintam-se motivados, a partir dos resultados dessa pesquisa, a dar continuidade complexidade que envolve o trabalho com argumentaçãopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNíveis argumentativospor
dc.subjectEstratégias argumentativaspor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectArtigo de opiniãopor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectArgumentative levelseng
dc.subjectArgumentative strategieseng
dc.subjectTextual productioneng
dc.subjectOpinion articleeng
dc.subjectCritical thinkingeng
dc.titleNíveis argumentativos e a construção do pensamento crítico: o uso de estratégias argumentativas como recurso na produção do gênero artigo de opinião de alunos do 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeArgumentative levels and the construction of critical thinking: the use of argumentative strategies as a resource in the production of the genre article of opinion of students of the 9th year of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aims to contribute to the teaching of Portuguese through a pedagogical intervention that encompasses the role of argumentation in writing classes as a way to foster the critical thinking of students in the 9th grade of middle school of a public school in the city of Rio de Janeiro, focusing specifically on how argumentative strategies as a resource for argumentation in the production of opinion article genre, in order to reveal authors capable of convincing their interlocutors through taking a well-grounded position. In order to realize that argumentation is an important pillar for the construction of critical thinking, the research concentrates its studies on the selection of facts and information that support a point of view. Therefore, it is based on the hypothesis that the mechanisms involved in the act of arguing: the formulation of arguments, the consideration of opposing arguments / the formulation of counter-arguments and the final response to the opposition are the basis for learning writing, as students appropriate the discourse, defending their views. In relation to the pedagogical organization of work, supported by Haydt's guidelines (2011), a didactic unit was planned for the applied evaluations. As a starting point for the work with argumentation in the school, we will present investigations of the argumentation in the school based on theorists such as Lipman (1995) and Leitão (2011). The analysis of the productions, within an enunciative and interactionist perspective of the language, sought to highlight the discursive resources employed by the students-subjects to construct the argumentation following the guidelines of Passareli (2012). To understand better, the use of argumentative resources, the New Rhetoric of Perelman and Olbrechts-Tyteca (1996) and Adam (2008) to understand the textual sequence.. The results of the research show that there is a direct relationship between the choice of theoretical subsidies for the performance of pedagogical work and the improvement in the quality of the students' writing. It was possible to perceive advances in the organization and productivity in the texts produced after the specific pedagogical proposals applied on the theme addressed. Thus, it is expected that this work will contribute to the teaching of argumentation in opinion articles in a significant way, as well as to the stimulation of critical thinking on subjects that place students as citizens capable of seeing social transformation through the written text, which leaves an openness for teaching professionals to feel motivated, from the results of this research, to give continuity complexity that involves the work with argumentationeng
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.advisor1ID017.879.517-82por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828por
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.referee1ID017.879.517-82por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828por
dc.contributor.referee2Pinto, Deise Cristina de Moraes
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5781-4852por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2271807321052820por
dc.contributor.referee3Freire, Gilson Costa
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037por
dc.creator.ID105.913.917-08bbpor
dc.creator.Lattes-por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesABREU. Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13ª ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009. ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. 2ª ed., São Paulo: Cortez, 2008. ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. 2. ed. rev. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2005. BAKHTIN, M.;VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem (1929). Trad. Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira com a colaboração de Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. 8 ed. São Paulo: Hucitec, 1997. BRÄKLING, Kátia Lomba. Trabalhando com artigo de opinião: re-visitando o eu no exercício da (re)significação da palavra do outro. In: ROJO, Roxane (Org.). A prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCN. São Paulo: EDUC; Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000, p. 221-247. BRASIL. Fundação Itaú Social/ Ministério da Educação. Caderno do Professor – Pontos de vista. Disponível em: < https://www.escrevendoofuturo.org.br/> Acesso em: 03 mar. 2019. ______. Fundação Itaú Social/ Ministério da Educação. Q.P. Brasil – Questões polêmicas do Brasil O jogo da argumentação. Manual do professor. Disponível em: < https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/9469/qpbrasil-alta-resolucao-av01.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2019. ______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ SEB, 2017. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br (Links paraum site externo) Links para um site externo>. Acesso em: 15 jul. 2018. ______. Secretaria Municipal de Educação. Leitura, escrita e análise linguística – alguns pressuposto teórico-metodológicos. Rio de Janeiro: SME, 2012. ______. Diretrizes para o trabalho final com pesquisa no ProfLetras. Resolução nº 003/2014 UFRN. Disponível em: <http://www.profletras.ufrn.br/documentos/diretrizes>. Acesso em: 01 dez. 2019. ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1999. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educacional, lei nº 9.394/96. Brasília: 1996. 109 BRETON, Philippe. Argumentar em situações difíceis. Trad. Sonia Augusto. São Paulo: Manole, 2005. BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999. CUNHA, Dóris de Arruda Carneiro. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In: DIONÍSIO, Angela Paiva. MACHADO, Anna Rachel. BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais & ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. FIORIN, J. L. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016. GAMA, Ana Maria Florêncio et al. Análise do Discurso: Fundamentos e Prática. Maceió: Edufal, 2009. HAYDT, Regina Calia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2011. INEP. Resultados e metas. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: <http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/>. Acesso em 01 ago. 2018 JESUS, Maria Carolina de. Diário de Bitita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. KOCK Ingedore Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1983. LEITÃO, S. O lugar da argumentação na construção do conhecimento em sala de aula. In: _____________; DAMIANOVIC, M. C. Argumentação na escola: O conhecimento em construção. Campinas-SP: Pontes Editores, 2011. LIPMAN, Mattew. O pensar na educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Perpétuo. Petrópolis, Vozes, 1995. PACÍFICO, S. M. R. Argumentação e autoria nas redações de universitários: discurso e silêncio. Curitiba: Appris, 2012. PASSARELLI, Lilian Chiaro. Conexão entre pesquisa e prática na sala de aula: do produto para o processo. In: ____. Ensinando a escrita: o processual e o lúdico. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 79 – 101. ______. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Telos, 2012. PEREIRA, Cilene da Cunha et al. Gêneros textuais e modos de organização do discurso: uma proposta para a sala de aula. In: Estratégias de leitura: texto e ensino. PAULIUKONIS, Maria Aparecida, SANTOS, Leonor Werneck dos Santos (Orgs.). Rio de Janeiro: Lucerna, 2008. PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: a nova retórica. 1ª edição. [Prefácio Fábio Uchôa Coelho; Trad. de Maria Ermantina Galvão G. Pereira] São Paulo: Martins Fontes, 1996. 110 PLANTIN, Christian. A argumentação: história, teorias, perspectivas. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. RATHS, Louis E. Ensinar a pensar: Teoria e aplicação. Trad. Dante Moreira Leite, 2 ed, São Paulo, EPU, 1977. RIEKE, Richard e SILLARS, Malcolm. O. Argumentation and the decision making process. Illinois: Scott, Foresman and Company, 1975. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. SOUZA, Luzinete Vasconcelos. As proezas das crianças em textos de opinião. São Paulo: Mercado de Letras, 2003. WESTON, Anthony. A arte de argumentar. Trad. Desidério Murcho. 2ª ed. Gradiva, Lisboa, 2005.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71786/2020%20-%20Isabel%20Cristina%20da%20Silva%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6233
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-01-19T12:01:54Z No. of bitstreams: 1 2020 - Isabel Cristina da Silva Gonçalves.pdf: 17485867 bytes, checksum: f790343d77c7f2be557c14a961981eb1 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-19T12:01:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Isabel Cristina da Silva Gonçalves.pdf: 17485867 bytes, checksum: f790343d77c7f2be557c14a961981eb1 (MD5) Previous issue date: 2020-09-15eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Isabel Cristina da Silva Gonçalves.pdf2020 - Isabel Cristina da Silva Gonçalves17.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.