Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15482
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAquino, Fabiane Silva de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:58Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:58Z-
dc.date.issued2020-06-30
dc.identifier.citationAQUINO, Fabiane Silva de. A construção de sentido e argumentação dos alunos por meio do gênero textual meme e o comentário de internet. 2020.106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15482-
dc.description.abstractA ampliação do uso das tecnologias da comunicação no mundo contemporâneo, acelerou o compartilhamento de informações e modificou a relação interpessoal, cultural e social do homem a tal ponto que a linguagem, faculdade cognitiva, flexível, adaptável e responsável por expressar tais alterações, precisa atualmente ser estudada em articulação com as práticas sociais de uso da mesma e as tecnologias, a fim de que a aprendizagem de língua portuguesa contemple novas formas de se comunicar, significar e produzir cultura na pós-modernidade. Diante dessa realidade, a presente pesquisa pretende compreender se ao produzir sentido por intermédio do gênero digital multimodal meme, concebido conforme a concepção de Dawkins (1976) e Blackmore (2000), em interface com comentários de internet, é possível propiciar aos alunos do segundo segmento do ensino fundamental, o desenvolvimento das competências linguístico-discursivas, principalmente no que se refere à melhoria da produção escrita. Nesse sentido, propõe-se implementar uma proposta pedagógica embasada no modelo de Sequência Didática apresentada por Schneuwly e Dolz (2004), a partir do meme, a fim de acionar nos alunos a construção da opinião de mundo e a transição para a escritura de um comentário de internet. Tal proposta está ancorada nos pressupostos teóricos da Linguística Textual, através dos estudos de Bronckart (1999), Rojo (2005), Elias e Koch (2006), Bakhtin (1992, 2006), Marcuschi (1983, 2008) e em consonância com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e a Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa. Não se pode ignorar o fato de que os alunos, cada vez mais, têm feito uso de ferramentas de áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição etc., atuando ativamente em práticas de produção e replicação na cibercultura, como co-construtores de sentidos em ambientes virtuais, pois pertencem à Geração Digital. Diante desse novo paradigma, as práticas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa devem se constituir, essencialmente, num espaço que privilegia as diversidades de linguagens, permite ao educando tornar-se protagonista na construção de conhecimento sobre a própria língua e como consequência a empregue eficientemente, atuando assim, como cidadão crítico e conscientepor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectPrática Socialpor
dc.subjectMemepor
dc.subjectProdução Textualpor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectSocial Practiceeng
dc.subjectMemeeng
dc.subjectText Productioneng
dc.titleA construção de sentido e argumentação dos alunos por meio do gênero textual meme e o comentário de internetpor
dc.title.alternativeStudent’s sense and argumentation construction by means of the interface between the meme and the internet commentaryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe expansion of use of communication technology in contemporary world, speeds up the sharing of information and changes interpersonal, cultural and social relationship of human being in such a way that the language, cognitive ability, flexible, adaptable and responsible by express those alterations, actually, must be studied in articulation with the social practices of its uses and technologies, in order that learning Portuguese, contemplates new forms of communication, to signify and to produce culture in postmodernity period. Against this reality, the present research pretends comprehends if by the intermediate of sense production of meme multimodal genre, designed according to the conception of Dawkins (1976) and Blackmore (2000), on interface with commentary genre, is possible propitiate the development of linguistic-discursive competence of second segment fundamental instruction students, principally in what it refers to the improve of writing production. In this way, I propound a pedagogical proposal based on Didacticism Sequence Conception, implemented by Schneuwly e Dolz (2004), starting by meme, in order to operate in the students the construction of world‘s opinion and the transition to an internet commentary text writing. This proposition is anchored on theory assumption of Textual Linguistics, through the studies of Bronckart (1999), Rojo (2005), Elias and Koch (2006), Bakhtin (1992, 2006), Marcuschi (1983, 2008) and in consonance with the orientations of the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental and the Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa. We can‘t ignore the fact that the students increasingly, have done use of audio, video, image treatment, edition tools etc., actively acting on producing practices and replication in cyberculture, as co-builders of senses in virtual ambients, because belong to the Digital Generation. Against this new paradigm, the teaching-learning practices of Portuguese language should constitutes, essentially, into a space that privileges diversity languages, allow that learners become protagonists at their own language knowledge construction and as a consequence be able to employ their language efficiently, actioning in this way as a critical and conscience citizenseng
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.advisor1ID017.879.517-82por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828por
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.referee1ID017.879.517-82por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828por
dc.contributor.referee2Leite, Marcelo Andrade
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1115163254155761por
dc.contributor.referee3Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792por
dc.creator.ID092.735.697-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3146864108452589por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesABREU, A. S. A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção. 8. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009. ANTUNES, Irandé. Lutar com as palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005. ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de. Análise dialógica de réplicas no gênero comentário on-line: A compreensão responsiva ativa sobre o segundo casamento cristão-católico. 2017. 161 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: ___. Estética da criação verbal. [Tradução de Maria E. Galvão]. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BAKHTIN, Mikhail(Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006. BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005. BEAUGRANDE, R. A.; DRESSLER, W. U. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1983. BLACKMORE, Susan. The Meme machine. Oxford: Oxford University Press, 1999. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 3 mar. 2019. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999. 105 CUNHA, D. A. C. Reflexões sobre o ponto de vista e a construção discursiva de comentários de leitores na web. Revista Investigações, v. 1, n. 5, p. 116-132, 1º semester, 2011. DAWKINS, R. The Selfish Gene. Oxford University Press. 1976. DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. DOLZ, J; NOVERRAZ, M; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento, in: DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. E org.: R. Rojo e G.S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2044, pp. 41-70. ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2006. FERREIRA, L. A. Leitura e persuasão: princípios da análise retórica. Contexto: São Paulo, 2010, p. 07-37. GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. Cascavel: ASSOESTE, 1984. KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986. KOCH, Ingedore V; ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006. KöCHE, Vanilda Santon. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 53-58. KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006 [1996]. MARCUSCHI, L. A. A lingüística do texto o que é e como se faz. Recife UFPE,1983. 106 MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A.P; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.) Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002. ______. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. OLBRECHTS-TYTECA, L.; PERELMAN, C. Tratado da Argumentação: a nova retórica. Trad. Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005 RAJAGOPALAN, K. Como o internetês desafia a Linguística. In: SHEPHERD, T. G; SALIÈS, T. (Orgs.) Linguística da Internet. São Paulo: Contexto, 2013. RECUERO, Raquel. Memes em Weblogs: proposta de uma taxonomia. In: Encontro anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), 15, 2006, Bauru, SP. Anais. Bauru, 2006. Artigo apresentado no GT de Tecnologias da Informação e da Comunicação. ROJO, R. Letramentos digitais: a leitura como réplica ativa. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 43, n. 1, p. 63-78, jan./jun. 2007. ROJAS-DRUMMOND, S. M.; ALBARRÁN, C. D.; LITTLETON, K. Collaboration, creativity and the co-construction of oral and written texts. Thinking Skills and Creativity, v. 3, n. 3, p.177-191, 2008. SOARES, N. M. M. O signo visual e a metáfora multimodal. Revista Recorte, Belo Horizonte, UniCor, v. 13, n. 2, jul./dez. 2016. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. VIEIRA, J. A. Novas perspectivas para o Texto: uma visão multissemiótica. In: VIERA, J. A. et al. Reflexões sobre a língua portuguesa – uma abordagem multimodal. Petrópolis: Editoras Vozes, 2007. ZOZOLLI, D. M. Ler e produzir: discurso, texto, e formação do sujeito leitor/ produtor. (Org) Maceió: EDUFAL, 2002.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71466/2020%20-%20Fabiane%20Silva%20de%20Aquino.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6153
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-12-19T13:24:10Z No. of bitstreams: 1 2020 - Fabiane Silva de Aquino.pdf: 3302904 bytes, checksum: 08fd0b762814e272fd51441ade0571c5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-19T13:24:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Fabiane Silva de Aquino.pdf: 3302904 bytes, checksum: 08fd0b762814e272fd51441ade0571c5 (MD5) Previous issue date: 2020-06-30eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Fabiane Silva de Aquino.pdf2020 - Fabiane Silva de Aquino3.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.