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Tipo do documento: Dissertação
Title: Aspectos cognitivos e metacognitivos em atividade de leitura do gênero conto de mistério: a inferência e a descrição de personagens vinculadas aos conhecimentos prévios
Other Titles: Cognitive anda metacognitive in reading activity of the mistery tales genre: character inference and description attached to previous knowledge
Authors: Nascimento, Andreia Cristina Feitoza do
Orientador(a): Roxo, Maria do Rosario da Silva
Primeiro membro da banca: Nogueira, Vanessa Cianconi Vianna
Segundo membro da banca: Queiroz, Mario Cesar Newman de
Keywords: Cognição e Metacognição;Leitura;Inferência;Cognition and Metacognition;Reading;Inferencial.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 8-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: NASCIMENTO, Andreia Cristina Feitoza do. Aspectos cognitivos e metacognitivos em atividade de leitura do gênero conto de mistério: a inferência e a descrição de personagens vinculadas aos conhecimentos prévios. 2018. [ 138 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo colaborar para o aprimoramento de práticas que envolvam a leitura no Ensino Fundamental e que viabilizem durante a aprendizagem entendermos como o sujeito-leitor cogniza ao ler um texto, em especial as narrativas de mistério, isto é, como o leitor utiliza as informações contidas naquele texto, fazendo inferências e apresentando conclusões lógicas como resposta. Para isso, foram analisadas atividades de leitura aplicadas para alunos do 9º ano e elaboradas a partir do conto de mistério “Venha ver o pôr do sol” de Lygia Fagundes Telles. Os aportes teóricos que fundamentam o trabalho estão ancorados no campo da Cognição e do Ensino e nos quatro níveis de leitura postulados por Applegate et al (2002), dedicando-nos ao alto nível inferencial, e considerações apresentadas por diversos teóricos para a definição de gênero conto e narrativa de mistério. Como metodologia de pesquisa, foram criadas atividades pré-textuais para que os alunos fossem construindo o conceito de gênero conto de mistério, inferência e descrição física e psicológica até a aplicação da proposta final para a investigação da compreensão leitora dos participantes no alto nível inferencial de Applegate et al (2002). Após a aplicação, a professora-pesquisadora notou que o nível alto de complexidade quanto ao entendimento sobre o comando da questão permitia que os alunos apresentassem a realização de uma ação em vez de todas e que enunciados extensos requer maior atenção do leitor, originando dúvidas quanto aos processos cognitivos e linguísticos no que tange à leitura de textos
Abstract: The aim of the present research is to collaborate on the improvement of practices that involve reading in Elementary School and also enable us to understand, during learning, the way the reader thinks at the moment he reads the text, specially mystery narratives, in other words, how the reader utilizes information contained into the text, doing inferences and presenting logical conclusions as answer. Therefore, reading practices directed to students from the ninth grade and prepared with inspiration on Lygia Fagundes Telles’s mystery tale called “Venha ver o pôr do sol” was analyzed. The theoretical contribution that gave support to this work was based on Cognition and Teaching scope and also on the four levels of reading mentioned by Applegate et al. (2002), with dedication to the high inferential level and cogitations presented by several theorists to define tale genre and mystery narrative. As research methodology, pre-textual activities were created to make students compose the mystery tale genre concept, the inference and the physical and psychological description until the application of the final proposal to the investigation of the participants’ reading comprehension on the high inferential level from Applegate et al. (2002). After the application, the teacher and researcher realized that the high level of complexity about the understanding of the question command enables students to executate only one action instead of executating all of actions. She also realized that large questions request for more attention from the reader, creating doubts about the cognitive and linguistic process that involves reading.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15475
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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