Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15465
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlves, Bianka Thompson
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:46Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:46Z-
dc.date.issued2017-08-17
dc.identifier.citationALVES, Bianka Thompson. Práticas orais na disciplina de língua portuguesa: ensino do gênero entrevista de emprego. 2017.101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15465-
dc.description.abstractBaseado nos estudos da Linguística Textual e a partir de uma concepção sociointeracionista, que entende a língua como instrumento social, buscou-se refletir e desenvolver, no presente trabalho, uma atividade pedagógica relacionada à oralidade. Para tanto, apresentamos o projeto “Práticas orais: simulando uma entrevista de emprego”, desenvolvido por meio de sequência didática, com alunos de uma turma do nono ano do Ensino Fundamental da rede pública da Prefeitura do Rio de Janeiro. Atendando-se ao fato de que o ensino da língua materna deve direciornar-se às práticas comunicativas contextualizadas, de acordo com seu uso sociocultural, em distintas possibilidades comunicativas, salientou-se a importância da oralidade como uma modalidade de comunicação a ser trabalhada e desenvolvida no ambiente escolar. Todavia, poucos são os materiais e práticas pedagógicas voltadas a essa aprendizagem. Observou-se, assim, que, na realidade de sala de aula, ainda há a valoração da escrita em relação à oralidade por grande parte dos professores. Desse modo, diante de tal problemática, sugeriu-se que os profissionais da área reavaliem e reformulem o ensino da modalidade oral com o objetivo de ampliar a capacidade linguística do aluno, fazê-lo refletir sobre a relevância da fala em diferentes contextos a fim de torná-lo capaz de se manifestar oralmente em diversos ambientes sociais, em variados níveis de formalidade. Assim, de acordo, com Marcuschi (2010), quando afirma que a comunicação verbal só é possível por meio de algum gênero textual, sendo este uma entidade sociodiscursiva, e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que afirmam que o trabalho com os gêneros abordam aspectos sociais, culturais, comunicativos e linguísticos, defendeu-se o estudo da língua por meio de tal processo. Neste tocante, como é dever da escola permitir que o aluno tenha acesso aos gêneros orais formais, fora sugerido o trabalho com o gênero oral entrevista de emprego, adequando-o às necessidades e perspectivas do público selecionado. Pautada na pesquisa-ação, foram utilizados como instrumentos de análise os materias teóricos e metodológicos ofertados pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro e um questionário, elaborado pela pesquisadora e respondido por professores de Língua Portuguesa concursados da SME-RJ, com o objetivo de verificar como a modalidade oral está presente em suas práticas de aula. Notou-se que tanto o material quanto o corpo docente pouco ainda deixam muito a desejar em relação ao estudo e análise da modalidade oral formal da língua na rotina escolar. Posto isso, observada a necessidade de ofertar a mesma importância da escrita e da oralidade, aplicou-se a intervenção didática, que culminou na confecção de um vídeo que simula uma entrevista de emprego. Embora não seja fácil, verificou-se que o trabalho com os gêneros orais é fundamental para o desenvolvimento crítico, reflexivo, autônomo do aluno e para sua formação como cidadãopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectGênero textualpor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectTextual genreeng
dc.subjectOralityeng
dc.titlePráticas orais na disciplina de língua portuguesa: ensino do gênero entrevista de empregopor
dc.title.alternativeOral practices in the discipline of portuguese language: teaching of gender job intervieweng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBased on the studies of Textual Linguistics and from a socio-interactionist conception, which understands the language as a social instrument, it was sought to reflect and develop, in the present work, a pedagogical activity related to orality. To do so, we present the project "Oral Practices: Simulating a Job Interview", developed through a didactic sequence, with students from a class from the ninth grade of the Public School of Rio de Janeiro City. Considering that the teaching of the mother tongue should be directed to contextualized communicative practices, according to their sociocultural use, in different communicative possibilities, the importance of orality was emphasized as a modality of communication to be worked and developed in the school environment. However, there are few pedagogical materials and practices aimed at this learning. It was observed, therefore, that in the classroom reality, there is still the evaluation of writing in relation to orality by most teachers. Thus, in the face of such problems, it was suggested that professionals in the area re-evaluate and reformulate the teaching of the oral modality in order to increase the linguistic capacity of the student, make him reflect on the relevance of speech in different contexts in order to make it capable of manifesting orally in various social settings, at varying levels of formality. Thus, according to Marcuschi (2010), when he states that verbal communication is only possible through some textual genre, which is a sociodiscursive entity, and according to the National Curriculum Parameters (NCP), which state that the work with the genders addressing social, cultural, communicative and linguistic aspects, the study of language through this process was defended. In this regard, as it is the school's duty to allow the student access to the formal oral genres, it had been suggested to work with the oral gender job interview, adapting it to the needs and perspectives of the selected public. Based on action research, the theoretical and methodological materials offered by the Municipal Department of Education of the City of Rio de Janeiro and a questionnaire, prepared by the researcher and answered by Portuguese Language teachers with SME-RJ, were used as tools of analysis. the objective of verifying how the oral modality is present in their classroom practices. It was noticed that both the material and the teaching staff do not leave much to be desired in relation to the study and analysis of the formal oral modality of the language in the school routine. Given this, given the need to offer the same importance of writing and orality, didactic intervention was applied, culminating in the production of a video that simulates a job interview. Although not easy, it has been found that working with oral genres is critical for the critical, reflexive, autonomous development of the student and for his / her training as a citizeneng
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.advisor1ID017.879.517-82por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828por
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Andrea
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1270392475151238por
dc.contributor.referee3Pereira, Marli Hermenegilda
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872540373589107por
dc.creator.ID089.146.287-28por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesASSUNÇÃO, C. A. A. de, MENDONÇA, M. C. C. & DELPHINO, R. M. Pouca ênfase no desenvolvimento da competência oral dos alunos. In: BORTONI-RICARDO, S. M. & MACHADO, V. R. (orgs.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, p. 165-177, 2013. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa – ensino de primeira à quarta série. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental -MEC/SEF, 1997. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental -MEC/SEF, 1998. BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. Disponível em: http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/33452662/BAKHTIN__Mikhail._Estetica_da_Criacao_Verbal._Sao_Paulo._Martins_Fontes__2003..pdf?AWSAccessKeyId=AKIAJ56TQJRTWSMTNPEA&Expires=1473189829&Signature=pslWSCv29hXIwREDsGiKO8Ixhj0%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DESTETICA_DA_CRIACAO_VERBAL.pdf Acesso em: 05/07/2015 ______ Marxismo e filosofia da linguagem. 16ª ed. São Paulo. HUCITEC Editora, 2009. CAVALCANTE, M.C.B.; MELO C.T.V. Gêneros orais na escola. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA M.; CAVALCANTE M.C.B. Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica; 2007. p.89-102. 59 CRESCITELLI, Mercedes C.; REIS, Amália Salazar. O ingresso do texto oral em sala de aula. In: ELIAS, Vania Maria (org.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. 1 ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014. p. 29 – 39 DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Trad e org.: R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. FÁVERO, Leonor L.; ANDRADE, Maria Lúcia; AQUINO, Zilda. Reflexões sobre oralidade e escrita no ensino de língua portuguesa. In: ELIAS, Vania Maria (org.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. 1 ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014. p. 13-28 FIGUEIREDO-GOMES, João Bosco; DE SOUZA, Arisberto Gomes. Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental. Linha D'Água, v. 28, n. 2, p. 44-66, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/linhadagua/article/view/99757/110228 , em 14/01/2017 GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2009. HOFFNAGEL, Judith C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, Angela Paiva, MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 195 – 208 KATO, M. A. No mundo da escrita: Perspectivas psicolingüísticas. São Paulo: Ática, 1986. KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 149 – 157 60 ______; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3ed., 10ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014. ______. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015. MARCUSCHI, Luis Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ed. São Paulo: Cortez, 2001. ______. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. ______. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade In: DIONISIO, Angela Paiva, MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais & ensino, v. 2. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2010. p. 19 – p. 38 ______. A questão do suporte dos gêneros textuais. (s.d.). Disponível em: http://www.sme.pmmc.com.br/arquivos/matrizes/matrizes_portugues/anexos/texto-15.pdf. Acesso em: 07/01/2017. MARCUSCHI, L. A.; DIONISIO, A. P. (Orgs.). Fala e escrita. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. MUCHIELLI, Roger. A entrevista Não-diretiva. São Paulo: Martins Fontes, 1994, p.79-83 NEVES, Rita de Araújo; DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. In: UNIrevista, vol. 1, nº2. Abril, 2006 . Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3453/Vygotsky%20e%20as%20teorias%20da%20aprendizagem.pdf?sequence=1 . Acesso em: 13/08/2016 OSIAS, Juliane P. A. Os gêneros orais como objeto de ensino. Disponível em: http://www.insite.pro.br/2010/agosto/generos_orais_ensino.pdf. Acesso em: 04/09/2016 61 RIO DE JANEIRO. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – Secretaria Municipal de Educação. Leitura, escrita e análise linguística: alguns pressupostos teórico-metodológicos. 2013a. Disponível em: https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=9A0409FEB089278!262&cid=09a0409feb089278&app=WordPdf. Acesso em: 29/09/2015. ______. Orientações Curriculares. 3º ao 9º ano. 2013b. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4246635/4104936/LP_Orientacoes_2013.pdf. Acesso em: 29/09/2015. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e pesquisa, v.31,n.3. São Paulo: 2005. p. 443-466 URBANO, Hudinilson et al 1996. Perguntas e respostas na conversação. In: CASTILHO, Ataliba Teixeira de (Org.). Gramática do português falado. V. 3: As Abordagens Campinas: Unicamp/FAPESP, p. 75–98.por
dc.subject.cnpqLinguísticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67458/2017%20-%20Bianka%20Thompson%20Alves.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5218
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-11-03T15:09:53Z No. of bitstreams: 1 2017 - Bianka Thompson Alves.pdf: 4673585 bytes, checksum: 36d220e10555b388151b442a4431c54e (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-03T15:09:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Bianka Thompson Alves.pdf: 4673585 bytes, checksum: 36d220e10555b388151b442a4431c54e (MD5) Previous issue date: 2017-08-17eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Bianka Thompson Alves.pdf2017 - Bianka Thompson Alves4.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.