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dc.contributor.authorCortez, Viviane Ignacio Rosa
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:46Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:46Z-
dc.date.issued2015-08-27
dc.identifier.citationCORTEZ, Viviane Ignacio Rosa. Metacognição, situatividade e ensino de leitura: compreensão de narrativas de terror. 2015. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15464-
dc.description.abstractEsta dissertação tem o objetivo de verificar se os alunos do sétimo ano do ensino fundamental encontram-se situados como compreendedores em leitura. Além disso, optou-se em propor atividades metacognitivas utilizando as narrativas de terror, que são o nosso objeto de interesse. Desenvolveu-se este estudo à luz dos pressupostos teóricos apresentados pelos estudos em metacognição. Os estudos em metacognição podem fornecer importantes estratégias que explorem a habilidade cognitiva dos alunos como leitores, pois eles pretendem discutir a compreensão das narrativas de terror. Pretende-se com esse trabalho contribuir para as possibilidades de aplicação dos pressupostos relacionados à metacognição no ensino de leitura de narrativas. As atividades foram elaboradas com o intuito de ajudar os alunos das turmas do sétimo ano do ensino fundamental a se tornarem leitores e compreendedores de textos mais conscientes.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectensino de leiturapor
dc.subjectmetacogniçãopor
dc.subjectnarrativas de terrorpor
dc.subjectsituatividadepor
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectteaching readingeng
dc.subjectmetacognitioneng
dc.subjecthorror narrativeseng
dc.subjectsituativityeng
dc.titleMetacognição, situatividade e ensino de leitura: compreensão de narrativas de terror.por
dc.title.alternativeMetacognition, situativity and teaching reading: comprehension of horror stories.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims to verify if the students of the seventh grade of elementary school are situated as reading comprehension. In addition, it was decided to propose metacognitive activities using the horror stories that are our object of interest. We developed this study in the light of theoretical assumptions contained in the studies on metacognition. Studies in metacognition can provide important strategies to explore the cognitive ability of students as readers, as they intend to discuss the understanding of the horror stories. The aim of this work is to contribute with the application of possibilities of the assumptions related to metacognition in teaching reading narratives. The activities were developed in order to help students of the classes of the seventh year of elementary school to become readers and reading comprehension texts more conscious.eng
dc.contributor.advisor1Roxo, Maria do Rosario da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2543083972755684por
dc.contributor.referee1Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela
dc.contributor.referee2Queiroz, Mario Sérgio Newman
dc.creator.ID053.184.397-13por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8698000223642266por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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