Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15460
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Lorane Guimarães
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:42Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:42Z-
dc.date.issued2019-03-26
dc.identifier.citationCARVALHO, Lorane Guimarães. O gênero tirinha e o tema transversal ética: desenvolvendo a leitura e a reflexão crítica por meio das histórias do personagem Armandinho. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15460-
dc.description.abstractO assunto tratado nesta dissertação é o desenvolvimento da leitura e da reflexão da crítica por meio do trabalho com o gênero tirinha, através das histórias do personagem Armandinho e o tema transversal ética, na sala de aula dos anos finais do ensino fundamental, especificamente, com uma turma do 8° ano da Escola Municipal Professora Célia Sobreira (inserida numa área de risco no distrito de Engenheiro Pedreira, munícipio de Japeri/ RJ). Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi o desenvolvimento da leitura, tendo como sujeitos alunos com baixo rendimento escolar. Os objetivos específicos foram: desenvolver metodologia de ensino com base em valores ético-morais; verificar se o personagem Armandinho (sua personalidade, suas ideias) promovia identificação com a turma que se caracterizava por um contexto peculiar; e elaborar propostas didáticas adequadas ao contexto das especificidades dos sujeitos da pesquisa. Quanto à técnica adotada, a pesquisa foi bibliográfica e experimental. Como materiais teóricos, livros, publicações, dissertações e documentos referenciais da educação foram utilizados. Além disso, um estudo de campo foi realizado pela observação direta da turma em questão. Adotou-se uma abordagem qualitativa, associada à pesquisa-ação, na qual as informações coletadas na turma 803 foram descritas e analisadas; ainda, elaborouse estratégias de leitura e compreensão por meio de sequência didática. Mediante o exposto, pode-se dizer que a pesquisa foi realizada em dois momentos distintos: no primeiro, foram aplicadas atividades de diagnose que tiveram por finalidade identificar as principais dificuldades de se trabalhar a leitura com os alunos da turma 803; e, no segundo momento, a partir da verificação dos problemas encontrados, foram elaboradas propostas de atividades como forma de intervenção aplicada por meio de uma sequência didática (SD) que foi organizada no formato de seis oficinas, nas quais se notou uma evolução no interesse e participação da turma que passou a interagir e realizar as atividades com êxito. Em síntese, com base na pesquisa feita, encontramos melhora na leitura dos alunos que, estimulados pelos valores ético-morais nas tirinhas de Armandinho conseguiram desenvolver o pensamento crítico – o que evidencia a importância da elaboração de atividades para o ensino de leitura que auxiliem na construção da compreensão. Sendo assim, constatou-se que um dos maiores desafios do ensino para uma turma de alunos infrequentes e desmotivados é buscar um caminho que transforme a realidade da sala de aula. E, por intermédio desta pesquisa, esperou-se ter oferecido uma contribuição aos processos de ensino e aprendizagem de leitura em contextos econômico-sociais desfavorecidos e também, por decorrência, à sociedade, pela proposta de sinalizar a necessidade de um olhar que seja de fato inclusivo no ensino.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino da leiturapor
dc.subjectTirinhapor
dc.subjectTema transversal éticapor
dc.subjectReading teachingeng
dc.subjectComic stripeng
dc.subjectEthical cross-cutting themeeng
dc.titleO gênero tirinha e o tema transversal ética: desenvolvendo a leitura e a reflexão crítica por meio das histórias do personagem Armandinhopor
dc.title.alternativeThe genre tirinha and the transversal ethical theme: developing reading and critical reflection through the stories of the Armandinho charactereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe subject discussed in this dissertation is the development of critical reading and reflection through work with the comic genre, through the stories of the Armandinho character and the cross-ethical theme, in the classroom of the final years of elementary school, specifically, with an 8th grade class from the Municipal School Professor Célia Sobreira (inserted in an area of risk in the district of Engenheiro Pedreira, Municipality of Japeri / RJ). Thus, the general objective of the research was the development of reading, having as subjects students with low school performance. The specific objectives were: to develop teaching methodology based on ethical-moral values; to verify if the character Armandinho (his personality, his ideas) promoted identification with the group that was characterized by a peculiar context; and elaborate didactic proposals appropriate to the context of the specificities of the research subjects. As for the technique adopted, the research was bibliographical and experimental. As theoretical materials, books, publications, dissertations and reference documents of education were used. In addition, a field study was conducted by direct observation of the class in question. A qualitative approach was adopted, associated to the action research, in which the information collected in the 803 class was described and analyzed; Reading and comprehension strategies were also developed through a didactic sequence. Based on the above, it can be said that the research was carried out in two distinct moments: in the first one, diagnostic activities were applied which aimed to identify the main difficulties of working with students in the 803 class; and, in the second moment, from the verification of the problems found, proposals of activities were elaborated as a form of intervention applied through a didactic sequence (SD) that was organized in the format of six workshops, in which an evolution in the interest was noticed and participation of the group that started to interact and carry out the activities successfully. In summary, based on the research done, we found an improvement in the reading of the students who, stimulated by the ethical-moral values in Armandinho's comics, managed to develop critical thinking - which highlights the importance of the elaboration of activities for reading teaching that understanding. Thus, it was found that one of the greatest challenges of teaching for a group of infrequent and unmotivated students is to find a way to transform the reality of the classroom. And through this research, it was hoped to have offered a contribution to the processes of teaching and learning of reading in disadvantaged socio-economic contexts and also, consequently, to society, by the proposal to signal the necessity of a look that is in fact inclusive education.eng
dc.contributor.advisor1Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.contributor.advisor1ID023.791.607-08por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792por
dc.contributor.referee1Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.contributor.referee1ID023.791.607-08por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792por
dc.contributor.referee2Fonseca, Rivia Silveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1527611853543898por
dc.contributor.referee3Camara, Tania Maria Nunes de Lima
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0404290206593556por
dc.contributor.referee4Santos, Adriano Oliveira
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3729251947035139por
dc.contributor.referee5Santos, Angela Maria Bravin do
dc.creator.ID123.520.247-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433871594303110por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesAFONSO, J. Preso ‘Cara de Alho’ gerente do tráfico do Alecrim, em Engenheiro Pedreira. Portal de Queimados, Queimados – RJ, 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: < http://www.portaldequeimados-rj.com.br/2017/02/preso-cara-de-alho-gerente-dotrafico-do-alecrim-em-engenheiro-pedreira>. Acesso em: 4 fev. 2018. ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal: introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAPTISTA, A. Multiletramento e HQ: o ensino da língua por um viés lúdico e reflexivo. 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2 013_uenp_port_artigo_angela_maria_sampaio_baptista.pdf>. Acesso em: 4 fev. 2019. BARBOSA, V.; ARAGÃO, C.; ARAÚJO, A. Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Minas Gerais: Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 623- 650. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbla/v16n4/1984-6398-rbla-16-04- 00623.pdf>. Acesso em: 4 jan,. 2019. BONIFÁCIO, C.; MACIEL, J. Linguística Textual. 2010. Disponível em: <http://biblioteca.virtual.ufpb.br/files/linguastica_textual_1360183766.pdf>. Acesso em 22 nov. 2017. BORUCHOVITCH, E. Algumas estratégias de compreensão em leitura de alunos do ensino fundamental. Psicol. esc. educ., Campinas, v. 5, n. 1, p. 19-25, jun. 2001. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141385572001000100003&script=sci_abstract&tl ng=pt>. Acesso em: 2 jan. 2019. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 29 set. 2018. ______. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: MEC/SEB, 2007. Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015509.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2018. 138 ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. ______. Tema Transversal: ética. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. CAETANO, É.; PINTO, P. Letramento crítico e cidadania: possibilidades para o uso da constituição brasileira em aulas de inglês da escola regular. UNISINOS, Calidoscópio, v. 16, n. 1, p. 103-113, jan/abr 2018. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/download/cld.2018.161.09/6074611 >. Acesso em: 2 fev. 2019. CAPELA, R.; NAZAR, T. Da Ética dos PCNs à Ética da Sala de Aula. 2013. Disponível em:<www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/download/8830/6711>. Acesso em: 20 dez. 2017. CARVALHO, L. A Aprendizagem Significativa da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II: uma breve reflexão sobre um ensino permeado de valores ético-morais. 13 p. Artigo. (Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Estácio de Sá - UNESA, Rio de Janeiro, 2016. CAVALCANTE, M. Adolescentes – entender a cabeça dessa turma é a chave para obter um bom aprendizado. 2004. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/408/adolescentes-entender-a-cabeca-dessa-turma-e-achave-para-obter-um-bom-aprendizado>. Acesso em: 25 nov. 2017. CHARAUDEAU, P. Da competência social da comunicação às competências discursivas. Latin American Journal of Discourse Studies, v. 1, 2001, editorial Latina, Venezuela, 2001. Disponível em: <http://www.patrick-charaudeau.com/De-la-competencia-social-de.html>. Acesso em: 13 jan. 2018. ______. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In : PAULIUKONIS, M. e GAVAZZI, S. (orgs.) Da língua ao discurso : reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 11-27. Disponível em: <http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-analisesemiolinguistica-do.html>. Acesso em 5 jan. 2019. ______. Uma teoria os sujeitos da linguagem. In: MARI, H.; MACHADO, I.; MELLO, R. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Nad-FALE-UFMG, 2003. ______. UPFTV Entrevista - Pesquisador Francês Patrick Charaudeau: depoimento. [03 dez. 2013]. Entrevistadora: Lauren Portella. Rio Grande do Sul: UPF/UPFTV. Entrevista 139 concedida ao Canal de Notícias. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=ZzbdkJp-n5M>. Acesso em: 3 jan. 2018. COLINS, F.; MORAES, P. Estratégias de Leitura por Sequência Didática: o gênero poema. Anais do X Simpósio de Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, v. 1, p. 427-441, 2016. Disponível em: < http://revistas.ufac.br/revista/index.php/simposioufac/article/download/829/427>. Acesso em: 4 fev. 2019. COLLI, I. A importância do trabalho com gêneros textuais na sala de aula. 2008. Disponível em: < http://isacolli.com/importancia-do-trabalho-generos-textuais-na-sala-aula/>. Acesso em: 5 jan. 2019. CORRÊA – ROSADO, L. Teoria Semiolinguística: alguns pressupostos. Minas Gerais: UninCor, 2014. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4901882.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2018. CORTELLA, M. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 24 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. DIONÍSIO, A.; MARCUSCHI, L. Princípios gerais para o tratamento das relações entre a fala e a escrita. In: DIONÍSIO, Angela P.; MARCUSCHI, L. A.;. (orgs). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e para o escrito: apresentação de um procedimento. In.: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro] Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004; p. 95 – 128. Facção ADA domina 7 comunidades em Japeri. Crime News RJ – RJ. 18 de julho de 2016. Disponível em: <http://crimesnewsrj.blogspot.com.br/2016/07/faccao-ada-domina-7- comunidades-na.html>. Acesso em: 4 fev. 2018. FERREIRA, E. A Formação do Leitor Crítico e Cidadão nas Aulas de Língua Portuguesa: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. In: II CONEDU – Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande – PB. Anais II CONEDU – (2015). Campina Grande – PB: Editora Realize, 2015, v. 2, p. 1-12. Disponível em:<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1 _SA15_ID5917_14082015174030.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2018. 140 FERREIRA, L. Educação em Valores e o Estatuto da Criança e do Adolescente. 2002. Disponível em: <http://www.revistajustitia.com.br/artigos/1d03x9.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2017. FONSECA, L.; SCORZONI, M. Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: SESES, 2016. FRAGA, M. Conheça o ilustrador que dá vida a Armandinho, que é sucesso no Facebook. Correio Web, Brasília – DF, mar/ 2015. Disponível em: <http://sites.correioweb.com.br/app/noticia/encontro/atualidades/2015/03/09/interna_atualida des,2136/conheca-o-ilustrador-que-da-vida-a-armandinho-que-e-sucesso-no-facebo.shtml>. Acesso em: 11 fev. 2018. FREIRE, J; LIMA, R. Texto e Linguagem: uma perspectiva dialógica e sociointerativa. Revista Científica do IFAL, v. 1, n. 4, jan./jul. 2012. Disponível em: <http://www.kentron.ifal.edu.br/index.php/educte/article/viewFile/16/12>. Acesso em: 12 dez. 2018. FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. FREITAS, E. A semiolinguística e a construção do sentido na comunicação organizacional: a inter-relação linguagem e trabalho. 2007. Disponível em: <http://www.insite.pro.br/2007/41.pdf>. Acesso em: 20 de nov. 2018 GERALDI, J.; et al (Orgs.). O texto na sala de aula. 3 ed. São Paulo: Ática, 2001. Guerra entre traficantes em Japeri tem apoio de bandido da Zona Norte do Rio. 15 de julho de 2016. Disponível em: <https://blogdocelerir.wordpress.com/2016/07/15/guerra-entretraficantes-em-japeri-tem-apoio-de-bandidos-da-zona-norte-do-rio/>. Acesso em: 4 fev. 2018. HERMANN, N. Ética & educação: outra sensibilidade. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. HIGUCHI, K. Super-Homem, Mônica & Cia. In: CHIAPPINI, Ligia. (coord. geral). Aprender e ensinar com textos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2002; p. 125-154. HOPPE, M. A Formação de Professores: o letramento crítico na sala de aula e práticas sociais. Advérbio (FAG), v. 36, n. 2, p. 201-209, jul/dez. 2014. Disponível em: 141 <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/uniletras/article/viewFile/6530/4746>. Acesso em: 15 nov. 2018. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores Sociais Municipais: Japeri. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/japeri/panorama>. Acesso em: 30 nov. 2017. INGLES, M. Ressignificação da Linguagem Verbal e Não Verbal na Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I. 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2 013_unicentro_port_pdp_maria_amelia_ingles.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2019. JUCÁ, L.; FUKUMOTO, A.; ROCHA, A. O Letramento Crítico e a Formação do Professor-Cidadão: caminhos possíveis para a transformação da prática e da posição docentes. Paraná: UFPR, v. 1, n. 1. 2011. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/24452>. Acesso em: 2 fev. 2019. KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 10 ed. Campinas: Pontes, 2004. ______.Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, n. 2. 2014. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/19986>. Acesso em: 25 de nov. 2018. KOCH, I. Linguística Textual: retrospecto e perspectivas. São Paulo: Alfa, 1997. p. 67-78. ______. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. ______. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010. LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed. São Paulo: Ática, 2000. LEITE, M. Interação pela linguagem: o discurso do professor. Disponível em: <http://www.letramagna.com/interacaomarliquadros.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2017. LINGUAGEM. In: Michaelis. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/modernoportugues/busca/portugues-brasileiro/linguagem/>. Acesso em: 21 dez. 2018. 142 LOMBARDI, R.; ARBOLEA, T. Estratégias de Leitura nos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2006. Disponível em: < http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_347.pdf>. Acesso em: 10 de out. 2018. LOVATO, C. Gêneros Textuais e Ensino: uma leitura dos pcns de língua portuguesa do ensino fundamental. 2008. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3172 Lovato 2008>. Acesso em: 22 nov. 2017. Mais uma jovem é assassinada em Japeri com requintes de crueldade. Jornal de hoje, Rio de Janeiro. 19 de janeiro de 2017. Disponível em: <http://jornalhoje.inf.br/wp/?p=38940>. Acesso em: 4 fev. 2018. MARCUSCHI, L. Oralidade e letramento como práticas sociais. In: DIONÍSIO, A.; MARCUSCHI, L. (orgs). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007; p. 31-55. ______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. (Coleção Educação Linguística, v. 2). ______. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A.; MACHADO, A.; BEZERRA, M. (orgs). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010; p. 19-38. MARINO, D. Armandinho e a censura: estamos com você, menino! Minas Nerds, Minas Gerais, 30 de nov. 2018. Disponível em: < https://racismoambiental.net.br/2018/11/30/armandinho-e-a-censura-estamos-com-vocemenino>. Acesso em: 10 fev. 2019. MARTINS, V. Como a LDB concebe a aprendizagem. In: CARVALHO, L. A aprendizagem significativa da língua portuguesa no ensino fundamental II: uma breve reflexão sobre um ensino permeado de valores ético-morais. 13 p. Artigo. (Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Estácio de Sá - UNESA, Rio de Janeiro, 2016. MATTOS, A.; VALÉRIO, K. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, p. 135-158, 2010. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/rbla/v10n1/08.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2018. MOREIRA JÚNIOR, R. Português como Língua Adicional e Letramento Crítico: análise das experiências com alunos estrangeiros. In: International Congresso of Critical Applied Linguistics – ICCAL, 2015, Brasília. Caderno de Resumos. Brasília, 2015. p. 260. Disponível em:<http://www.uel.br/projetos/iccal/pages/arquivos/ANAIS/PRATICA(S)/PORTUGUES%2 143 0COMO%20LINGUA%20ADICIONAL%20E%20LETRAMENTO%20CRITICO.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2018. NOCRATO, R. Ensino de habilidades de leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora: proposta de sequência didática para alunos de 9° ano da rede pública. 2016. 135f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós - Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2016. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22149>. Acesso em: 10 nov. 2018. NUNES, M. Quadrilha da Pedreira usa bairro de Japeri como base para roubar cargas. Jornal Extra – Globo, Rio de Janeiro. Disponível em: <https://extra.globo.com/casos-depolicia/quadrilha-da-pedreira-usa-bairro-de-japeri-como-base-para-roubar-cargas21464233.html>. Acesso em: 04 fev. 2018. OLIVEIRA, J. A Multimodalidade da Charge Animada e Seu Uso em Sala de Aula. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação. Disponível em: < https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16927/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%2 0Jailton%20Ferreira%20de%20Oliveira.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2019. OLIVEIRA, T. et al. Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa: 8° ano. 4 ed. São Paulo: IBEP, 2015. Ônibus são incendiados em Japeri. O DIA, Rio de Janeiro, 12 de maio de 2017. Disponível em: <https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/2017-05-12/onibus-sao-incendiados-emjaperi.html>. Acesso em: 4 fev. 2018. PAIVA, V.; MAGALHÃES, N. Alexandre Beck, criador do Armandinho, fala sobre sua arte e direitos humanos. Campinas, 22 de mar. de 2018. Disponível em: < https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/03/22/alexandre-beck-criador-doarmandinho-fala-sobre-sua-arte-e-direitos-humanos>. Acesso em: 4 fev. 2019. PAULIUKONIS, M.; GOUVÊA, L. Texto como discurso: uma visão semiolinguística. 2012. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/2638>. Acesso em: 4 fev. 2019. PINHEIRO, T. Mikhail Bakhtin, o filósofo do diálogo. 2009. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1621/mikhail-bakhtin-o-filosofo-do-dialogo>. Acesso em: 20 nov. 2018. 144 PIRES, C. Contribuições do pensamento bakhtiniano à análise semiolinguística do discurso. São Paulo: Rumores, v. 4, n. 7, 7 jun. 2010. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51196>. Acesso em: 11 jan. 2019. RAMOS, P. A Leitura dos Quadrinhos. Coleção Linguagem & Ensino. São Paulo: Ed. Contexto, 2009. ______. O papel revolucionário dos blogs na circulação de tiras no Brasil. In: LUIZ, L. (org). Os Quadrinhos na era digital: Hqtrônicas, webcomics e cultura participativa. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 2013. ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009. ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. SANTOS, A. Os Gêneros Textuais na Sala de Aula: a reportagem. Periódico de Divulgação Científica REVELA da FALS, ano V – n. XI- JUL / 2011. Disponível em: < http://fals.com.br/revela/REVELA%20XVII/artigo4_revelaXI.pdf>. Acesso em: 1 fev. 2019. SANTOS, F. Uma Proposta de Leitura com o Gênero Textual Crônica no Ensino de Língua Portuguesa. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Currais Novos. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/22486/1/FrancinaldoAprigioDosSantos _DISSERT.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2019. SCHELLES, S. A Importância da Linguagem Não Verbal nas Relações de Liderança nas Organizações. Rio de Janeiro: Esfera, n. 1, jan./jun. 2008. Disponível em: < http://www.fsma.edu.br/esfera/Artigos/Artigo_Suraia.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2019. SCOTO, C. O Ato de Ler e Compreender o Texto: algumas considerações. 2006. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/cluerjsg/anais/iii/completos/comunicacoes/cristianesantos.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2017. SEGATE, A. Gêneros textuais no ensino de língua portuguesa. 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053>. Acesso em: 22 nov. 2017. 145 SILVA, E. O Letramento Crítico e o Letramento Digital: a web no espaço escolar. Paraná: UFPR, v. 2. 2016. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/46572>. Acesso em: 2 fev. 2019. SILVA, M. Gêneros Textuais e Multimodalidade: a linguagem verbal imagética na interpretação de questões do Enem. UNEB: Bahia, 2013. 58 p. Disponível em: <http://www.saberaberto.uneb.br/bitstream/20.500.11896/483/1/TCC%20- %20Maiane%20Borges%20da%20Silva.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2017. SILVA, P. Multiletramentos e Gêneros Multimodais na Formação Docente. In: Simpósio Nacional de Linguagem e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV SINALGE. Campina Grande: Realize, 2017. v. 1. 13 p. Disponível em: < https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA 11_ID460_01022017113724.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019. SILVÉRIO, L.; REZENDE, L. O valor pedagógico das Histórias em Quadrinhos no percurso do docente de Língua Portuguesa. In: I Jornada de didática – o ensino como foco e I Fórum de professores de didática do estado do Paraná, 2012, Londrina. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/339529318/o-Valor-Pedagogico-Das-Historias-EmQuadrinhos>. Acesso em: 11 fev. 2018. SIMÕES, L. et. al. Leitura e autoria: planejamento em língua portuguesa e literatura. 1. ed. Erechim: Edelbra, 2012. v. 1. 216 p. SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas*. Minas Gerais: UFMG - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. n. 25. 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2018. SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. SOUSA, S. Construindo uma comunidade de leitores: seleção de obras e estratégias de leitura literária. Minas Gerais: UFU, 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18427/1/ConstruindoComunidadeLeitores.pdf >. Acesso em: 5 set. 2018. SOUZA, R.; GIROTTO, C. Estratégias de leitura: uma alternativa para o início da educação literária. 2011. Disponível em: <http://revistaalabe.com/index/alabe/article/viewFile/87/61>. Acesso em: 10 de nov. 2018. SOUZA, V.; SILVA, C. Gênero Textual: tirinha - características e funcionalidade social. 2013. Disponível em: 146 <https://midia.unit.br/enfope/2013/GT7/GENERO_TEXTUAL_TIRINHA_CARACTERISTI CAS_E_FUNCIONALIDADE_SOCIAL.pdf>. Acesso em 23 nov. 2017. TAGATA, W. Letramento crítico, ética e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, p. 1-25, 2017. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/rbla/v17n3/1984-6398-rbla-201710973.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2017. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1986. VARELA, S. Análise comparativa das construções de sentido da compreensão leitora em espanhol como língua estrangeira entre alunos do Ensino Médio. 2008. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: <https://docplayer.com.br/45898854-Analise-comparativa-das-construcoes-de-sentidoda-compreensao-leitora-em-espanhol-como-lingua-estrangeira-entre-alunos-do-ensinomedio.html>. Acesso em: 1 fev. 2019. VIEIRA, M. (2014). A leitura de textos multissemióticos: novos desafios para velhos problemas. Anais do SIELP, v. 2, n. 1. Uberlândia: EDUFU. Disponível em: < http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wpcontent/uploads/2014/07/volume_2_artigo_230.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018. WEBER, O. Ética, educação e trabalho [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2013. (Séries Temas Sociais Contemporâneos).por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67041/2019%20-%20Lorane%20Guimar%c3%a3es%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5115
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-10-05T21:06:40Z No. of bitstreams: 1 2019 - Lorane Guimarães Carvalho.pdf: 3457229 bytes, checksum: 39c00ad4b005d589610bdefc6de0a7a7 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-05T21:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Lorane Guimarães Carvalho.pdf: 3457229 bytes, checksum: 39c00ad4b005d589610bdefc6de0a7a7 (MD5) Previous issue date: 2019-03-26eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Lorane Guimarães Carvalho.pdf2019 - Lorane Guimarães Carvalho3.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.