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Tipo do documento: Dissertação
Title: Compreensão leitora: o uso de estratégias metacognitivas de leitura do gênero propaganda no ensino fundamental
Other Titles: Reading comprehension: the use of metacognitive strategies of reading the propaganda genre in elementary education
Reading comprehension: the use of metacognitive strategies of reading the propaganda genre in elementary education
Authors: Souza, Isabela Borges de
Orientador(a): Ribeiro, Roza Maria Palomanes
Primeiro membro da banca: Pinto, Deise Cristina de Moraes
Segundo membro da banca: Santos, Angela Marina Bravin do
Keywords: Leitura;Estratégias metacognitivas;Gênero propaganda;Ensino de Língua Portuguesa;Reading;Metacognitive strategies;Genre propaganda.;Teaching of Portuguese Language
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Letras
Idioma: por
Issue Date: 21-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: SOUZA, Isabela Borges de. Compreensão leitora: o uso de estratégias metacognitivas de leitura do gênero propaganda no ensino fundamental. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras, Linguagens e Letramentos) Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Abstract: Este trabalho tem como primeiro objetivo investigar como a leitura pode ser abordada em sala de aula, de modo a capacitar os alunos a produzirem sentido no que leem em suas práticas sócio comunicativas. Infelizmente, no que tange ao ensino de leitura, algumas lacunas estão sendo deixadas, o que pode ser observado em avaliações nacionais e internacionais como o PISA. Percebe-se, atualmente, que muitos alunos chegam aos anos finais do Ensino Fundamental II com inúmeras dificuldades para compreender o que leem e fazendo apenas uma leitura decodificada. Diante dessa realidade, a presente pesquisa de intervenção educacional, de cunho interpretativo, tem por segundo objetivo elaborar atividades didáticas para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, que privilegiam a compreensão leitora através de estratégias metacognitivas do gênero propaganda. A abordagem teórica deste trabalho foi ancorada nos estudos de Marcuschi (2008), Koch e Elias (2006), Solé (2003) sobre gênero textual e leitura. Também em Leffa (1996), Jou e Sperb (2006), Hodges e Nobre (2012), Brown (1980) sobre metacognição e estratégias metacognitivas de leitura. Já para a elaboração da proposta de mediação pedagógica embasamo-nos nos estudos sobre sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Após a realização de uma avaliação diagnóstica, elaborou-se um conjunto de atividades que foram divididas em dois módulos. Por meio das atividades de interpretação, os alunos foram levados a dois objetivos: reconhecer informações importantes no texto e ativar a atenção diante de informações relevantes. O resultado da pesquisa foi significativo, na medida em que ao final se elevou o número de respostas adequadas dos alunos em relação aos dois objetivos propostos. Propõe-se, como possível solução para a dificuldade identificada, que o trabalho com a metacognição perpasse todas as séries do ensino fundamental. Para tanto, sabe se que os professores precisam ter ciência de como aplicar isso. Ademais, é preciso que os docentes pesquisem e busquem quais estratégias metacognitivas de leitura são eficientes para o progresso da competência leitora.
Abstract: This work aims to investigate how reading can be approached in the classroom, in order to enable students to make sense of what they read in their social-communicative practices. Unfortunately, as far as teaching reading is concerned, some gaps are being left out, which can be observed in national and international assessments such as PISA. It is now perceived that many students reach the final years of Elementary School II with numerous difficulties to understand what they read and only doing a decoded reading. In view of this reality, the present research of educational intervention, of an interpretative nature, has the second objective to elaborate didactic activities for students of the 7th year of elementary school, who privilege reading comprehension through metacognitive strategies of the propaganda genre. The theoretical approach of this work was anchored in the studies by Marcuschi (2008), Koch and Elias (2006), Solé (2003) on textual genre and reading. Also in Leffa (1996), Jou and Sperb (2006), Hodges and Nobre (2012), Brown (1980) on metacognition and metacognitive strategies of reading. For the elaboration of the proposal of pedagogical mediation we are based on the studies on the didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). After performing a diagnostic evaluation, a set of activities was elaborated and divided into two modules. Through the activities of interpretation, students were led to two objectives: to recognize important information in the text and to activate attention to relevant information. The result of the research was significant, since in the end the number of adequate answers of the students was raised in relation to the two objectives proposed. It is proposed, as a possible solution to the difficulty identified, that the work with metacognition should go through all the grades of elementary school. For that, it is known that teachers need to be aware of how to apply this. In addition, teachers need to research and seek what metacognitive reading strategies are effective for the progress of reading competence.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15458
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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