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dc.contributor.authorOliveira, Ana Lúcia Soares Dotta de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:24Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:24Z-
dc.date.issued2017-05-23
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Lúcia Soares Dotta de. Regularidades e irregularidades fonêmico-grafêmicas: uso de andaimagem no ensino reflexivo de ortografia. 2017. 115 f.. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Homanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15439-
dc.description.abstractO ensino de ortografia, em grande parte das escolas brasileiras, ainda se apresenta de forma incidental, pois se espera dos alunos que, ao longo dos anos, e à medida que avancem em seus estudos, escrevam de forma proficiente, sem que isso lhes seja realmente ensinado. A presente pesquisa de intervenção, apresentando caráter de pesquisa-ação, surge da inquietação da professora-pesquisadora diante dessa realidade. Assim sendo, apresenta como finalidade elaborar atividades didáticas para alunos do 4º ciclo do Ensino Fundamental, que favoreçam a reflexão acerca das relações fonêmico-grafêmicas regulares, levando os alunos, através do uso de andaimes, à elaboração de regras que melhor facilitem a aprendizagem da grafia correta das palavras. Também se pretende que os aprendizes percebam que há casos de irregularidades, em que não é possível a criação de regras, havendo a necessidade de memorização da palavra. Após a realização de uma atividade diagnóstica, elaborou-se uma proposta de intervenção composta de dez atividades, em que conceitos importantes, tais como fonema, grafema, sílaba e radical foram retomados. Os alunos, divididos em dois grupos – um como o acompanhamento constante da professora e outro sem qualquer mediação – também foram convidados a estabelecer comparações, a formar outros vocábulos, segundo o processo de derivação e observando a manutenção da grafia do radical em palavras derivadas, a formular regras específicas, nos casos cabíveis, entre outras atividades, visando a uma aprendizagem reflexiva da ortografia, pautada na teoria da andaimagem. Após a coleta dos dados, percebeu-se que o desempenho do grupo mediado foi bastante superior, o que revela o quanto atuação do professor se faz imprescindível nesse processo. Percebeu-se, também, como ponto falho da proposta, a necessidade de uma questão em que houvesse a síntese de todos os conceitos aprendidos, também elaborada com o apoio de andaimes, o que reforçaria ainda mais a sistematização das regras. Assim, sugere-se, para trabalhos posteriores, que a presente proposta seja complementada, o que poderá contribuir para o aprimoramento do ensino de ortografia, tornando-o mais dinâmico e baseado na reflexão.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações fonêmico-grafêmicas..por
dc.subjectOrtografiapor
dc.subjectAndaimagempor
dc.subjectPhonemic-graphemic relations. .eng
dc.subjectOrthographyeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleRegularidades e irregularidades fonêmico-grafêmicas: uso de andaimagem no ensino reflexivo de ortografiapor
dc.title.alternativePhonemic-graphemic regularities and irregularities: the use of ―andaimagem‖ theory in the reflective orthography teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherOrthography teaching, over many brazilian schools, still happens incidentally. Then, as a perspective, students write correctly during the years, instead of learning grammar in a formal way. This intervention search, as an action-search, has the object to elaborate elementary school fourth grade didactic activities, which help them to think about phonemic-graphemic ordinary relations and to learn correct graphy easily through the use of scaffolds. Another intervention goal is making students realize cases of orthography irregularities and grammar rules impossibilities. In those situations, words memorizing is necessary. After a diagnostic work, a ten-activities intervention was offered. Relevant concepts, like phonemes, graphemes, sylabs, were reminded. Divided in two groups (the former under teacher‟s advice and the latter without any kind of help), students could make relations, create different words, using derivation process and respecting the original words graphy, and specific new grammar rules, including other activities. The main object is a reflective orthography learning, based on “andaimagem” theory. The database collected from the activities results clarified teacher‟s supervised group workrate was higher than the other one, what reveals how important teacher‟s action is in this process. Other conclusion was the necessity of developing an all-worked-concepts question, elaborated from “andaimagem” theory, which would probably helped orthography rules systematization. Therefore, as a suggestion, this intervention propose needs a complement, what will contribute for a better, more dynamic and reflection-based orthography teaching.eng
dc.contributor.advisor1Roberto, Tania Mikaela Garcia
dc.contributor.advisor1ID82625450959por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443925493118861por
dc.contributor.referee1Roberto, Tania Mikaela Garcia
dc.contributor.referee2Coelho, Fábio André Cardoso
dc.contributor.referee3Silva, Gérson Rodrigues da
dc.creator.ID88360040753por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9413961419911710por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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