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dc.contributor.authorSantos, Daniela Maia Agostinho dos
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:15Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:15Z-
dc.date.issued2021-03-18
dc.identifier.citationSANTOS, Daniela Maia Agostinho dos. Ensino de concordância nominal de número no 6º ano do ensino fundamental numa perspectiva variacionista. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15436-
dc.description.abstractA concordância nominal de número tem sido um tema abordado por pesquisas sociolinguísticas (SCHERRE, 1988, 1994; NARO; SCHERRE, 1998, entre outros), uma vez que constitui um fenômeno morfossintático variável em diferentes níveis de fala e escrita do Português Brasileiro. Com base no aporte teórico da Sociolinguística Variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) e suas contribuições ao ensino (COAN; FREITAG, 2010; VIEIRA; FREIRE, 2014; CYRANKA, 2014), em particular a aplicação dos contínuos de variação linguística formulados por Bortoni-Ricardo (2004, 2005), este trabalho tem como objetivo geral oferecer uma contribuição ao ensino de Língua Portuguesa quanto à abordagem da variação linguística na descrição de tópicos gramaticais, como a concordância nominal, a fim de atender ao disposto nos documentos que tratam do ensino no país, como a BNCC (BRASIL, 2017). Quanto aos objetivos específicos, traçamos os seguintes: (i) fazer uma análise de coleções de livros didáticos de Português destinadas ao ensino fundamental por amostragem, a fim de verificar se a descrição da concordância nominal de número nelas contida contempla a variação linguística, conforme disposto pelos documentos oficiais sobre o ensino de Língua Portuguesa; (ii) propor uma mediação didática com o fenômeno da concordância nominal na perspectiva da variação linguística, de maneira que possa levar os alunos a reconhecer o uso de ambas as variantes num contínuo de oralidade-letramento e de monitoração estilística (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005). Neste trabalho, adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2008), uma vez que empreendemos a revisão da literatura sobre o assunto (gramáticas, pesquisas sociolinguísticas) e a análise de materiais elaborados (livros didáticos). Por se tratar de um mestrado profissional na área de Letras, esta pesquisa também tem caráter propositivo, de modo que apresentamos como produto a elaboração de uma mediação pedagógica com atividades que contemplam a variação no tratamento didático da concordância nominal de número, dentre elas a retextualização de um gênero prototípico da fala para outro próprio da escrita, por meio de algumas das operações descritas por Marcuschi (2010). A partir da mediação didática elaborada, evidenciamos que os contínuos de modalidade e de monitoração estilística associados ao processo de retextualização podem ser ferramentas úteis para levar os alunos a observar a distribuição das variantes do fenômeno variável aqui focalizadopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVariaçãopor
dc.subjectConcordância nominalpor
dc.subjectContínuospor
dc.subjectRetextualizaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectVariationeng
dc.subjectNominal agreementeng
dc.subjectContinuaeng
dc.subjectRetextualizationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleEnsino de concordância nominal de número no 6º ano do ensino fundamental numa perspectiva variacionistapor
dc.title.alternativeTeaching of nominal number agreement in the 6th year of middle school from a variationist perspectiveeng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherNominal number agreement has been a topic addressed by sociolinguistic researches (SCHERRE, 1988, 1994; NARO; SCHERRE, 1998, among others), since it constitutes a variable morphosyntactic phenomenon in different levels of Brazilian Portuguese speech and writing. Based on the theoretical contribution of Variationist Sociolinguistics (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) and their contributions to teaching (COAN; FREITAG, 2010; VIEIRA; FREIRE, 2014; CYRANKA, 2014), particularly the application of continuous of linguistic variation formulated by Bortoni-Ricardo (2004, 2005), this work has as general aim to offer a contribution to the Portuguese teaching regarding the approach of linguistic variation in the description of grammatical topics, such as nominal agreement, in order to meet what is presented in the documents dealing with education in the country. Our specific objectives are the following: (i) to make an analysis of Portuguese textbook collections destined for middle school by sampling, in order to verify whether the description of the nominal agreement of number contained therein includes the linguistic variation, as provided by official documents about Portuguese teaching; (ii) to propose a didactic mediation with the phenomenon of nominal agreement in the perspective of linguistic variation, so that it can lead students to recognize the use of both variants in a continuity of orality-literacy and stylistic monitoring (BORTONI-RICARDO , 2004, 2005). In this work, we adopt the methodology of bibliographic and documentary research (GIL, 2008), since we undertake the literature review on the subject (grammars, sociolinguistic research) and the analysis of elaborated materials (textbooks). As it is a professional master's degree in Languages, this research is also of a purposeful nature, so that we present as a product the development of a pedagogical mediation with activities that contemplate the variation in the didactic treatment of the nominal number agreement, including retextualization from a prototypical genre of speech to another of writing, through some of the operations described by Marcuschi (2010). Based on the elaborated didactic mediation, we show that the modality and stylistic monitoring continua associated with the process of retextualization can be useful tools to lead students to observe the distribution of the variants of the variable phenomenon discussed here.eng
dc.contributor.advisor1Freire, Gilson Costa
dc.contributor.advisor1ID041.418.537-47por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037por
dc.contributor.referee1Freire, Gilson Costa
dc.contributor.referee1ID041.418.537-47por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037por
dc.contributor.referee2Lima, Ricardo Joseh
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1874-3462por
dc.contributor.referee2ID071.292.867-76por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1072479286785521por
dc.contributor.referee3Barros, Daniela Samira da Cruz
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8156168496326104por
dc.creator.ID024.751.767-41por
dc.creator.ID-por
dc.creator.Lattes-por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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