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dc.contributor.authorCorrêa, Ana Lúcia Machado Hernandez
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:09Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:09Z-
dc.date.issued2020-08-19
dc.identifier.citationCORRÊA, Ana Lúcia Machado Hernandez. Contos: Caminho para a formação leitora em alunos jovens-adultos em turmas de EJA, 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15425-
dc.description.abstract. Ao observar as escolas e os alunos pertencentes ao PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos), nota-se a dificuldade de um processo educacional verdadeiramente inclusivo e que fuja da realidade de evasão e de exclusão do discente dessa modalidade de ensino. Diante desse quadro de dificuldades, surge a ideia desta pesquisa com o intuito de apresentar uma proposta de trabalho com literatura a partir da leitura de contos em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola Municipal do Rio de Janeiro como uma tentativa de apresentar mudanças nas aulas, tornando-as mais significativas, com a perspectiva dos alunos se reconhecerem como leitores e gerar a possibilidade de uma leitura mais autônoma e crítica. Para tentar alcançar estes objetivos, o papel do professor-mediador é fundamental, ao escolher os contos e mediar aulas em que a escuta da fala do estudante seja o ponto focal para a identificação do texto com suas histórias de vida e possam registrar suas experiências em um diário de leitura. Para um melhor desenvolvimento do trabalho, foram realizados também os projetos da escrita de um texto coletivo, a confecção de uma caixa de contos para leituras espontâneas e um café literário com o objetivo de confraternizar e avaliar a percepção dos alunos sobre as atividades desenvolvidas durante as aulas. A fim de trazer embasamento teórico para este trabalho, foram estudados autores como Antonio Candido, Paulo Freire, Teresa Colomer, Michele Petit, entre outros estudiosos que tratam das temáticas sobre educação de jovens e adultos, leitura, literatura e ensino.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectliteraturapor
dc.subjectformação leitorapor
dc.subjectensinopor
dc.subjectEJApor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectliteratureeng
dc.subjectreader trainingeng
dc.subjectteachingeng
dc.titleContos: caminho para a formação leitora em alunos jovens-adultos em turmas de EJApor
dc.title.alternativeTales: paths to a reader's formation in young adults students of EJA classeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWhen observing the schools and students belonging to PEJA (Youth and Adult Educational Program), the difficulty of a truly inclusive educational process that escapes the reality of evasion and exclusion of students from this type of teaching is noticiable. In aware of this situation difficulties, the idea of this research arises in order to present a proposal for working with literature from the reading of stories in Youth and Adult Education (EJA) classes in a Municipal school in Rio de Janeiro as an attempt to present changes in classes, making them more significant, with the perspective of students recognizing themselves as readers and generating the possibility of a more autonomous and critical reading. To try to achieve these objectives, the role of the teacher-mediator is fundamental, when choosing stories and mediating classes in which listening to the student's speech is the center point for the identification of the text with their life stories and to record their experiences in a reading diary. For a better development of the work, the projects of writing a collective text, the making of a box of stories for spontaneous readings and a literary café were also carried out in order to socialize and evaluate the students' perception of the activities developed during the classes. In order to provide a theoretical basis for this work, authors such as Antonio Candido, Paulo Freire, Teresa Colomer, Michele Petit, among other scholars dealing with the themes of youth and adult education, reading, literature and teaching were studied.eng
dc.contributor.advisor1Pasche, Marcos Estevão Gomes
dc.contributor.advisor1ID097.197.867-01por
dc.contributor.referee1Pasche, Marcos Estevão Gomes
dc.contributor.referee2Dias, Ana Crélia Penha
dc.contributor.referee3Masseran, Claudia Barbieri
dc.creator.ID014.433.557-39por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0225629570039370por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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