Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15425
Tipo do documento: Dissertação
Title: Contos: caminho para a formação leitora em alunos jovens-adultos em turmas de EJA
Other Titles: Tales: paths to a reader's formation in young adults students of EJA classes
Authors: Corrêa, Ana Lúcia Machado Hernandez
Orientador(a): Pasche, Marcos Estevão Gomes
Primeiro membro da banca: Pasche, Marcos Estevão Gomes
Segundo membro da banca: Dias, Ana Crélia Penha
Terceiro membro da banca: Masseran, Claudia Barbieri
Keywords: Leitura;literatura;formação leitora;ensino;EJA;Reading;literature;reader training;teaching
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 19-Aug-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: CORRÊA, Ana Lúcia Machado Hernandez. Contos: Caminho para a formação leitora em alunos jovens-adultos em turmas de EJA, 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: . Ao observar as escolas e os alunos pertencentes ao PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos), nota-se a dificuldade de um processo educacional verdadeiramente inclusivo e que fuja da realidade de evasão e de exclusão do discente dessa modalidade de ensino. Diante desse quadro de dificuldades, surge a ideia desta pesquisa com o intuito de apresentar uma proposta de trabalho com literatura a partir da leitura de contos em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola Municipal do Rio de Janeiro como uma tentativa de apresentar mudanças nas aulas, tornando-as mais significativas, com a perspectiva dos alunos se reconhecerem como leitores e gerar a possibilidade de uma leitura mais autônoma e crítica. Para tentar alcançar estes objetivos, o papel do professor-mediador é fundamental, ao escolher os contos e mediar aulas em que a escuta da fala do estudante seja o ponto focal para a identificação do texto com suas histórias de vida e possam registrar suas experiências em um diário de leitura. Para um melhor desenvolvimento do trabalho, foram realizados também os projetos da escrita de um texto coletivo, a confecção de uma caixa de contos para leituras espontâneas e um café literário com o objetivo de confraternizar e avaliar a percepção dos alunos sobre as atividades desenvolvidas durante as aulas. A fim de trazer embasamento teórico para este trabalho, foram estudados autores como Antonio Candido, Paulo Freire, Teresa Colomer, Michele Petit, entre outros estudiosos que tratam das temáticas sobre educação de jovens e adultos, leitura, literatura e ensino.
Abstract: When observing the schools and students belonging to PEJA (Youth and Adult Educational Program), the difficulty of a truly inclusive educational process that escapes the reality of evasion and exclusion of students from this type of teaching is noticiable. In aware of this situation difficulties, the idea of this research arises in order to present a proposal for working with literature from the reading of stories in Youth and Adult Education (EJA) classes in a Municipal school in Rio de Janeiro as an attempt to present changes in classes, making them more significant, with the perspective of students recognizing themselves as readers and generating the possibility of a more autonomous and critical reading. To try to achieve these objectives, the role of the teacher-mediator is fundamental, when choosing stories and mediating classes in which listening to the student's speech is the center point for the identification of the text with their life stories and to record their experiences in a reading diary. For a better development of the work, the projects of writing a collective text, the making of a box of stories for spontaneous readings and a literary café were also carried out in order to socialize and evaluate the students' perception of the activities developed during the classes. In order to provide a theoretical basis for this work, authors such as Antonio Candido, Paulo Freire, Teresa Colomer, Michele Petit, among other scholars dealing with the themes of youth and adult education, reading, literature and teaching were studied.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15425
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Ana Lúcia Machado Hernandez Corrêa.pdf3.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.