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Tipo do documento: Dissertação
Title: Produção textual no gênero digital - Caminhos para o ensino de operadores argumentativos no uso em comentários de postagem
Other Titles: Textual production in the digital genre - Paths for teaching argumentative operators to use in post comments
Authors: Pinho, Manuela Antunes de
Orientador(a): Silva, Gerson Rodrigues da
Primeiro membro da banca: Silva, Gerson Rodrigues da
Segundo membro da banca: Santos, Adriano Oliveira
Terceiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Keywords: Operadores Argumentativos;Ensino da escrita;Comentário de Postagem;Argumentative Operators;Writing Teaching;Post Comment
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 24-Sep-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: PINHO, Manuela Antunes de. Produção textual no gênero digital - Caminhos para o ensino de operadores argumentativos no uso em comentários de postagem. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: Esta pesquisa procurou caminhos didáticos para o ensino dos operadores argumentativos, através do gênero digital comentário de postagem realizado na plataforma Facebook, sendo realizada com estudantes do 9˚ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo geral foi colaborar no desenvolvimento da proficiência argumentativa dos aprendizes ao incentivá-los a escrever comentários em postagens digitais sobre temáticas variadas e atuais. Esta pesquisa tem por objetivo principal desenvolver uma proposta didática para o ensino dos operadores argumentativos a partir do gênero digital “comentário de postagem”, tendo como base uma turma de 9º ano do ensino fundamental, da rede pública, no município do Rio de Janeiro. Para tanto, utilizamos um grupo criado na plataforma digital do Facebook, em que a interação com os alunos e entre eles foi promovida a partir de assuntos que circulam no cotidiano dos jovens. O presente trabalho é uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) e teve uma sequência didática que partiu das atividades previstas no material Caderno Pedagógico (CP) e desenvolveu em seus módulos outras atividades que acresceram formas variadas de construir a argumentação dentro e fora da sala de aula (rede social). A reflexão a respeito dos materiais didáticos adotados pela Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro (SME-RJ) serve de ponto de partida e fundamentação para esta pesquisa, uma vez que percebemos uma necessária atualização da abordagem de conteúdos essenciais ao aprimoramento das habilidades do ler e do escrever. Consideramos que o material pedagógico que a SME-RJ dispõe apresenta os marcadores argumentativos em formato de listas, e em paralelo, as produções textuais institucionais desta secretaria não solicitam o uso de tais estruturas, ou pressupõem que tais regularidades da língua ocorreriam no uso de forma espontânea sem a necessária atenção do desenvolvimento processual da escrita. Concluímos que a proposta idealizada por esta pesquisa buscou integrar o ensino de tais elementos linguísticos priorizando um gênero midiático de uso dos alunos o que facilitou a habilidade argumentativa e seu refinamento, além do favorecimento da construção de uma visão crítica da realidade pelos aprendizes. Através da comparação das produções iniciais às produções finais dos alunos, percebemos avanços quanto a qualidade dos textos e um sensível aumento e diversificação dos operadores argumentativos, comprovando-se que a elaboração de sequências didáticas com gêneros de interesse dos estudantes facilita o ensino da escrita.
Abstract: This research sought didactic paths for the teaching of argumentative operators, through the digital post commentary genre made on the Facebook platform, being conducted with 9th grade students from a public school in the city of Rio de Janeiro. The overall goal was to collaborate in developing learners' argumentative proficiency by encouraging them to write comments in digital posts on varied and current topics. The main objective of this research is to develop a didactic proposal for the teaching of argumentative operators based on the digital genre "post comment", based on a 9th grade elementary school from the public school in the city of Rio de Janeiro. To this end, we used a group created on the digital platform of Facebook, in which interaction with students and among them was promoted from issues that circulate in the daily lives of young people. The present work is an action research (THIOLLENT, 2011) and had a didactic sequence that started from the activities provided in the Pedagogical Notebook (CP) material and developed in its modules other activities that added varied ways of building the argument inside and outside the room. (social network). The reflection about the didactic materials adopted by the Secretariat of Education of the Municipality of Rio de Janeiro (SME-RJ) serves as a starting point and grounding for this research, once we perceive a necessary update of the approach of essential contents to the skills improvement. of reading and writing. We consider that the pedagogical material that the SME-RJ has presents the argumentative markers in list format, and in parallel, the institutional textual productions of this secretariat do not require the use of such structures, or assume that such language regularities would occur in the form use. without the necessary attention to the procedural development of writing. We conclude that the proposal idealized by this research sought to integrate the teaching of such linguistic elements prioritizing a media genre of student use which facilitated the argumentative ability and its refinement, as well as favoring the construction of a critical view of reality by learners. By comparing the initial productions with the students' final productions, we noticed advances in the quality of texts and a significant increase and diversification of the argumentative operators, proving that the elaboration of didactic sequences with genres of interest to the students facilitates the teaching of writing.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15418
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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