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Tipo do documento: Dissertação
Title: A produção textual: retextualização e ensino - do gênero canção para o gênero notícia
Authors: Silva, Lucilene Nogueira da
Orientador(a): Dias, Fernanda Henriques
Primeiro membro da banca: Dias, Fernanda Henriques
Segundo membro da banca: Rodrigues, Andréa
Terceiro membro da banca: Pereira, Marli Hermenegilda
Quarto membro da banca: Pinto, Deise Cristina de Moraes
Quinto membro da banca: Silva, Gerson Rodrigues da
Keywords: ensino-aprendizagem de língua portuguesa;retextualização;gêneros textuais;produção textual;Portuguese teaching and learning;retextualization;textual genres;textual production
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: SILVA, Lucilene Nogueira da. A produção textual: retextualização e ensino - do gênero canção para o gênero notícia. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.
Abstract: Esta dissertação apresenta a análise de uma proposta didática, pautada no ensino e retextualização, a partir do gênero canção para o gênero notícia, buscando contribuir para a aprendizagem de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, no que se refere à prática da escrita, tendo em vista o uso efetivo da língua na situação comunicativa. A produção final retextualizada dos alunos é o objeto de interesse e análise deste estudo que se ancora à luz dos pressupostos teóricos apresentados pelos estudos em letramento, gêneros textuais, oralidade e escrita, retextualização e contexto que permitem compreender, avaliar e questionar até que ponto a atividade de retextualização pode contribuir para o ensino e a aprendizagem da escrita. A atividade de retextualização sugerida engloba os conhecimentos prévios de mundo dos alunos e os novos adquiridos, para propiciar-lhes melhor compreensão dos aspectos funcionais da língua e dos gêneros envolvidos, assim como pretende oferecer-lhes o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita, situáveis e fundidas na realização do evento comunicativo – gênero textual. Com esse olhar, parte-se do pressuposto de que os alunos estenderão essas competências para e nas diversas esferas sociais onde não só o registro formal da língua escrita insurja, como também onde o letramento se faça presente em todas as suas formas. A partir das análises das produções dos alunos, conclui-se que o conhecimento situado, a produção retextualizada, os usos efetivos da língua e a compreensão dos alunos de todos os elementos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem são essenciais para o que se ideaciona ao exercício comunicativo adequado às situações sociais das quais os alunos participam e nas quais se subsidiam para as práticas de cidadania. Espera-se também que o escopo analisado possa atender a outras pesquisas sobre o assunto e que possa servir de reflexão para se (re)pensar as práticas didáticas.
Abstract: This dissertation presents the analysis of a didactic proposal based on the teaching and retextualization of genres (i.e. from the music genre to the news genre). It aims at contributing to seventh graders’ learning concerning writing in view of the effective use of the language in communicative situations. The students’ retextualized initial and final productions are the object of interest and analysis in this study, which uses as the theoretical basis literacy, textual genres, oral and written retextualization and context. These theories allow us to understand, evaluate and question to what extent the retextualization activity might contribute to the teaching and learning of writing. This study analyzed the production of six students from the seventh grade in a public school. The suggested activity of retextualization includes students’ previous knowledge of the world and the new ones acquired so as to provide them a better understanding of the functional aspects of the language and genres being worked. Moreover, it offers them the development of reading and writing competencies found in the communicative events and textual genres. With this approach, we assume that students will understand these competencies to and in several social spheres where they will not only face the formal register of the language but also all kinds of literacy. Analyzing the students’ production, we conclude that situated knowledge, retextualized production, the effective use of the language and students’ understanding of all elements involved in the process of teaching and learning are essential to what we expect from the communicative exercise according to the social situation students take part in and make use for the citizenship practice. We hope that this study can help other research on this topic and finally that it makes teachers (re)think didactic practices.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15413
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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