Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15411
Tipo do documento: Dissertação
Title: A produção multimodal do gênero Anúncio Publicitário: intervenção educacional a partir da análise de livro didático
Other Titles: The multimodal production of the adversiting genre: Educational intervention out of textbook analysis
Authors: Leite, Tatiane Mano França
Orientador(a): Silva, Gerson Rodrigues da
Primeiro membro da banca: Silva, Gerson Rodrigues da
Segundo membro da banca: Fonseca, Raquel Silveira
Terceiro membro da banca: Pereira, Marli Hermenegilda
Keywords: Intervenção Educacional;Multimodalidade;Anúncio Publicitário;Educational Intervention;Multimodality;Advertising
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 20-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: LEITE, Tatiane Mano França. A produção multimodal do Gênero Anúncio Publicitário: Intervenção educacional a partir da análise de livro didático. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.
Abstract: A presente pesquisa desenvolve-se a partir da necessidade de se adequar o planejamento didá-tico-pedagógico previsto para o ensino de Língua Portuguesa na abordagem do Gênero Anún-cio Publicitário - conteúdo destinado ao sétimo ano do Ensino Fundamental -, haja vista a im-portância das imagens para a aprendizagem efetiva de construções textuais multimodais e au-tonomia na produção. A fim de comprovar a relevância do trabalho em pauta, a pesquisa-ação busca embasamento teórico e interferência educacional, ambos formulados ao longo do curso de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, entre os anos de 2015 e 2017, e, por sua vez, aplicados em forma de sequência di-dática, em 2017, na Escola Municipal Professora Cleusa Fortes de Pinho Jordão, situada em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Considera-se essencial que o aluno esteja capacitado a parti-cipar do processo de produção textual multimodal do Gênero Anúncio Publicitário, cujo am-plo universo imagético, muitas vezes associado ao texto verbal, oferece um leque de informa-ções e permite diversas interpretações - explícitas ou inferidas -, que consolidam um uso lin-guístico coerente ao conhecimento de mundo de cada leitor, proporcionando-lhe socialização e exercício da cidadania. Para tanto, a dissertação apresenta fundamentação nos principais pensadores da área com seu posicionamento acerca do assunto; explanação do tema em do-cumentos oficiais que regem a educação municipal e nacional; características linguísticas e estruturais do Gênero mencionado; estratégias de ensino e aprendizagem do livro didático adotado pela rede municipal de Angra dos Reis no que concerne ao Gênero enfatizado; des-crição da escola sede da pesquisa; intervenção educacional com proposta de sequência didáti-ca composta por atividade diagnóstica, aula, atividade interpretativa e, por fim, culminância em atividade de produção textual baseada na formulação de um Anúncio Publicitário compos-to por texto verbal e imagem - objetivo de contribuição do trabalho.
Abstract: The present research is developed from the need to adapt the didactic-pedagogical planning for the Portuguese language teaching in the approach of the Publicity Ad Genre - content des-tined to the seventh year of Elementary School -, given the importance of the images for the effective learning of multimodal textual constructions and autonomy in production. In order to prove the relevance of the work in question, action-research seeks theoretical placement and educational interference, both formulated during the course of the Professional Master's De-gree in Letters (PROFLETRAS), at the Federal Rural University of Rio de Janeiro, from 2015 to 2017, and, in turn, applied as didactic sequence, in 2017, at the Cleusa Fortes de Pinho Jordão Municipal School, located in Angra dos Reis, Rio de Janeiro. It is considered essential that the student be able to participate in the multimodal text production process of the Publici-ty Ad genre, whose wide imaging universe, often associated with the verbal text, offers a range of information and allows diverse interpretations - explicit or inferred -, which Consoli-date a coherent linguistic use of each reader's world knowledge, providing socialization and exercise of citizenship. In order to do so, this thesis presents the main thinkers of the area with their position on the subject; Explanation of the theme in official documents governing city and national education; Linguistic and structural characteristics of the aforementioned genre; Teaching and learning strategies of the didactic textbook adopted by the municipal network of Angra dos Reis with regard to the emphasized genre; Description of the research host school; Educational intervention with a teaching sequence consisting of diagnostic activity, lecture, interpretive activity, and, finally, culmination in textual production activity based on the for-mulation of Publicity Advertisement composed by verbal text and image - goal of contribu-tion to the work.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15411
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Tatiane Mano França Leite.pdf3.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.