Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15403
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlves, Luciene de Lima
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:56Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:56Z-
dc.date.issued2018-02-23
dc.identifier.citationALVES, Luciene de Lima. Contos machadianos na formação do leitor literário no ensino fundamental: da leitura à autoria. 2018. 192 f.. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15403-
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga a formação do leitor literário no Ensino Fundamental. Para tanto, foi proposta uma sequência didática envolvendo contos de Machado de Assis em duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, nos anos de 2016 e 2017, em uma escola da rede pública no município de Barra Mansa, RJ. Tal sequência didática compreendeu leitura de contos machadianos variados, estudo da estrutura do gênero conto e, ao final, leitura e reescrita do conto machadiano “O caso da vara”. Os alunos deveriam modificar o foco narrativo de narrador-onisciente para narrador-personagem, sob o ponto de vista de Lucrécia, escrava que quase não fala no texto. A ideia fundamental deste trabalho está calcada no pensamento de Antonio Candido, que entende o acesso à literatura como um direito de todos. Além disso, reflete sobre a formação literária como um processo contínuo, subjetivo e que se realiza quando o estudante é exposto a variadas experiências literárias ao longo de sua trajetória escolar. Para iluminar teoricamente essa reflexão, foram discutidos textos de Michèle Petit, Cecília Bajour, Jorge Larrosa, Rildo Cosson, Teresa Colomer, Paul Zumthor, Tzvetan Todorov, entre outrospor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura literáriapor
dc.subjectFormação do leitorpor
dc.subjectContos machadianospor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectLiterary readingeng
dc.subjectReader's formationeng
dc.subjectMachadian taleseng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleContos machadianos na formação do leitor literário no ensino fundamental: da leitura à autoriapor
dc.title.alternativeMachadian short-stories in the literary reader's formation in elementary school: from reading to authorshippor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research investigates the literary reader's formation in Elementary School.For that, a didactic sequence was proposed involving stories by Machado de Assis in two classes of 9th grade of Elementary School, in the years 2016 and 2017, in a public school in the city of Barra Mansa, RJ. This didactic sequence included the reading of varied Machado tales, a study of the structure of the tale genre and, in the end, reading and rewriting of the Machado story "The case of the stick". The students should modify the narrative focus from narrator-omniscient to narrator-character, from the point of view of Lucrecia, a slave who barely speaks in the text. The fundamental idea of this work is based on the thought of Antonio Candido, who understands access to literature as a right of all. Furthermore, it reflects on literary formation as a continuous, subjective process that takes place when the student is exposed to varied literary experiences throughout his or her school career. In order to illuminate this reflection theoretically, texts were discussed by Michèle Petit, Cecilia Bajour, Jorge Larrosa, Rildo Cosson, Teresa Colomer, Paul Zumthor, Tzvetan Todorov, among otherseng
dc.contributor.advisor1Pasche, Marcos Estevão Gomes
dc.contributor.advisor1ID097.197.867-01por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462493361956902por
dc.contributor.referee1Pasche, Marcos Estevão Gomes
dc.contributor.referee2Dias, Ana Crelia Penha
dc.contributor.referee3Oliveira, Luiza Alves de
dc.creator.ID026.835.957-19por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1713107383081504por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesANDRADE, Mario de. Contos e contistas. In: O empalhador de passarinho. 3. ed. São Paulo: Martins; Brasilía: INL/MEC, 1972, p. 5-8. ASSIS, Machado de. Páginas recolhidas; Relíquias da casa velha. São Paulo: Martins Fontes, 2008. ______. Contos consagrados. São Paulo: Publifolha, 1997. ______. Contos. Seleção de Deomira Stefani. 10. ed. São Paulo: Ática, 1983. ______. Várias Histórias. São Paulo: W. M. Jackson Inc. Editores, 1959. ______. Notícia atual da literatura brasileira. Instinto de nacionalidade. Disponível em: <machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/crítica/mact25.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2016. BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de escrita. Tradução de Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012. BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In:______. Obras escolhidas, v. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 114-119. Disponível em: <https://bibliotecasocialvirtual.files.wordpress.com/2010/06/walter-benjamin-experiencia-e-pobreza.pdf> . Acesso em: 03 jan. 2018. BLOOM, Harold. Prefácio e Prelúdio. In: BLOOM. O Cânone Ocidental: os livros e a escola do tempo. Tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. BOSI, Alfredo (Org.) O conto brasileiro contemporâneo. 4. ed. São Paulo: Cultrix, 1981. BRASIL. Machado de Assis, um mestre na periferia. In: DVD Escola: Literatura. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância, 2007. ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. 84 CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: LIMA, Aldo. (Org.) O direito à literatura. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012. CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Teresa Cochar. Português: linguagens, 9º ano, Língua Portuguesa. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 70-6. COENGA, Rosemar. Leitura e Letramento Literário: diálogos. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2010. COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016. CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014. GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. 10. ed. São Paulo, Ática, 2001. GUIMARÃES, Alexandre Huady; BATISTA, Ronaldo de Oliveira (Org.) Língua e Literatura: Machado de Assis na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010: Barra Mansa, RJ. 2016. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=330040&search=||infogr%E1ficos:-informa%E7%F5es-completas>. Acesso em: 04 jan. 2018. KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:______ (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995, p. 15-61. 85 LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. In: ______. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016, p. 15-34. LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1985. LINS, Osman. (Org.). Missa do Galo: variações sobre o mesmo tema. 2. ed. Rio de Janeiro: Summus Editorial, 1977. LOBATO, Monteiro. Fábulas e histórias diversas. 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 1962, p. 95-6. MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MORTATI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004. PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013. ______. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012. ______. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008. PROPP, Vladimir. Morfologia do conto. Tradução de Jaime Ferreira e Vitor Oliveira. 4. ed. Lisboa: Vega, 2000. ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 86 ROSENTHAL, Adolfo. Uns Braços. Brasil: Rede Record e Contém Conteúdo, Distribuidora Flash Star, 2009. 1 DVD (36 min.), color., son. SENNA, Marta de. Introdução. In: ASSIS, Machado de. Páginas Recolhidas; Relíquias da Casa Velha. São Paulo: Martins Fontes, 2008. SILVA, Vera Maria Tiezmann. Leituras literárias e outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2014. _____. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. TAVARES, Hênio U. da C. Teoria Literária. 10. ed. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Villa Rica, 1991. TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2017. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010. ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2016.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66034/2018%20-%20Luciene%20de%20Lima%20Alves.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4872
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-07-21T12:21:37Z No. of bitstreams: 1 2018 - Luciene de Lima Alves.pdf: 23631261 bytes, checksum: 3d996d0ed4abd1cc02e134f63d7204e2 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-21T12:21:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Luciene de Lima Alves.pdf: 23631261 bytes, checksum: 3d996d0ed4abd1cc02e134f63d7204e2 (MD5) Previous issue date: 2018-02-23eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Luciene de Lima Alves.pdfLuciene de Lima Alves23.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.