Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15403
Tipo do documento: Dissertação
Title: Contos machadianos na formação do leitor literário no ensino fundamental: da leitura à autoria
Other Titles: Machadian short-stories in the literary reader's formation in elementary school: from reading to authorship
Authors: Alves, Luciene de Lima
Orientador(a): Pasche, Marcos Estevão Gomes
Primeiro membro da banca: Pasche, Marcos Estevão Gomes
Segundo membro da banca: Dias, Ana Crelia Penha
Terceiro membro da banca: Oliveira, Luiza Alves de
Keywords: Leitura literária;Formação do leitor;Contos machadianos;Ensino Fundamental;Literary reading;Reader's formation;Machadian tales;Elementary school
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 23-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: ALVES, Luciene de Lima. Contos machadianos na formação do leitor literário no ensino fundamental: da leitura à autoria. 2018. 192 f.. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.
Abstract: Esta pesquisa investiga a formação do leitor literário no Ensino Fundamental. Para tanto, foi proposta uma sequência didática envolvendo contos de Machado de Assis em duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, nos anos de 2016 e 2017, em uma escola da rede pública no município de Barra Mansa, RJ. Tal sequência didática compreendeu leitura de contos machadianos variados, estudo da estrutura do gênero conto e, ao final, leitura e reescrita do conto machadiano “O caso da vara”. Os alunos deveriam modificar o foco narrativo de narrador-onisciente para narrador-personagem, sob o ponto de vista de Lucrécia, escrava que quase não fala no texto. A ideia fundamental deste trabalho está calcada no pensamento de Antonio Candido, que entende o acesso à literatura como um direito de todos. Além disso, reflete sobre a formação literária como um processo contínuo, subjetivo e que se realiza quando o estudante é exposto a variadas experiências literárias ao longo de sua trajetória escolar. Para iluminar teoricamente essa reflexão, foram discutidos textos de Michèle Petit, Cecília Bajour, Jorge Larrosa, Rildo Cosson, Teresa Colomer, Paul Zumthor, Tzvetan Todorov, entre outros
Abstract: This research investigates the literary reader's formation in Elementary School.For that, a didactic sequence was proposed involving stories by Machado de Assis in two classes of 9th grade of Elementary School, in the years 2016 and 2017, in a public school in the city of Barra Mansa, RJ. This didactic sequence included the reading of varied Machado tales, a study of the structure of the tale genre and, in the end, reading and rewriting of the Machado story "The case of the stick". The students should modify the narrative focus from narrator-omniscient to narrator-character, from the point of view of Lucrecia, a slave who barely speaks in the text. The fundamental idea of this work is based on the thought of Antonio Candido, who understands access to literature as a right of all. Furthermore, it reflects on literary formation as a continuous, subjective process that takes place when the student is exposed to varied literary experiences throughout his or her school career. In order to illuminate this reflection theoretically, texts were discussed by Michèle Petit, Cecilia Bajour, Jorge Larrosa, Rildo Cosson, Teresa Colomer, Paul Zumthor, Tzvetan Todorov, among others
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15403
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Luciene de Lima Alves.pdfLuciene de Lima Alves23.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.