Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15399
Tipo do documento: Dissertação
Title: Ensino de escrita e retextualização no processo de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental da educação de jovens e adultos
Authors: Nascimento, Viviane de Araújo
Orientador(a): Pereira, Marli Hermenegilda
Primeiro membro da banca: Pereira, Marli Hermenegilda
Segundo membro da banca: Alencar, Patrícia Vargas
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Gerson
Quarto membro da banca: Ribeiro, Patrícia Ferreira Neves
Quinto membro da banca: Roberto, Mikaela
Keywords: Writing;Orality;Literacy;Gender textual;Escrita;Oralidade;Letramento;Retextualização;Gêneros textuais
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 8-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: NASCIMENTO, Viviane de Araújo. Ensino de escrita e retextualização no processo de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental da educação de jovens e adultos. 2015. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo geral implementar e desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica voltada para o desenvolvimento das competências escritoras dos estudantes, através do processo de retextualização, na transformação da produção oral para o texto escrito. Teve como objetivos específicos: conceituar gêneros textuais e estabelecer sua relação com ensino de língua portuguesa; apresentar os conceitos de retextualização e de sequência didática e refletir sobre o processo de letramento de alunos da educação de jovens e adultos (EJA). Os agentes desta pesquisa foram alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública, estadual, localizada no município de Nova Iguaçu. Foi elaborada uma sequência didática nos moldes formulados pelos autores Schneuwly e Dolz (2004), composta por oficinas que tiveram como produção inicial o depoimento oral, cujo tema envolveu “Os problemas do bairro”. O depoimento oral foi transcrito e passou por etapas de ajustes e reescrituras com intervenções da professora pesquisadora até chegar à produção final no gênero carta do leitor. O desenvolvimento desta proposta didática foi extremamente relevante tendo em vista a grande deficiência em habilidades de escrita apresentada pelos discentes da EJA. Objetivou-se verificar se as atividades desenvolvidas na sequência didática promoveram o desenvolvimento das habilidades de escrita de jovens e adultos. Dada a relevância de o ensino de Língua Portuguesa ser baseado em uma metodologia que tenha como enfoque central o trabalho com gêneros textuais em eventos de letramento como propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), buscou-se amparo teórico nos estudos de autores como Bakhtin (1992), Marcushi (2001; 2008), Dell’isola (2008), Schneuwly e Dolz (2004), Koch e Elias (2014),Soares (2002), Kleiman (1995) dentre outros que abordam o tema. Como aporte metodológico, o trabalho foi fundamentado numa abordagem qualitativa e, como tipo de pesquisa a pesquisa-ação, uma linha de investigação que nos leva a examinar as relações sociais e obter transformações em atitudes e comportamentos dos sujeitos.
Abstract: This research aimed to implement and develop a proposal for a pedagogical intervention focused on the development of the writers skills of students through retextualization process, the transformation of oral production to the written text. The research has some specific objectives: conceptualize genres and establish some relations between then and the Portuguese-speaking education; to present the concepts of retextualization and didactic sequence and to reflect about the process of literacy education of young students and adults (EJA). The agents of this research were students of the 8th grade of elementary school of Youth and Adult Education in a public, state school, located in Nova Iguaçu. A didactic sequence was based on methods from the authors Schneuwly and Dolz (2004), consisting of workshops which had as initial production an oral testimony about "The neighborhood problems". The oral testimony was transcribed and passed through stages of adjustments and rewriting with interventions of the teacher researcher to reach the final production in the genre reader's letter. The development of this didactic proposal was extremely important in view of the great deficiency in writing skills presented by students of the EJA. The objective was to verify if the activities developed in the didactic sequence promoted the development of youth and adult writing skills. Based on the importance of the Portuguese Language teaching be developed by a methodology that has the central focus the work with genres in literacy events as proposed by the National Curriculum Parameters (PCN), we sought theoretical support in the studies of authors such as Bakhtin ( 1992), Marcushi (2001; 2008), Dell'isola (2008), Schneuwly and Dolz (2004), Koch and Elias (2014), Soares (2002), Kleiman (1995) among others that study this theme. As a methodological support, the work was based on a qualitative analyses, and“action research” as the type of research, a line of investigation that leads us to examine social relationships and obtain changes in attitudes and behaviors of the subjects.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15399
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Viviane de Araújo Nascimento.pdfDocumento principal11.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.