Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15398
Tipo do documento: Dissertação
Title: Ensino de escrita através da carta de solicitação e carta do leitor na educação básica
Other Titles: Writing instruction through letter of request and reader's letter in basic education
Authors: Freitas, Flávia Renata Figueira
Orientador(a): Pereira, Marli Hermenegilda
Primeiro membro da banca: Pereira, Marli Hermenegilda
Segundo membro da banca: Coelho, Fábio André Cardoso
Terceiro membro da banca: Santos, Angela Marina Bravin dos
Keywords: Textual production;Teaching writing;Textual genres;Produção textual;Ensino de escrita;Gêneros textuais
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 6-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: FREITAS, Flávia Renata Figueira de. Ensino de escrita através da carta de solicitação e carta do leitor na educação básica. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar uma intervenção didática para o ensino de escrita, através da produção dos gêneros carta de solicitação e carta do leitor, realizada, respectivamente, com alunos do 6º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. Além desse objetivo geral, este trabalho visou desenvolver a capacidade argumentativa dos discentes na educação básica e verificar se a tomada de consciência da natureza processual da escrita colabora para melhoria da qualidade dos textos produzidos nessa fase de escolaridade. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) desenvolvida com a participação dos alunos e da professora-pesquisadora, a fim de se propor uma intervenção capaz de promover o desenvolvimento linguístico dos alunos por meio dos usos sociais da escrita. A partir dos dados analisados, foi possível constatar que a compreensão da escrita como um processo pode, de fato, contribuir para a elaboração de textos escritos. Através da comparação das produções iniciais às produções finais dos alunos, percebeu-se que houve avanços quanto à qualidade dos textos produzidos e ao desenvolvimento da capacidade argumentativa, comprovando-se, assim, que a sequência didática é um percurso viável para o ensino da escrita na educação básica.
Abstract: This research has as general objective to elaborate a didactic intervention for teaching writing, through the production of two textual genres - the letter of request and reader's letter, held respectively with students of 6th and 9th grades of elementary school a public school in the city of Rio de Janeiro. In addition to this overall objective, this study aimed to develop argumentative skills of students in basic education and verify that the taking of the procedural nature of writing awareness contributes to enhancing the quality of the texts produced in this educational stage. This work is an action-research,(THIOLLENT, 2011) performed by the students and the teacher-researcher, in order to propose an intervention that could promote the language improvement of students through the writing social uses. From the data analyzed, it was found that the understanding of writing as a process can, in fact, contribute to the preparation of written texts. By comparing the students` initial production to the final ones, it was noticed that not only progress has been made regarding to the quality of the texts produced, but also the argumentative skills were developed, proving, thus, that the didactic sequence is a viable route to the teaching of writing in basic education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15398
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Flávia Renata Figueira de Freitas.pdfDocumento principal4.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.