Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15394
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCabral, Erick Augusto
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:50Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:50Z-
dc.date.issued2016-12-12
dc.identifier.citationCABRAL, Erick Augusto. Ensino de coesão referencial no 9º ano do Ensino Fundamental a partir do objeto direto anafórico de terceira pessoa. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15394-
dc.description.abstractSegundo pesquisas variacionistas (cf. DUARTE, 1989; AVERBUG, 1998, 2000, 2007; FREIRE, 2000; 2005; 2011), as estratégias que aparecem no português do Brasil em lugar do clítico acusativo (pronome átono) para representação do objeto direto anafórico de terceira pessoa são o pronome nominativo (pronome reto), o sintagma nominal anafórico e o objeto nulo (categoria vazia). Assim, esta pesquisa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos da Gramática do Texto e da Sociolinguística Variacionista, tem por objetivo investigar a frequência das variantes supracitadas na escrita de alunos do 9º ano do EF num contínuo oralidade-letramento (cf. BORTONI-RICARDO, 2004), a fim de verificar se a escolarização exerce ou não efeito sobre a escrita dos alunos, bem como levar esses mesmos alunos a perceber a pertinência de cada uma das variantes usadas na realização da variável em eventos de oralidade ou de letramento, de maneira que possam empregar, em diferentes contextos de uso da língua, as variantes candidatas à representação do objeto direto anafórico de terceira pessoa. Dessa forma, foram selecionados três gêneros, organizados ao longo do referido contínuo: histórias em quadrinhos (HQs), representativas de textos mais orais; crônicas, consideradas textos intermediários nessa escala; reportagens, textos tidos como representantes da cultura de letramento. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, foi elaborada uma sequência didática, que permitiu trabalhar o uso das variantes em textos dos gêneros selecionados, desde a diagnose até a produção final. Os resultados mostraram, por um lado, que a variante clítico acusativo não faz parte da gramática natural dos alunos, sendo resultado de um processo de escolarização; por outro, que a variante pronome lexical ainda é bem presente na escrita de estudantes para representação do objeto direto anafórico de terceira pessoa, mesmo em gêneros representativos da cultura letrada como a reportagem, o que sinaliza a necessidade de um trabalho constante da escola no sentido de promover o processo de letramento dos alunos, especialmente no que diz respeito ao manejo de estruturas linguísticas típicas das variedades urbanas de prestígio.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReferentiationeng
dc.subjectDirect objecteng
dc.subjectVariationeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectReferenciaçãopor
dc.subjectObjeto diretopor
dc.subjectVariaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.titleEnsino de coesão referencial no 9º ano do Ensino Fundamental a partir do objeto direto anafórico de terceira pessoapor
dc.title.alternativeTeaching reference cohesion in the ninth year of elementary school from the anaphoric direct object of third personeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAccording to variational researches (cf. DUARTE, 1989; AVERBUG, 1998, 2000, 2007; FREIRE, 2000; 2005; 2011), the strategies that appear in the Brazilian Portuguese instead of accusative clitic for representation of the anaphoric direct object of third person are nominative pronoun, anaphoric NP and null object. This research, based on theoretical and methodological backgrounds from Grammar of the Text and Variationist Sociolinguistics, aims to investigate the frequency of the aforementioned variants on writing of ninth grade students from elementary school, in continuum orality-literacy (cf. BORTONI-RICARDO, 2004), to check whether the school can influence on the students‘ writing. Plus, we intent to guide these students to realize the relevance of each of the variants in orality events or literacy events, so that they can use those variants in different linguistic contexts. For this purpose, we selected three genres distributed along this continuum: comic strip which is considered a representation of the oral speech, chronicles which stands halfway this continuum, and, finally, the newspaper articles which represents the other pole of the continuum, due to their higher degree of literacy. In order to achieve the objectives, we developed a teaching sequence, which allowed to work with diferent texts, from the diagnosis to the final productions. The results showed, on the one hand, that the accusative clitic is not part of natural grammar of students, it depends on educational process; on the other hand, the use of nominative pronoun as direct object is still very much present in the writing of students, even in representative genres of literate culture as the newspaper reports, which signals that school must promote the students‘ literacy process, especially to make them able to handle the prestige linguistic structures.eng
dc.contributor.advisor1Freire, Gilson Costa
dc.contributor.advisor1ID041.418.537-47por
dc.contributor.referee1Freire, Gilson Costa
dc.contributor.referee2Averbug, Mayra Cristina Guimarães
dc.contributor.referee3Machado, Mônica de Toledo Piza Costa
dc.contributor.referee4Coelho, Fábio André Cardoso
dc.contributor.referee5Santos, Ângela Marina Bravin dos
dc.creator.ID616.857.203-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5475995140370203por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesALKMIM, Tania Maria. Sociolinguística Parte 1. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Christina (orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. v.1. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. AVERBUG, Mayra Cristina Guimarães. Variação Linguística e Ensino: em foco o objeto direto anafórico. In: BERNARDO, Sandra Pereira; MENEZES, Vanda Cardoso de (orgs). Estudos da Línguagem: renovação e síntese, Anais do XVIII Congresso da Assel-Rio, 1998. ______. Objeto direto anafórico e sujeito pronominal na escrita de estudantes. Dissertação de mestrado em Língua Portuguesa . Rio de janeiro: UFRJ, 2000. ______. Variedades linguísticas nas escolas brasileiras:pronomes nominativo, acusativo e dativo. In: LOBO, Maria; COUTINHO, Maria Antónia (orgs). XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Coimbra, 2007. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. -6ª ed.-São Paulo: ed WMF Martins Fontes, 2011. BECHARA, Evanildo. Moderna gramática do Português. -37. Ed. Rev.,ampl. e atual. Conforme o novo acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009 [1999]. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. ______ (et al). Por que a escola não ensina gramática assim?- 1.ed. São Paulo: Parábola editorial, 2014. ______. Manual de Sociolinguística. São paulo: Contexto, 2014. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. CAMACHO, Roberto Gomes. Sociolinguística Parte II. In: MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Anna Christina (orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. V.1. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. CAMARA JUNIOR, J. Mattoso. Dispersos. (org): UCHOA, Carlos Eduardo Falcão. Ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens, 6º ano. 7. Ed. Reform. - São Paulo: Saraiva, 2012. ______. Português: linguagens, 7º ano. 7. Ed. Reform. - São Paulo: Saraiva, 2012. ______. Português: linguagens, 8º ano. 7. Ed. Reform. - São Paulo: Saraiva, 2012. ______. Português: linguagens, 9º ano. 7. Ed. Reform. - São Paulo: Saraiva, 2012. COAN, Marluce; FREITAG, Raquel Meister. Sociolinguística variacionista: pressupostos teórico-metodológicos e propostas de ensino. Revista Eletrônica de Linguística, Vol. 04, nº 02, 2010. Disponível em <http: //www.seer.ufu.br/index.php/ dominiosdelinguagem>. Acesso em 10 de julho de 2016. CUNHA, Celso; LINDLEY, Luís F.. Nova Gramática do português contemporâneo.-3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001 [1985]. CYRINO, Sonia Maria Lazzarini. Observações sobre a mudança diacrônica no português do Brasil: objeto nulo e clíticos. In: KATO, Mary A. & ROBERTS, Ian. (orgs.) Português brasileiro — uma viagem diacrônica. Campinas, UNICAMP, 1993. p. 19-34. ______. O objeto nulo no português brasileiro: um estudo sintático-diacrônico. Londrina: Editora UEL, 1997. DELMANTO, Carvalho; CARVALHO, Laiz B. Jornadas.port. –Língua Portuguesa, 6º ano. – 2.ed. –São Paulo: Saraiva, 2012. ______. Jornadas.port. –Língua Portuguesa, 7º ano. – 2.ed. –São Paulo: Saraiva, 2012. ______. Jornadas.port. –Língua Portuguesa, 8º ano. – 2.ed. –São Paulo: Saraiva, 2012. ______. Jornadas.port. –Língua Portuguesa, 9º ano. – 2.ed. –São Paulo: Saraiva, 2012. DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. trad. ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. DUARTE, Maria Eugenia Lamoglia. Clítico acusativo, Pronome Lexical e categoria vazia do português do Brasil. In: TARALLO, Fernando (org.). Fotografias Sociolinguísticas. Campinas: Pontes (Editora Unicamp), 1989. p. 19-34. ______; SERRA, Carolina. Gramática(s), ensino de português e ―adequação linguística‖. Matraga, Rio de Janeiro, v.22, n.36, jan/jun. 2015. FAVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. 11. Ed. São Paulo: Ática, 2006. ______; KOCH, Ingedore G. Villaça. Linguística Textual: Introdução. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2008. FREIRE, Gilson Costa. Os clíticos de terceira pessoa e as estratégias para sua substituição na fala culta brasileira e lusitana. Dissertação de mestrado em Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, UFRJ, 2000. ______. A realização do acusativo e do dativo de terceira pessoa na escrita brasileira e lusitana. Tese de doutorado em Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, UFRJ, 2005. ______. Acusativo e dativo anafóricos de 3ª pessoa na escrita brasileira e lusitana.ABRALIN, v.10, n.1 jan / jun 2011. p. 12-32. KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção de sentidos. São Paulo: Contexto, 1997. ______. A coesão textual. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2003. ______; Elias, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos do texto. -3.ed., 10ª reimp. – São Paulo: Contexto, 2014. ______. Desvendando os segredos do texto. -4.ed. São Paulo: Cortez, 2005. ______; MARCUSSHI, L.A.. Processos de referenciação na produção discursiva. D.E.L.T.A., 14:pp. 107-124. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva et. al. (org). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. MOLICA, Maria Cecília; BRAGA, Maria Luiza (orgs.). Introdução à Sociolinguística – o tratamento da variação. -4.ed. 3ª reimp,. São Paulo: Contexto, 2015. NUNES, Jairo M. Direção de cliticização, objeto nulo e pronome tônico na posição de objeto direto em portugûes brasileiro. In: KATO, Mary A. & ROBERTS, Ian. (orgs.) Português brasileiro — uma viagem diacrônica. Campinas, UNICAMP, 1993. pp. 207-220. OLIVEIRA, Tania Amaral et. al. Tecendo Linguagens: língua portuguesa, 6º ano. -3.ed. São Paulo: IBEP, 2012. _______. Tecendo Linguagens: língua portuguesa, 7º ano. -3.ed. São Paulo: IBEP, 2012. _______. Tecendo Linguagens: língua portuguesa, 8º ano. -3.ed. São Paulo: IBEP, 2012. _______. Tecendo Linguagens: língua portuguesa, 9º ano. -3.ed. São Paulo: IBEP, 2012. ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa. -40.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001 [1972]. SEEDUC/RJ. Diretrizes curriculares para o ensino fundamental - anos iniciais. SEE, 2010. _______. Currículo mínimo: 6º ano/ fundamental. SEE, 2010. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Proposta Pedagógica da Secretaria de Educação de Duque de Caxias: volume 2. SME, 2004. SILVA, Tatiane Sant‘anna da. A representação do acusativo anafórico de 3ª pessoa na escrita de estudantes de Letras da UFRJ. Monografia de final de curso apresentada ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014. WIEDEMER, Marcos Luiz. Introdução aos conceitos básicos da sociolinguística. Cadernos do CNLF, Vol. XIII, nº 03. Rio de Janeiro: CiFeFil, 2009. WEINREICH, Uriel; LABOV, William e HERZOG, Marvin. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006 [1968].por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6960/2016%20-%20Erick%20Augusto%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21030/2016%20-%20Erick%20Augusto%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27369/2016%20-%20Erick%20Augusto%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33712/2016%20-%20Erick%20Augusto%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40116/2016%20-%20Erick%20Augusto%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46526/2016%20-%20Erick%20Augusto%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52888/2016%20-%20Erick%20Augusto%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59370/2016%20-%20Erick%20Augusto%20Cabral.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2166
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-11-09T17:24:21Z No. of bitstreams: 1 2016 - Erick Augusto Cabral.pdf: 5011974 bytes, checksum: ca52656e5f77bfd68ff25c37627f5d7a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-09T17:24:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Erick Augusto Cabral.pdf: 5011974 bytes, checksum: ca52656e5f77bfd68ff25c37627f5d7a (MD5) Previous issue date: 2016-12-12eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Erick Augusto Cabral.pdfDocumento principal4.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.