Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15393
Tipo do documento: Dissertação
Title: A prática da leitura e a sala de aula: o trabalho com o ensino de inferências a partir do gênero textual crônica para turmas de 9º ano do ensino fundamental
Other Titles: Reading and classroom: working with educational inferences from practice with chronic genre for groups of 9th grade of elementary school
Authors: Domingues, Rogéria Lima de Araujo Frech
Orientador(a): Silva, Gerson Rodrigues da
Primeiro membro da banca: Silva, Gerson Rodrigues da
Segundo membro da banca: Rodrigues, Andrea
Terceiro membro da banca: Fonseca, Rívia Silveira
Keywords: inferences;Genre literacy;teaching practice;inferências;gênero textual;prática docente
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 6-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: DOMINGUES, Rogéria Lima de Araujo Frech. A prática da leitura e a sala de aula: o trabalho com o ensino de inferências a partir do gênero textual crônica para turmas de 9º ano do ensino fundamental. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Abstract: O presente trabalho busca apresentar uma metodologia que desenvolva o hábito de leitura dos alunos do 9° ano do ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino, a fim de que os amadureça enquanto leitores. Os objetivos definidos nesta pesquisa foram estabelecer um paralelo entre o ensino da leitura e o leitor na construção de sentidos; propor algumas ações de práticas docentes favoráveis ao ensino de inferências, além de fomentar um pouco a realidade das classes da rede pública de ensino. O uso de textos relacionados ao gênero ―crônica‖ permeou as atividades propostas para análise e coleta de dados, já que serviram como base para o planejamento e execução das aulas de leitura dos alunos durante o período de intervenção pedagógica. A preocupação em ajustar uma prática docente que resgate a importância da leitura para a vida social do educando está sugerida em todos os processos da pesquisa, uma vez que uma das funções do professor de Língua Portuguesa é ser um agente de letramento.
Abstract: This study aims to present a methodology to develop the reading habit of the students of the 9th grade of elementary school in the state public school system, so that the mature as players. The objectives defined in this research were to establish a parallel between the teaching of reading and the reader in the construction of meaning; propose some actions of teaching practices conducive to teaching inferences as well as expanding slightly the reality of classes in public schools. The use of texts related to gender "chronic" permeated the activities proposed for analysis and data collection, as it served as the basis for the planning and execution of the reading classes of students during the pedagogical intervention period. The concern in setting a teaching practice that rescue the importance of reading for the student's social life is suggested in all the processes of research, since one of the functions of the teacher of Portuguese Language is to be a literacy agent.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15393
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Rogéria Lima de Araújo Frech Domingues.pdfDocumento principal906.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.