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dc.contributor.authorOliveira, Sabrina de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:16:45Z-
dc.date.available2023-12-22T03:16:45Z-
dc.date.issued2021-07-30
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sabrina de. “Gente grande tá sempre achando que criança tá por fora”: uma proposta de letramento literário por meio da leitura de A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 202100.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15384-
dc.description.abstractPercebendo o uso do texto literário em sala de aula como pretexto para trabalhar atividades gramaticais, as quais exigem o domínio da norma padrão em modalidade escrita; para questões nas quais são abordados aspectos puramente técnicos; ou ainda para exercícios de caráter exclusivamente interpretativo, esta pesquisa tem por objetivo promover uma proposta adequada de letramento literário por meio da leitura do livro A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, publicado em 1976. Assume-se, então, como objetivos a democratização da literatura, considerada a escola como espaço privilegiado para o acesso dos leitores iniciantes ao livro literário; e a proposição de uma sequência, ancorada nos estudos de Rildo Cosson, com vistas ao letramento literário dos educandos. Para tanto, adota-se a perspectiva da pesquisa- intervenção, uma vez que, identificadas falhas recorrentes na escolarização da literatura, busca- se uma estratégia que contribua efetivamente para a formação do leitor literário. A sequência para a leitura literária de um dos clássicos da literatura dirigida ao público infanto-juvenil, de Lygia Bojunga, foi desenvolvida tendo em vista educandos com idade entre 10 e 12 anos, cursando o sexto ano do ensino fundamental, em uma instituição pública, o CIEP Cora Coralina, localizado no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; e concretiza-se pela leitura integral do livro em sala de aula, acompanhada de debates e registros escritos, que formariam a base de dados em caráter qualitativo. Tendo em vista a impossibilidade de aplicar a pesquisa, em virtude do cenário pandêmico, não será possível expor os resultados de sua aplicação. Entretanto, a sequência para a leitura de A bolsa amarela é apresentada na esperança que possa ser aplicada em um futuro próximo.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDemocratização da literaturapor
dc.subjectFormação do leitor literáriopor
dc.subjectGênero literário infanto-juvenilpor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectDemocratization of literatureeng
dc.subjectFormation of the literary readereng
dc.subjectInfant-juvenile literary genreeng
dc.subjectLiterary literacyeng
dc.title“Gente grande tá sempre achando que criança tá por fora”: uma proposta de letramento literário por meio da leitura de A Bolsa Amarela, de Lygia Bojungapor
dc.title.alternative"Grown ups always thinkin' that kids are out of the loop": a proposal of literary literacy through the reading of A Bolsa Amarela, by Lygia Bojunga Nuneseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFrom noticing the usage of literary texts in classrooms as a pretext to work grammatical activities, which require the mastering of standard grammar rules in writing; for cases in which purely technical aspects are dealt with; or even for exclusively interpretative-character exercises, this research has the objective of promoting an adequate proposal of literary literacy through the reading of the book A Bolsa Amarela, by Lygia Bojunga, published in 1976. The objectives, thus, are set as the democratization of literature, considering school as a privileged space for the access of beginning readers to the literary book; and the proposal of a didactic sequence, based on the studies of Rildo Cosson, aiming for the literary literacy of students. For this purpose, the intervention-research perspective is adopted, once that, with recurring flaws in schooling of literature identified, a strategy that effectively contributes towards the formation of the literary reader is searched. The sequence for the literary reading of one of literature classics oriented to infant-juvenile public, by Lygia Bojunga, was developed focusing on students between 10 and 12 years old, in the sixth grade of middle school, in a public institution, the CIEP Cora Coralina, located in the city of Duque de Caxias, at the Baixada Fluminense region; and it is concretized by the integral reading of the book in the classroom, followed by debates and written registers, which would build the database in a qualitative character. Having in mind the impossibility of applying the research due to the pandemic scenario, it won’t be possible to expose the results of its application. However, the didactic sequence is presented in hope it can be applied in a near future.eng
dc.contributor.advisor1Queiroz, Mario César Newman de
dc.contributor.advisor1ID720.668.907-82por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4003-7150por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5033309672016894por
dc.contributor.referee1Queiroz, Mario Cesar Newman de
dc.contributor.referee1ID720.668.907-82por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4003-7150por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5033309672016894por
dc.contributor.referee2Considera, Anabelle Loivos
dc.contributor.referee2ID029.745.537-02por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3353735173336907por
dc.contributor.referee3Fonseca, Rivia Silveira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1527611853543898por
dc.creator.ID124.810.777-25por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-08-03T11:46:44Z No. of bitstreams: 1 2021 - Sabrina de Oliveira.pdf: 1022474 bytes, checksum: 3a51607e1528f09bc75f0f2b9fa8fe84 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-03T11:46:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Sabrina de Oliveira.pdf: 1022474 bytes, checksum: 3a51607e1528f09bc75f0f2b9fa8fe84 (MD5) Previous issue date: 2021-07-30eng
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