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Tipo do documento: Dissertação
Title: “Gente grande tá sempre achando que criança tá por fora”: uma proposta de letramento literário por meio da leitura de A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga
Other Titles: "Grown ups always thinkin' that kids are out of the loop": a proposal of literary literacy through the reading of A Bolsa Amarela, by Lygia Bojunga Nunes
Authors: Oliveira, Sabrina de
Orientador(a): Queiroz, Mario César Newman de
Primeiro membro da banca: Queiroz, Mario Cesar Newman de
Segundo membro da banca: Considera, Anabelle Loivos
Terceiro membro da banca: Fonseca, Rivia Silveira
Keywords: Democratização da literatura;Formação do leitor literário;Gênero literário infanto-juvenil;Letramento literário;Democratization of literature;Formation of the literary reader;Infant-juvenile literary genre;Literary literacy
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Jul-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: OLIVEIRA, Sabrina de. “Gente grande tá sempre achando que criança tá por fora”: uma proposta de letramento literário por meio da leitura de A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 202100.
Abstract: Percebendo o uso do texto literário em sala de aula como pretexto para trabalhar atividades gramaticais, as quais exigem o domínio da norma padrão em modalidade escrita; para questões nas quais são abordados aspectos puramente técnicos; ou ainda para exercícios de caráter exclusivamente interpretativo, esta pesquisa tem por objetivo promover uma proposta adequada de letramento literário por meio da leitura do livro A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, publicado em 1976. Assume-se, então, como objetivos a democratização da literatura, considerada a escola como espaço privilegiado para o acesso dos leitores iniciantes ao livro literário; e a proposição de uma sequência, ancorada nos estudos de Rildo Cosson, com vistas ao letramento literário dos educandos. Para tanto, adota-se a perspectiva da pesquisa- intervenção, uma vez que, identificadas falhas recorrentes na escolarização da literatura, busca- se uma estratégia que contribua efetivamente para a formação do leitor literário. A sequência para a leitura literária de um dos clássicos da literatura dirigida ao público infanto-juvenil, de Lygia Bojunga, foi desenvolvida tendo em vista educandos com idade entre 10 e 12 anos, cursando o sexto ano do ensino fundamental, em uma instituição pública, o CIEP Cora Coralina, localizado no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; e concretiza-se pela leitura integral do livro em sala de aula, acompanhada de debates e registros escritos, que formariam a base de dados em caráter qualitativo. Tendo em vista a impossibilidade de aplicar a pesquisa, em virtude do cenário pandêmico, não será possível expor os resultados de sua aplicação. Entretanto, a sequência para a leitura de A bolsa amarela é apresentada na esperança que possa ser aplicada em um futuro próximo.
Abstract: From noticing the usage of literary texts in classrooms as a pretext to work grammatical activities, which require the mastering of standard grammar rules in writing; for cases in which purely technical aspects are dealt with; or even for exclusively interpretative-character exercises, this research has the objective of promoting an adequate proposal of literary literacy through the reading of the book A Bolsa Amarela, by Lygia Bojunga, published in 1976. The objectives, thus, are set as the democratization of literature, considering school as a privileged space for the access of beginning readers to the literary book; and the proposal of a didactic sequence, based on the studies of Rildo Cosson, aiming for the literary literacy of students. For this purpose, the intervention-research perspective is adopted, once that, with recurring flaws in schooling of literature identified, a strategy that effectively contributes towards the formation of the literary reader is searched. The sequence for the literary reading of one of literature classics oriented to infant-juvenile public, by Lygia Bojunga, was developed focusing on students between 10 and 12 years old, in the sixth grade of middle school, in a public institution, the CIEP Cora Coralina, located in the city of Duque de Caxias, at the Baixada Fluminense region; and it is concretized by the integral reading of the book in the classroom, followed by debates and written registers, which would build the database in a qualitative character. Having in mind the impossibility of applying the research due to the pandemic scenario, it won’t be possible to expose the results of its application. However, the didactic sequence is presented in hope it can be applied in a near future.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15384
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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