Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15378
Tipo do documento: Dissertação
Title: Diálogos com Machado de Assis: uma proposta de leitura literária, retextualização e extrapolação textual
Other Titles: Dialogues with Machado de Assis: a proposal for literary reading, retextualization and textual extrapolation
Authors: Avila, Rafaelli Barros
Orientador(a): Pasche, Marcos Estevão Gomes
Primeiro membro da banca: Pasche, Marcos Estevão Gomes
Segundo membro da banca: Scheffel, Marcos Vinícius
Terceiro membro da banca: Oliveira, Luiza Alves de
Keywords: Machado de Assis;Leitura literária;Retextualização;Ludicidade;Literary reading;Retextualization.;Playfulness
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 11-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: AVILA, Rafaelli Barros. Diálogos com Machado de Assis: uma proposta de leitura literária, retextualização e extrapolação textual, RJ. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Abstract: Iniciado com a intenção de ser uma pesquisa participante, este projeto acabou se adaptando às situações que se foram reconfigurando no período pandêmico e, seguindo a concessão estabelecida na Resolução nº 02/2022 do PROFLETRAS, apresenta-se sob a forma de proposição didática. A pesquisa reflete a profissão de professor aliada à dodiscência que é intrínseca a essa atuação profissional e sugere uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental a partir do texto “O Alienista” (1882), de Machado de Assis. O objetivo foi aliar os anseios de uma formação pela qual estudantes se tornem leitores e escritores socialmente proficientes ao de garantir-lhes acesso ao patrimônio cultural da humanidade, sem perder de vista a intenção de garantir à experiência um viés de ludicidade, condição necessária para a apresentação do cânone a esse segmento do ensino. A experiência de leitura literária conta com os estudos de Freire (1963; 1979; 1995; 1996; 1998), Cosson (2009; 2021) e Iser (2013), enquanto a proposta de retextualizar atua no momento pedagógico categorizado por Vygotsky (1991) como Zona de Desenvolvimento Proximal e se apoia nos estudos linguísticos de Dell’Isola (2007), Marcuchi (2008) e Travaglia (2002; 2018). A linha proposta para extrapolar o texto funda-se nas observações de Rosa (2021), Foucault (2008), Silveira (2010) e Teixeira (2010).
Abstract: Although being initiated to be done as participatory research, this project ended up being adapted to the context that was rearranged in the pandemic period. This way, following the concession established in PROFLETRAS Resolution No. 02/2022, it is presented as a didactic proposition. The research reflects the teaching profession allied to the teaching-discency, which is intrinsic to this professional activity, and it suggests an experience of literary reading in Elementary School based on the text “O Alienista” (1882), by Machado de Assis. The objective was to combine the wishes of formation by which students become socially proficient readers and writers for they had guaranteed access to the cultural heritage of humanity, while aiming to guarantee a bias of playfulness to the experience, a necessary condition for presenting the pattern works to this segment of school. The literary reading experience relies on studies by Freire (1963; 1979; 1995; 1996; 1998), Cosson (2009; 2021) and Iser (2013), while the proposal to retextualize acts in the pedagogical moment categorized by Vygotsky (1991) as a Zone of Proximal Development and is based on the linguistic studies of Dell'Isola (2007), Marcuchi (2008) and Travaglia (2002; 2018). The line proposed to extrapolate the text is based on the observations of Rosa (2021), Foucault (2008), Silveira (2010) and Teixeira (2010).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15378
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Rafaelli Barros Avila.Pdf4.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.