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Tipo do documento: Dissertação
Title: Proposta pedagógica para o 6º ano do ensino fundamental quanto à variação no uso de pronomes reflexivos
Other Titles: Pedagogical proposal for the 6th grade of middle school regarding the variation in the use of reflexive pronouns
Authors: Silva, Karine Peixoto Koppe e
Orientador(a): Freire, Gilson Costa
Primeiro membro da banca: Freire, Gilson Costa
Segundo membro da banca: Silveira, Eliete Figueira Batista da
Terceiro membro da banca: Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha Teixeira Rodrigues do
Keywords: Morfossintaxe;Variação;Pronomes reflexivos;Ensino;Letramento;Morphosyntax;Variation;Reflexive pronouns;Teaching;Literacy
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 25-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: SILVA, Karine Peixoto Koppe e. Proposta pedagógica para o 6º ano do ensino fundamental quanto à variação no uso de pronomes reflexivos. 2021. 163 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
Abstract: Pesquisas sociolinguísticas (D’ALBUQUERQUE, 1984; NUNES, 1995; FREIRE, 2000; RODRIGUES; PEREIRA, 2005; MELLO, 2009; GRAÇA, 2016; LUCCHESI; SOUZA, 2018; TEIXEIRA; SILVA, 2019) atestam a ocorrência do apagamento do pronome reflexivo e da neutralização do clítico se em concorrência com a variante padrão para a expressão da categoria pronominal reflexiva na fala espontânea do português brasileiro. Tendo como base o aporte teórico da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 1963; WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) e suas contribuições ao ensino (COAN; FREITAG, 2010), dentre elas os contínuos de variação linguística de Bortoni-Ricardo (2004) e os eixos do ensino de gramática segundo Vieira (2017), o objetivo geral deste trabalho é oferecer uma contribuição ao ensino de Língua Portuguesa no que diz respeito à abordagem da variação linguística, especialmente no tratamento da reflexivização, conforme preveem os documentos que regulamentam o ensino no país. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se (i) fazer uma análise de coleções de livros didáticos de Português destinadas ao ensino fundamental por amostragem, buscando não só verificar o tratamento que dispensam ao tema da variação linguística, como também examinar se a descrição da categoria pronominal reflexiva nelas presente contempla a perspectiva variacionista, em atendimento ao disposto pelos documentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa; (ii) propor uma mediação pedagógica sobre a expressão da categoria pronominal reflexiva na perspectiva da variação, de maneira que possa levar os alunos a identificar a distribuição das variantes de reflexivização num contínuo oralidade-letramento, contemplando as práticas de escrita da sociedade letrada. Quanto à metodologia, este trabalho constitui uma pesquisa bibliográfica, documental e propositiva, uma vez que realiza uma revisão da literatura sobre a descrição da categoria pronominal reflexiva, faz um levantamento do mesmo conteúdo em livros didáticos e propõe uma mediação pedagógica para futura aplicação em sala de aula. A mediação proposta contempla atividades que articulam os três eixos do ensino de gramática (cf. VIEIRA, 2017) no tratamento do fenômeno variável e prevê a retextualização (MARCUSCHI, 2010) de um gênero prototípico da fala para outro próprio da escrita, a fim de observar a distribuição das variantes da categoria pronominal reflexiva, tendo como produção final a reescritura de um conto situado no campo de letramento do contínuo. A partir da mediação didática proposta, verificou-se que os eixos do ensino de gramática e o processo de retextualização podem ser uma ferramenta útil para operacionalizar o contínuo de variação proposto por Bortoni-Ricardo (2004) no tratamento de qualquer fenômeno linguístico variável, tal como a reflexivização.
Abstract: Sociolinguistic research (D’ALBUQUERQUE, 1984; NUNES, 1995; FREIRE, 2000; RODRIGUES; PEREIRA, 2005; MELLO, 2009; GRAÇA, 2016; LUCCHESI; SOUZA, 2018; TEIXEIRA; SILVA, 2019) attest to the occurrence of the reflexive pronoun deletion and the neutralization of the clitic se in competition with the standard variant for the expression of the reflexive pronominal category in spontaneous speech in Brazilian Portuguese. Based on Variationist Sociolinguistics (LABOV, 1963; WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) and their contributions to teaching (COAN; FREITAG, 2010), among them the linguistic variation continua proposed by Bortoni-Ricardo (2004) and the axes of grammar teaching according to Vieira (2017), the general objective of this work is to offer a contribution to the teaching of Portuguese as regards the approach to linguistic variation, especially in the treatment of reflexivization, as provided in the documents that regulate teaching in the country. As for the specific objectives, it is intended (i) to make an analysis of collections of Portuguese textbooks intended for primary education by sampling, seeking not only to verify the treatment they give to the subject of linguistic variation, but also to examine whether the description of the pronominal category reflected in them contemplates the perspective of variability, in compliance with the provisions of official documents for teaching Portuguese; (ii) to propose a pedagogical mediation on the expression of the reflexive pronominal category from the perspective of variation, so that it can lead the students to identify the distribution of the reflexive variants in the orality-literacy continuum, contemplating the writing practices of the literate society. As for the methodology, this work constitutes a bibliographical, documentary and propositive research, since it performs a literature review on the description of the reflective pronominal category, surveys the same content in textbooks and proposes a pedagogical mediation, for future application in the classroom. The proposed mediation includes activities that articulate the three axes of grammar teaching (VIEIRA, 2017) in dealing with the variable phenomenon and provides for retextualization (MARCUSCHI, 2010) from a prototypical genre of speech to another one of writing, in order to observe the distribution of the variants of the reflective pronominal category, having as final production the rewriting of a tale situated in the literacy field of the continuous. From the proposed didactic mediation, we notice that the axes of grammar teaching and the retextualization process can be a useful tool to operationalize the continuum of variation proposed by Bortoni-Ricardo (2004) in the treatment of any variable linguistic phenomenon, such as reflexivization.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15376
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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