Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15363
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPires, Ricardo Cardoso
dc.date.accessioned2023-12-22T03:14:59Z-
dc.date.available2023-12-22T03:14:59Z-
dc.date.issued2012-03-28
dc.identifier.citationPIRES, Ricardo Cardoso. Práticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquia. 2012. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15363-
dc.description.abstractEste estudo buscou descrever as práticas de recursos humanos utilizadas por gestores na constituição de suas equipes de vendas. Os aspectos destacados dizem respeito ao recrutamento e seleção, treinamento e remuneração. Também procurou descrever, baseado no conceito de competências individuais, um perfil que se mostrasse mais adequado para o contexto de vendas investigado. A pesquisa foi realizada através de estudo de caso com gerentes comerciais de uma franqueadora de escolas de idiomas e gerou, em sua conclusão, diretrizes e implicações gerenciais passíveis de serem aplicadas na realidade organizacionalpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEquipe de vendaspor
dc.subjectRecrutamentopor
dc.subjectSeleçãopor
dc.subjectTreinamentopor
dc.subjectRemuneração e Competênciaspor
dc.subjectSalesforceeng
dc.subjectSelection processeng
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectRemuneration and Competencieseng
dc.titlePráticas de Recursos Humanos na Constituição de Equipes de Vendas: Estudo de caso em um ambiente de franquiapor
dc.title.alternativeHuman Resources Practices in the Constitution of the Sales Teams: A case study in an environment of franchisingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study searched to describe the practices of human resources used by managers in the constitution of sales`s team. The relevant aspects include selection process, training and remuneration. Also tried to describe, based on Individual Competency`s concept, a most appropriate profile for the sales´s context investigated. The research was made through a case study with commercial managers of a language school franchisor and generated, on his conclusion, guidelines and implications that should be applied on organizational realityeng
dc.contributor.advisor1Nogueira, Heloisa Guimarães Peixoto
dc.contributor.advisor1ID100.901.507-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1465223238145224por
dc.creator.ID940.907.777-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1794704890865938por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesABBAD, G., GAMA, A.L.G. e BORGES-ANDRADE, J.E. Treinamento: Análise do Relacionamento da Avaliação nos Níveis de Reação, Aprendizagem e Impacto no Trabalho. RAC, v. 4, n. 3, pp. 25-45, Set/Dez 2000. ALBERS, S. Optimization Models for Salesforce Compensation. European Journal for Operational Research. N. 89, p. 1-17, 1996. ALPERSTEDT, G.D. et al. Competência em Vendas no Varejo de Materiais de Construção. TAC, Curitiba, vol.1, n.1, pp. 1-13, jan/jun 2011. BARNEY, J. B. & HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2007. BANOV, Márcia R. Recrutamento, Seleção e Competências. São Paulo: Atlas, 2010. BOHLANDER, G. e SNELL, S. Administração de Recursos Humanos. Tradução da 14ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 92 BOOG, Gustavo G. (coordenação). Manual de Treinamento e Desenvolvimento – Um Guia de Operações. São Paulo: Pearson Makron Books, 2004. CARBONE, P.P. et al Gestão por competências e gestão do conhecimento. 3 ed. Rio de Janeiro, FGV Editora, 2009. COBRA, M. Administração de Vendas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2011. DESSLER, Gary. Administração de Recursos Humanos. 2 ed. São Paulo: Pearson, 2010. DUTRA, Joel S. Gestão de pessoas – Modelos, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2009. ____________. Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo: Atlas, 2010. DUTRA, Joel S., FLEURY, Maria. T. L. & RUAS, Roberto (organizadores). Competências: Conceitos, Métodos e Experiências. São Paulo: Atlas, 2010. FERN. E.F. , AVILA, R.A. and GREWAL, D. Salesforce Turnover: Those who left and those who stayed. Industrial Marketing Management, n 18, pp. 1-9. New York: 1989. FERREIRA, Aurélio B. H. Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. FLEURY, Afonso. & FLEURY Maria Tereza L. Estratégias empresariais e formação de competências – Um quebra cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008. FRANÇA, A.C.L. Práticas de Recursos Humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo, Atlas, 2007. FREITAS, I. A. e BORGES-ANDRADE, J.E. Efeitos dos Treinamentos nos Desempenhos Individual e Organizacional. RAE, vol.44, n 3, pp. 44-56, jul/set 2004. FRIEDHEIN, A. Os termos de Franchising mais utilizados por quem é desse ramo. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 27 de novembro de 2011. GRAMIGNA, Maria. R. Modelo de competência e gestão dos talentos. 2 ed. São Paulo: Pierce Prentice Hall, 2007. HERSSELBEIN, F. GOLDSMITH, M. BECKKHARD R. in Peter F. Drucker Foundation. O líder do futuro. 10 ed. São Paulo: Futura, 1996. JOHNSTON, W.J. & COOPER, M. Analyzing the Industrial Salesforce Selection Process. Industrial Marketing Management. v 10. New York: pp. 139-147, 1981. 93 KING, A.W., FOWLER, S.W., & ZEITHAML, Z.P. Competências Organizacionais e Vantagem Competitiva: o desafio da gerência intermediária. RAE, São Paulo: v. 42, n 1. p. 36-49, jan/mar 2002. LAS CASAS, A.L. Administração de Vendas. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2011. _______________. Marketing de Varejo. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2010. LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. LEME, Rogério. Seleção e Entrevistas por Competências com o Inventário Comportamental. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. LUPTON, R.A., WEISS, J. E. and PETERSON, R.T. Sales Training Evaluation Model (STEM): A conceptual framework. Industrial Marketing Management, n 28, pp. 73-86. New York: 1999. MATOS, G. A. S. e LEBARCKY, F.V. Franqueando Culturas no Franchising: Um Modelo de Duas Organizações. Rio de Janeiro: XXXV EnANPAD, 2011. MENESES, P.P.M. e ABBAD, G. Proposta para Desenvolvimento de Modelos de Avaliação da Efetividade de Programas de Treinamento. RAC – Eletrônica. Curitiba, v. 3, n.1, art. 6, p. 105-122, jan/abr 2009. MICCIELI, C. Como funcionam os Royalties e o Fundo de Propaganda da rede. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 26 de novembro de 2011. MILKOVICH, G. T. e BOUDREAU, J.W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000. MOREIRA, J. C. et al. Administração de Vendas. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2008. MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Editora Atlas, 2009. MOSCOVICI, Fela. Equipes dão certo – A multiplicação do talento humano. 12 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008. NOGUEIRA, Paulo Roberto. Efetividade Organizacional através do Sistema de Recursos Humanos. RAE - FGV, Rio de Janeiro: v.22, n. 1, p. 19-24, jan/mar 1982. PELISSARI, A.S.; GONZALEZ, I.V.D.P.; VANALLE, R.M.; Competências Gerenciais: Um estudo em pequenas empresas de confecções. Revista de Administração de Empresas, Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, edição 68, v. 17, n 1, p. 150-181, jan-abr/2011. PERIN, M.G, SAMPAIO, C.H. & BECKER, G.C. O Impacto da Formação Gerencial no Desempenho Organizacional à Luz da Abordagem de Competências. XXXI EnANPAD: Rio de Janeiro: 2007. 94 PIRES, M. Responsabilidades e Obrigações entre Franqueado e Franqueador. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 27 de novembro de 2011. PONCI, M. Só os apaixonados chegam ao sucesso. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 26 de novembro de 2011. PRADO, M.N. Práticas de franqueadores para uma boa relação com sua rede. Disponível em www.portaldofranchising.com.br. Acesso em 27 de novembro de 2011. RAMASESHAN B. Retail Employer Turnover: Effects of realistic job information and interviewer affect. Journal of Retailing and Consumer Services. Vol. 4, n 3, pp. 193-199, 1997. ROESCH, Sylvia M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009. RUANO, Alessandra. M. Gestão por Competências – Uma perspectiva para a consolidação da gestão estratégica de recursos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. RUAS, R. ANTONELLO, C. S. & BOFF, L. H. Os Novos Horizontes da Gestão: Aprendizagem Organizacional e Competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. SAMPAIO, J.R. e TAVARES, K. C. Estrutura e Programas de T & D: O caso das empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado de Minas Gerais. RAC, v.5, no 1, pp. 121-144, jan/abr 2001. SANTOS, Armando C. O uso do Método Delphi na criação de um modelo de competências. Revista de Administração, São Paulo: Universidade de São Paulo, v. 36, n 2. p. 25-32, abr./jun. 2001. SCHWARTZ, J. C. Franquia de A a Z – O que você precisa saber. 2 ed. Rio de Janeiro: Qualytimark, 2009. SENGE, Peter et al. A Quinta Disciplina – Caderno de Campo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. UWE Flick. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Art Med, 2009. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. 3 ed. São Paulo: Editora Atlas. 2008. _______________, Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2009. WOOD JR. Thomaz. Mudança organizacional – Aprofundando temas atuais em administração de empresas. São Paulo: Atlas, 1995. 95 WOTRUBA, T.R. Full-time versus Part-time Salespeople: A comparison on job satisfaction, performance and turnover in direct selling. International Journal of Research in Marketing, v 7, North-Holland, pp. 97-108, 1990. ZARIFIAN, Philippe. Objetivo Competência: Por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2011.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60945/2012%20-%20Ricardo%20Cardoso%20Pires.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3679
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-06-25T19:22:34Z No. of bitstreams: 1 2012 - Ricardo Cardoso Pires.pdf: 1159812 bytes, checksum: 3cb50ce16f546197547bdcf28dc68084 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-25T19:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Ricardo Cardoso Pires.pdf: 1159812 bytes, checksum: 3cb50ce16f546197547bdcf28dc68084 (MD5) Previous issue date: 2012-03-28eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Ricardo Cardoso Pires.pdf2012 - Ricardo Cardoso Pires1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.