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dc.contributor.authorOliveira, Rogerio Teixeira de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:14:39Z-
dc.date.available2023-12-22T03:14:39Z-
dc.date.issued2018-11-29
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rogério Teixeira de. Propostas para o enfrentamento da evasão no curso de MSI-CRJ-PROEJA do IFRJ. 2018. 156 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15355-
dc.description.abstractO Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) visa a formação de jovens e adultos que não tiveram oportunidades para concluir a Educação Básica em época oportuna e oferece o ensino profissional integrado ao ensino médio. Apesar dos esforços governamentais para oferecer oportunidades para a conclusão do ensino fundamental em consonância com o ensino técnico, especificamente no curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio na modalidade PROEJA, oferecido no Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) observa-se a existência de um elevado índice de evasão que interfere no alcance das metas institucionais e sociais. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho visa analisar a evasão e elaborar propostas que contribuam para o seu enfrentamento no curso de MSI-CRJ do IFRJ. O percurso metodológico foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados documentos institucionais, referências bibliográficas físicas e virtuais baseadas em livros, periódicos, artigos, teses, além da realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes matriculados, concluintes, evadidos, docentes, gestores e Técnico Administrativo em Educação no Campus Rio de Janeiro do IFRJ. Para a análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise documental, bibliográfica e análise de conteúdo. A pesquisa apresentou como resultado a elaboração de um Plano de Ação que objetivou o combate à evasão escolar e o alcance dos resultados planejados pela organização.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectPROEJApor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectPlano de açãopor
dc.subjectSchool dropouteng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectAction planeng
dc.titlePropostas para o enfrentamento da evasão no curso de MSI-CRJ-PROEJA do IFRJpor
dc.title.alternativeProposals for combating evasion in the IFRJ MSI-CRJ-PROEJA courseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe National Program for the Integration of Professional Education and Basic Education into the Youth and Adult Education Mode (PROEJA) aims at the training of young people and adults who have not had opportunities to complete Basic Education in a timely manner and offer professional education integrated with high school. Despite the governmental effort to enable opportunities for the completion of Elementary Education as of the Technical Education, specifically in the technical course Maintenance and Support in Computing as a High School / PROEJA modality, offered in Rio de Janeiro Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ), there is a high rate of evasion that interferes with the achievement of institutional and social goals. That way, the main objective of this work is to analyze evasion and propose a contribution facing the evasion in the course of MSI-CRJ of the IFRJ. The methodological course was based on a qualitative research that used as instruments of data collection institutional documents, physical and virtual bibliographical references based on books, periodicals, articles, theses, as well as semi-structured interviews with the profiles: students enrolled, graduaded students, escaped students, teachers, managers and administrative technician in education at the IFRJ Campus Rio de Janeiro. For data analysis, were applied the techniques of documental, bibliographic and content analysis. As a result, this work presented complementary institutional data about school evasion just as an Action Plan to combat school dropout and the outreach of the organizational planned results.eng
dc.contributor.advisor1Cova, Marcia Cristina Rodrigues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757009092492002por
dc.contributor.referee1Renault, Thiago Borges
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3066311100730283por
dc.contributor.referee2Cova, Marcia Cristina Rodrigues
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757009092492002por
dc.contributor.referee3Araujo, Marcelo Castañeda de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9559072716365586por
dc.creator.ID01466904780por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8831050362657167por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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