Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15341
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Lígia Moura Simões de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:14:13Z-
dc.date.available2023-12-22T03:14:13Z-
dc.date.issued2019-06-27
dc.identifier.citationSOUZA, Lígia Moura Simões de. Desenvolvimento e Implementação de um guia de padrão de qualidade para produção de objetos de aprendizagem na educação a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15341-
dc.description.abstractA Educação a Distância, para além de uma modalidade de ensino, tornou-se uma possibilidade de levar educação de qualidade a todo o território nacional, abrangendo todas as classes sociais. No entanto, a elaboração de um curso a distância requer ampla utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, demandando novos formatos de material didático que contemplem a interatividade. Neste estudo é proposto identificar os fatores determinantes para a construção de objetos de aprendizagem voltados à educação a distância pública e gratuita, visando manter um padrão de qualidade na produção dos cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Para tal foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de análise documental e análise bibliográfica por meio de estudo bibliométrico, objetivando identificar o estado da arte sobre Gestão da Qualidade na Educação a Distância. A coleta de dados empíricos foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 estudantes, 12 servidores e 12 gestores da Educação a distância na Rede Federal de Educação Brasileira. Utilizando o método de estudo de caso e a técnica de análise de conteúdo, o estudo possibilitou alcançar os seguintes resultados: (a) elaborar um diagnóstico participante sobre o problema; (b) propor recomendações de melhorias; (c) elaborar um plano de ação para implementação de padronização para a produção de videoaulas, desdobrado em três etapas: I) a produção de um guia de padrão de qualidade para a produção de videoaulas; II) validação desse guia; III) implementação do referido guia através de um curso híbrido desenvolvido no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) do IFRJ. AS etapas I e II são apresentadas no apêndice deste estudo e a etapa III será implementada pela Diretoria de Educação a Distância do IFRJ dentro de dois mesespor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectObjeto de aprendizagempor
dc.subjectGuia de Padrão de Qualidadepor
dc.subjectVideoaulapor
dc.subjectE-learningeng
dc.subjectQuality controleng
dc.subjectLearning objecteng
dc.subjectStandart Guideeng
dc.subjectVideoclasseng
dc.titleDesenvolvimento e Implementação de um guia de padrão de qualidade para produção de objetos de aprendizagem na educação a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)por
dc.title.alternativeDesign and Implementation of quality Control model for developing learning objects in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherDistance Education, beyond a modality of education, has become a way to assure quality education throughout the national territory, reaching out all social classes. However, designing a distance learning course requires a wide use of Information and Communication Technologies, above all demanding new formats of didactic materials that deploy interactivity. This research aimed at identifying the determinant elements in the design of Learning Objects for Public and Free Distance Education, whilst maintaining excellence in quality on the materials used by the courses offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro. For this, a qualitative research was carried out based on documentary analysis and bibliographic analysis through a bibliometric study, aiming to identify the state of the art on Quality Management in Distance Education. Field data was collected through semi- structured interviews with 12 students, 12 servers and 12 managers of distance education in the Federal Network of Brazilian Education. Using the Case Study method and the Content Analysis technique, the study allowed to achieve the following results: (a) to elaborate jointly a diagnosis about the problem; (b) to propose recommendations for improvements; (c) to elaborate an action plan for the implementation of quality standards for the production of video classes, deployed in three stages: I) the production of a quality standard guide for the production of video classes; II) validation of this guide; III) implementation of this guide through a hybrid course developed in the Virtual Environment of Teaching and Learning (AVEA) of the IFRJ. Steps I and II are presented in the appendix to this study and stage III will be implemented by the IFRJ Distance Education Board in the next two monthseng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Saulo Barbara de
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9424-5425por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247628533800844por
dc.contributor.referee1Oliveira, Saulo Barbara de
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9424-5425por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247628533800844por
dc.contributor.referee2Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917por
dc.contributor.referee3Oliveira, Carlyle Tadeu Falcão de
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3603-1469por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9434741336551267por
dc.creator.ID082.733.197-50por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1774-1863por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7575019664860385por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesAKDEMIR, N. et al. How changing quality management influenced PGME accreditation: a focus on decentralization and quality improvement. BMC Medical Education, v. 17, n. 98, 2017. DOI 10.1186/s12909-017-0937-9. ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. ALVES, R. M.; ZAMBALDE, A. L.; FIGUEIREDO, C. X. Ensino a distância. Lavras: UFLA/FAEPE. 2004. AMORIM, A. P. et al. Caminhos para a institucionalização da educação a distância no Instituto Federal do Rio de Janeiro. In: PROMOVEEAD - EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA EM UMA PERSPECTIVA INSTITUCIONAL E DE COMUNICAÇÃO EM REDE, 3., 2017, Cuiabá (MT). Anais... Cuiabá (MT): UFMT, 2017. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED. Quem somos. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/. Acesso em: 04 maio 2018. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. BATES, T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016. BAUER, M. W.; GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: . (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2000, p.64-89. BIELSCHOWSKY, C. E. Qualidade na Educação Superior a Distância no Brasil: onde estamos, para onde vamos. EAD em foco, v. 8, n. 1, mar. 2018. Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/709. Acesso em: 25 jun. 2018. BRASIL. Decreto no 11.892, 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF, dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 12 mar. 2018. . Decreto no 7.589, de 26 de outubro de 2011. Institui a Rede e-Rec Brasil. Brasília, DF, out. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2011/decreto/d7589.htm. Acesso em: 12 mar. 2018. . Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, dez 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03[=/LEIS/L9394.htm . Acesso em: 10 jun. 2018. 110. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, jun 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm . Acesso em: 8 maio 2018. . Diretrizes Curriculares Nacionais para Ensino Médio. Regula as modificações realizadas na Lei No 9.394/1996 (LDB) pela Lei 13.415/2017. 2018. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622. Acesso em: 15 dez. 2018. . Proposta de Emenda à Constituição n° 55. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. 2016. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/127337. Acesso em: 26 jun. 2018. . Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, Maio, 2017. Disponível em: www2.camara.leg.br/.../decreto-9057-25-maio- 2017-784941-normaatualizada-pe.pdf. Acesso em: 12 mar. 2018. . Portaria n. 1.428, de 28 de Dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/- /asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de- 28-de-dezembro-de-2018-57496251. Acesso em: 12 maio 2019. . Resolução no 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622. Acesso em: 12 maio 2019. BUWALDA, N.; BRASPENNING, J.; VAN ROOSMALEN, S. The implementation of a quality system in the Dutch GP specialty training: barriers and facilitators; a qualitative study. BMC Medical Education, v. 17, n. 127, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5521142/. Acesso em: 27 ago. 2018. CÂMARA, R. H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: revista interinstitucional de psicologia, v. 6, n. 2, p. 179-191, 2013. CAMPOS, V. F. TQC Controle da Qualidade Total no Estilo Japonês. 9. ed. São Paulo: Falconi, 2014. CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016. 111CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – CEDERJ. Consórcio Cederj. Disponível em: http://cederj.edu.br/cederj/sobre/. Acesso em: 28 jun. 2018. CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - CONIF. 2018. Disponível em: http://portal.conif.org.br/br/. Acesso em: 24 mar. 2018. COSTA, H. G. Modelo para webibliomining: proposta e caso de aplicação. Revista da FAE, v. 13, n. 1, p. 115-126, 2010. CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. CURY, A. Organização e métodos uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2005. DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990. DOMINGO, R. P. (Org). Fomento para TICs na Educação. Revista do NEAD, São Luís, v. 1, p. 13-16, 2010. FERENHOF, H. A.; FERNANDES, R. F. Passo-a-passo para construção da Revisão Sistemática e Bibliometria Utilizando a ferramenta Endnote. Florianópolis: IGCI, 2016. GARVIN, D. Competing on the eight dimensions of quality. Harvard Business Review, n.87, p. 101-109 , 1987. . Managing quality. New York: The Free Press, 1988. GINNS, P.; ELLIS, R. A. Evaluating the quality of e-learning at the degree level in the student experience of blended learning. British Journal of Educational Technology, v. 40, n. 4, p. 652–663, 2009. GOMES, P. J. P. A evolução do conceito de qualidade: dos bens manufacturados aos serviços de informação. Cadernos B A D 2. 2004. Disponível em: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/826. Acesso em: 15 jul. 2018. GUNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus quantitativa. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 22, n. 2, p. 201-210, maio-ago. 2006. HISTÓRIA DA EAD NO BRASIL - LINHA DO TEMPO. Disponível em: http://blog.raleduc.com.br/2016/05/13/infografico-ead-historia-no brasil/?platform=hootsuite. Acesso em: 26 maio 2018. 112HOLT, D. et al. Framing and enhancing distributed leadership in the quality management of online learning environments in higher education. Distance Education, v. 35, n. 3, p. 382- 399, 2014. HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015. INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - IFRJ. Histórico. Disponível em: http://ifrj.edu.br/instituicao/historico. Acesso em: 14 maio 2017a. 2017. . Plano de Desenvolvimento Institucional PDI – IFRJ 2014-2018. Rio de Janeiro, INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Indicadores de Fluxo Escolar da Educação Básica. Brasília, jun. 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/apresentacao/2017/apresentacao_ indicadores_de_fluxo_escolar_da_educacao_basica.pdf. Acesso em: 26 jun. 2018. JARA, M.; MELLAR, H. Quality enhancement for e-learning courses: The role of student feedback. Computers & Education, v. 54, p. 709-714, 2010. JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008. JURAN, J. M. Quality control handbook. Nova York: McGraw-Hill, 1983. Disponível em: https://rae.fgv.br/rae/vol6-num19-1966/quality-control-handbook. Acesso em: 05 fev. 2018. JURAN, J. M.; GRYNA, F. M. Controle da qualidade: handbook. São Paulo: Makron Books, 1993. KEEGAN, D. Foundations of Distance Education. London: Routledge, 1996. LANDIM, C. M.das M. P. F. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 1997. LEACOCK, T. L.; NESBIT, J. C. A framework for evaluating the quality of multimedia learning resources. Educational Technology and Society, v. 10, n. 2, p. 44-59, 2007. LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003. LONGO, J. Gestão da qualidade: evolução histórica, conceitos básicos e aplicação na educação. Brasília: IPEA, 1996. 113LUNGA CARVALHO, A. Construção de um Modelo de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (MADA) dos Cursos de Graduação da UFRRJ. Dissertação (Mestrado em Administração) – UFRRJ. Seropédica, 2018. MARQUES, C. Educação: Ensino a Distância começou com cartas a agricultores. Folha online, 29 set. 2004. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u16139.shtml. Acesso em: 2 jul. 2018. MARTINS, J. et al. Proposta de um Modelo de e-Learning Social. Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias da Informação, Portugal, n. 16, dez. 2015. Portugal. DOI 10.17013/risti.16.92-107 MESQUITA, R. F. de et al. Pesquisa qualitativa e estudos organizacionais: história, abordagens e perspectivas futuras. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, 4., 2014. Florianópolis, 2014. MILITARU, T.; SUCIU, G.; TODORAN, G. The evaluation of the e-learning applications’ quality. ELMAR, 2012 Proceedings, sep., p.12–14, 2012. MILITARU, M.; UNGUREANU, G.; CHENIC, A. S. The prospects of implementing the principles of Total Quality Management (TQM) in education. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 93, p. 1138-1141, 2013. MILL, D. (Org.) Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias de Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018. MOODLE IFRS. Disponível em https://moodle.ifrs.edu.br/mod/page/view.php?id=23317&forceview=1. Acesso em: 16 fev. 2019. MOORE, M.; KEARSLEY, G. Distance education: a systems view. Belmont: Wadsworth, 1996. MORAN, J. M. Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores. Educação, v. 32, 2009. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84812707007. Acesso em: 5 jul. 2018. MUGNOL, M. A educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago. 2009. NUNES, I. B. Noções de educação a distância. Revista Educação a Distância, Brasília, v. 3, n. 4/5, p. 7-25, 1998. 114OLIVEIRA, S. B. de et al. Gestão por Processos: Fundamentos, Técnicas e Modelos de Implementação. 2. ed. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2012a. OLIVEIRA, O. J. Curso básico de gestão da qualidade. São Paulo: Cengage, 2017. OZTEKIN, A.; KONG, ZJ; UYSAL, O. UseLearn: A Novel Checklist and Usability Evaluation Method for eLearning Systems. Criticality Metric Analysis International Journal of Industrial Ergonomics, v. 40, n. 4, p. 455-469, 2010. PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI IFRJ 2014-18. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/0/#search/estrat%C3%A9gico/1632d7a6f4d5020d?projector= 1&messagePartId=0.1. Acesso em: 2 jul. 2018. PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI IFRJ 2017-21. Disponível em: https://issuu.com/ifrj/docs/planejamento_estrat_gico_-_ifrj. Acesso em: 21 jul. 2018. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 15 maio 2018. PLATAFORMA NILO PEÇANHA. Disponível em: http://resultados.plataformanilopecanha.org/2019/Acesso em: 12 maio 2019. PORTAL DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. Expansão da Rede Federal. Disponível em: http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal. Acesso em: 06 maio 2018. ROVAI, A. P.; DOWNEY, J. R. Why some distance education programs fail while others succeed in a global environment. Internet and Higher Education, v. 13, n. 3, 141-147. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/108384/. Acesso em: 20 maio 2019. SABATINI, M. Reflexões críticas sobre o conceito de objeto de aprendizagem aplicado ao ensino de Ciências e Matemática. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica, v. 3, n. 3, 2012. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/objetos/Sabatini_Marcelo.pdf. Acesso em: 10 maio 2018. SANCHEZ, J.; PEREZ-LEZAMA, C.; STAROSTENKO, O. A Formal Specification for the Collaborative Development of Learning Objects. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 182, n. 13, p. 726-731, 2015. SANTOS, E. Mídias e tecnologias na educação presencial e a distância. Rio de Janeiro: LTC, 2016. SENGE, P. M. A Quinta disciplina: Arte e Prática da Organização que Aprende. 21. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2006. 115SILVA, A. R. L. da. Diretrizes de design instrucional para elaboração de material didático em EaD: uma abordagem centrada na construção do conhecimento. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC, Florianópolis, 2013. SILVA, A. R. L. da; SPANHOL, F. J. Diretrizes para elaboração de material didático na educação a distância. Santa Catarina: UF Santa Catarina, 2014. STANCIU, I. Total quality management. Cteaiversitã: Bucahrest, charest, 2003. STAROSTENKO, O. et al. Formalization of learning objects for image-based language learning in mobile environments. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 116, n. 21, p. 3905-3910, fev. 2014. STOICA, M.; GHILIC-MICU, B. Standards and Costs for Quality Management of E- Learning Services. Amfiteatru Economic Journal, v. 11, n. 26, p. 355-363, 2009. TOCHÁČEK, D. Used of digital learning objects across borders: research on travel well criterio. Procedia-Social and Behavioral Science, v. 171, p. 1209-1213, 2015. TODORUT, A. M. The need of Total Quality Management in higher education 2nd World Conference on Educational Technology Researches (WCETR2012), Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 83, p.1105-1110, 2013. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. VERGARA, S. C. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009. 2013. . Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 13. ed. São Paulo: Atlas,por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69805/2019%20-%20L%c3%adgia%20Moura%20Sim%c3%b5es%20de3%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5780
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-06-29T14:41:16Z No. of bitstreams: 1 2019 - Lígia Moura Simões de3 Souza.pdf: 5213158 bytes, checksum: a813d47077818f203c1e37a83eba7567 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-29T14:41:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Lígia Moura Simões de3 Souza.pdf: 5213158 bytes, checksum: a813d47077818f203c1e37a83eba7567 (MD5) Previous issue date: 2019-06-27eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Lígia Moura Simões de3 Souza.pdf2019 - Lígia Moura Simões de Souza5.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.