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dc.contributor.authorSiqueira, Ronian Grossi da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:13:58Z-
dc.date.available2023-12-22T03:13:58Z-
dc.date.issued2020-07-17
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ronian Grossi da Silva. Mapeamento de processos de contratação de serviços terceirizados e aprendizagem coletiva para adotar a Instrução Normativa 05/2017: subsidiando capacitação no IFRJ - Campus Paracambi. 2020. 201 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15330-
dc.description.abstractNum mundo dinâmico e globalizado, espera-se que as organizações, privadas e públicas, busquem maior eficiência em seus processos produtivos e para tanto cabe gerar, integrar e proteger o conhecimento do trabalho produzido. Portanto, busca-se a sua preservação compartilhando o conhecimento tácito dos colaboradores, gerenciando sua força de trabalho e capacidade profissional desenvolvida através da experiência laboral. Assim, para manter a eficiência nas contratações dos serviços terceirizados não finalísticos em uma instituição federal de ensino, se contrata serviços seguindo a legislação específica em vigor. Destarte, se fez necessário aprender e produzir conhecimento requerido para seguir as diretrizes e exigências apresentadas pela Instrução Normativa 05 de 2017 – IN05/2017 para contratação de serviços sendo necessário envolver mais servidores da organização, muitos dos quais nunca atuaram nesses processos tornando necessário a socialização do conhecimento entre servidores experientes e inexperientes. Tal compartilhamento de conhecimento ocorreria mediante processo de aprendizagem coletiva e transformação do conhecimento tácito do trabalho para sua forma explícita. Para tal, indagou-se: Como mapear os processos de contratação de serviços terceirizados realizados pelos servidores envolvidos em atender a IN05/2017 de acordo com as especificidades do Campus promovendo a sua aprendizagem coletiva? Esta pesquisa aplicada intervencionista mapeou participativa e indutivamente os processos de contratação de serviços do IFRJ Campus Paracambi a partir das decisões e ações tomadas conjuntamente, com servidores envolvidos, para cumprimento da IN05/2017 considerando as especificidades desse Campus. A metodologia participativa foi escolhida pelo seu caráter intervencionista e estimulador de mudança tendo como participantes os servidores designados envolvidos no processo de contratação. Inicialmente no processo de pesquisa-ação realizou-se uma reunião piloto de caráter exploratório identificando: (i) necessidade de manuais e procedimentos para orientação das equipes; (ii) falta de conhecimento dos servidores designados e (iii) falta de setor para dirimir dúvidas referentes as legislações vigentes; (iv) disponibilidade dos participantes da pesquisa viabilizando sua continuidade. Na pesquisa de campo foram realizadas 3 reuniões envolvendo 11 participantes, 5 entrevistas individuais e observação participante. Os dados empíricos transcritos e analisados mediante análise de conteúdo, apontaram ausência de padronização das atividades e necessidade de explicitar as orientações informais dos contratos de serviços terceirizados. Os resultados empíricos discutidos à luz da fundamentação teórica permitiram identificar doze ações que viabilizaram o mapeamento e descrição dos processos de atividades de contratação e a disseminação do conhecimento dentre os envolvidos. Assim, concluiu-se que realizar participativamente o mapeamento dos processos permite identificar as especificidades do campus e o conhecimento produzido pelos servidores experientes que ao ser disseminado aos demais participantes permitiu ativar sua capacidade de aprendizagem. Como implicação prática, o mapeamento de processos realizado revelou um aprendizado coletivo alcançado capaz de subsidiar treinamento pertinente às demandas dos servidores e as especificidades do Campus. Portanto, elaborou-se participativamente o Guia de processo da IN05/2017 considerando as especificidades do campus Paracambi, padronizando atividades e constituindo uma ferramenta de consulta e capacitação dos servidores. Também se identificou o desenvolvimento de um pensamento sistêmico disseminado mediante a aprendizagem coletiva propiciada entre servidores, capaz de desenvolver uma gestão sustentável de contratos públicos no campus.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem coletivapor
dc.subjectAutarquia federalpor
dc.subjectPesquisa-Açãopor
dc.subjectInstrução Normativa 05/2017por
dc.subjectMapeamento de Processos de atividadespor
dc.subjectContratação de serviços públicospor
dc.subjectCollective learningeng
dc.subjectfederal autarchyeng
dc.subjectAction Researcheng
dc.subjectNormative Instruction 05/2017eng
dc.subjectActivities Process Mappingeng
dc.subjectProcurement of public serviceseng
dc.titleMapeamento de processos de contratação de serviços terceirizados e aprendizagem coletiva para adotar a Instrução Normativa 05/2017: subsidiando capacitação no IFRJ - Campus Paracambipor
dc.title.alternativeMapping of processes for hiring outsourced services and collective learning to adopt Normative Instruction 05/2017: subsidizing training at IFRJ – Campus Paracambieng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn a dynamic and globalized world, private and public organizations are expected to seek greater efficiency in their production processes and to generate, integrate and protect the produced knowledge concerning work processes. Therefore, seeking its preservation by sharing the tacit knowledge of the workers, managing their work and professional capacity which is developed in the organization’s work process that includes hiring outsourced services. Thus, to maintain efficiency in the hiring of non-finalistic outsourced services in a federal autarchy that offers professional and technological education, research, extension and innovation, services are hired following the specific legislation in force. Thus, it was required to learn and produce specific knowledge to follow the guidelines and requirements presented by legal Normative Instruction 05 of 2017 - IN05/2017 for contracting services that involved more servants to adopt it, many of which never acted in these processes. Therefore, emerged the need for socialization of knowledge between experienced and inexperienced servants. Such knowledge sharing would occur through a process of collective learning and transformation of tacit knowledge to an explicit one. To this end, we asked: How to map the processes of contracting outsourced services performed by the civil servants involved in attending THE IN05/2017 according to the specificities of the Campus, promoting their collective learning? This interventionist applied research mapped participatory and inductively the activities processes for contracting services of IFRJ at its Campus Paracambi considering the decisions and actions taken jointly within participant servants to comply IN05/2017 requirements including the campus specificities. The participatory methodology was chosen for its interventionist and change-stimulating character among the designated servants involved with the outsourced services contract new process. The action research process in an exploratory pilot meeting identified:(i) need of manuals and procedures; (ii) lack of knowledge among designated servants and (iii) lack of a sector to answer doubts regarding legislation specificity; (iv) availability of the participants in the research which made possible to go on. In the field research, 3 meetings involving 11 participating, 5 individual interviews and participant observation of the IN05/2017 implementation process were accomplished. The empirical data was transcribed and analyzed through content analysis method, revealing no standardization of activities and the need to explain the formal guidelines for accomplishing outsourced service public contracts. The empirical results were discussed supported by the theoretical foundation, which allowed the identification of twelve actions that enabled the mapping and description of the processes of hiring activities and the dissemination of knowledge among those servants involved. Thus, it was concluded that participatory mapping of that activities processes allows identifying the specificities of the campus and the knowledge produced by the experienced servers, and when disseminated to the new ones allowed to activate their collective learning capacity. As a practical implication, the mapping of processes revealed their collective learning achieved capable of supporting training relevant to the demands of the servers and the specificities of their Campus. Therefore, participatory elaboration of a Processes Guide for adopting the IN05/2017 that considers the specificities of the Paracambi campus allowed standardizing those activities and constituted a tool for the servants to consult and being trained by. It was also identified an initial development of systemic thought disseminated through the activated collective learning among servants capable to propitiate sustainable management of public service contracts.eng
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.advisor1ID672.690.957-87por
dc.contributor.referee1Villardi, Beatriz Quiroz
dc.contributor.referee2Reis, Paulo da Costa
dc.contributor.referee3Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.referee4Silva, Hudson Santos da
dc.creator.ID112.924.927-16por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4962635315943309por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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