Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15328
Tipo do documento: Dissertação
Title: Clima organizacional e a qualidade da vida acadêmica do estudante de ensino superior
Authors: Almeida, Jaquelane Jorge Abrahão de
Orientador(a): Toda, Favio Akiyoshi
Primeiro membro da banca: Toda, Favio Akiyoshi
Segundo membro da banca: Rocha, Saulo Barroso
Terceiro membro da banca: Lima, Daniella Munhoz da
Keywords: Creativity;Innovation;Higher education;Criatividade;Inovação;Educação superior
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 30-Jan-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: ALMEIDA, Jaquelane Jorge Abrahão de. Clima organizacional e a qualidade da vida acadêmica do estudante de ensino superior. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
Abstract: Criatividade e inovação têm sido palavras comuns no mundo atual para o enfrentamento de mudanças que se tornaram rotineiras no panorama mundial. A universidade, como organização inserida neste contexto, é confrontada com a necessidade de adaptar-se aos novos tempos, e os acadêmicos também são afetados e se interessam em formar um porvir que lhes seja favorável em recursos para transitar pelo mercado de trabalho que se tornou volátil. A possibilidade de forjar um futuro profissional promissor é creditada aos conhecimentos que venham a adquirir na universidade, bem como condições próprias que trazem na sua formação, trajetória acadêmica, entre outros fatores que conduzem a um aprimoramento de recursos para sua inserção no mercado de trabalho. Um ambiente que favoreça essas condições, com professores que são estimulados em sua criatividade e inovação a fim de contribuírem de forma inovadora, dinâmica na formação desses jovens que chegam com tantas expectativas no mundo universitário, é a ideia que esta pesquisa procurou verificar ao investigar a relação entre o ambiente organizacional, no qual professores estão inseridos, e a vida acadêmica dos estudantes universitários, com vistas a explorar estes dois construtos e contribuir com um trabalho empírico no mundo científico. A unidade de ensino Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro constituiu o campo para esta investigação exploratória. A revisão bibliográfica abordou a literatura sobre escalas de avaliação da vida acadêmica, definindo o instrumento a ser utilizado no conhecimento da realidade estudantil, bem como a literatura de clima organizacional, priorizando os estudos de climas favoráveis à criatividade e inovação, partindo daí para o estudo das escalas de clima de suporte à criatividade e inovação sob a perspectiva de que o contexto organizacional contribui para a criação e inovação. Foi utilizada a Escala de Avaliação da Vida Acadêmica (EAVA) de Vendramini et al. (2004) e o Siegel Scale of Support for Innovation (SSSI) de Siegel e Kaemmerer (1978). Os estudantes foram definidos com matrícula a partir do 5º período, considerados experientes para poder avaliar o curso. A amostra foi por conveniência. Observou-se uma relação entre os referidos construtos, contribuindo esta pesquisa com dados empíricos sobre o tema. Esta pesquisa forneceu também uma análise comparativa dos cursos oferecidos por esta unidade, contribuindo como uma ferramenta gerencial aos responsáveis pela condução dos departamentos estudados.
Abstract: Creativity and innovation are common words nowadays when it comes to facing changes which have become ordinary in the world scenery. The university, as an organization which is part of this context, is confronted with the need to adjust to today’s requirements, and the students are also affected and interested in forming a future favorable to them in resources, so they can be ready for a labour market that has become volatile. The possibility of creating a promissing professional future isconsidered from the knowledge they acquired in college, their academic trajetory and other resources that might have contributed to their improvement as candidates to the market.An environment that nourishes these conditions, with teachers who are stimulated in their creativity and innovation, wishing to contribute in a innovative, dynamic way, in the preparation of these youngsterswho get to university with so many expectations, is the idea that this research tried to verify while investigating the relation between the organizational enviroment in which the professors take part and the academic life of college students, wishing to explore these two basis and contribute to an empirical work in the scientific world. The educational unit, InstitutoTrêsRios da UniversidadeFederal Rural do Rio de Janeiro, constitutes the field for this exploratory investigation, the biblographic review approached the literature about scales of academic evaluation, defining the instrument to be used in the knowledge of students’ reality, as the literatura of organizational climate, prioritizing the studies on climate favourable to creativity and innovation, following to the studies of climate scales of support to creativity and innovation.For this purpose, it was used Vendramini’s scale – scale on evaluation of academic life (SEAL) et al. (2004) and Siegel and Kaemmerer’s (1978) SSSI (siegel scale of support for innovation). Students were determined with an enrollment from the 5th period, considered experienced in order to assess the course. The sample was for convenience. There was a relationship between these constructs, contributing this research with empirical data on the subject. This research also provided a comparative analysis of the courses offered by this unit, contributing as a management tool for those responsible for conducting the offices surveyed.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15328
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Jaquelane Jorge Abrahão de Almeida.pdfDocumento principal1.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.