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Tipo do documento: Dissertação
Title: Financiamento e rentabilidade da cadeia do biodiesel no Brasil: um caso sob a hipótese de inovação financeira
Other Titles: Financing and Profitability of Brazilian Biodiesel Chain: A Case under the Hypothesis of Financial Innovation
Authors: Pereira, Antônio Nunes
Orientador(a): Lima, Luiz Carlos de Oliveira
Primeiro membro da banca: Barbosa, Cleber
Segundo membro da banca: Mascarenhas, Gilberto Carlos Cerqueira
Keywords: Financiamento;Rentabilidade;biodiesel no Brasil;Financing;Profitability;biodiesel in Brazil
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 8-Jul-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: PEREIRA, Antônio Nunes. Financiamento e rentabilidade da cadeia do biodiesel no Brasil: um caso sob a hipótese de inovação financeira. 2008. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008.
Abstract: A temática das inovações financeiras do agronegócio possui relevância social aumentada à medida que são recorrentes as iniciativas de estruturação de cadeias de agroenergia dos mais diversos países, exemplificadas no Programa do Biodiesel Brasileiro, bem como é emergente a discussão acadêmica de tomar o crédito como elemento central de: coordenação das cadeias produtivas, competitividade dos agentes econômicos e desenvolvimento econômico. A pesquisa descreve o padrão de financiamento e da rentabilidade da Brasil Ecodiesel sob a hipótese de inovação financeira. A abordagem de inovação financeira do agronegócio (AIFA) utiliza de desenvolvimentos conceituais schumpterianos e pós-keynesianos de: crédito como cerne da inovação; estilização pós-keynesiana de economia monetária; circuitos finance-funding; risco crescente; postura financeira dos agentes e fragilidade financeira. As expectativas iniciais do estudo defendem que a baixa rentabilidade do agente estudado co-exista com: maior utilização de capital próprio; aumento da relação endividamento curto prazo/endividamento de longo prazo; redução do fluxo de caixa líquido; aumento do custo financeiro (taxa média de juros) e, finalmente, que o operador estudado tenha dificuldades de adotar uma postura hedge (geração de caixa superior aos compromissos financeiros) dada a ausência de inovação financeira para suportar a rentabilidade do mercado do biodiesel. A abordagem metodológica seguiu o padrão de estudo de caso e contemplou procedimentos de verificação empírica de análise documental, análise descritiva dos dados primários e cálculo de indicadores econômico-financeiros. As evidências do estudo não permitem a refutação da hipótese de inovação financeira. Após a pesquisa, pode-se defender que a Brasil Ecodiesel, agente representativo da cadeia do biodiesel no Brasil, seria beneficiada com inovações financeiras focadas em crédito de longo prazo (funding) e de gestão de riscos. Recomenda-se avaliação de inovações financeiras pelo agente, reguladores e participantes do mercado que contemplem, por exemplo: migração para o circuito funding com maior entrada de investidores institucionais, securitização de recebíveis dos direitos do leilão do biodiesel, transações com instrumentos financeiros contra variações da soja, leasing e lançamento de títulos internacionais atrelados à captura de carbono (biobonds).
Abstract: The topic of the financial innovations in agribusiness has social relevance increased as they support the initiatives of agroenergy development around the world, as Brazilian Biodiesel Program, and the academic discussion under the credit as central element of: coordination of the productive chains, competition and economic development. The dissertation describes Brazil Ecodiesel financing and profitability behavior under the hypothesis of financial innovation. The financial innovation applied to agribusiness theoretical approach (AIFA) uses of Schumpeterian and post-Keynesian conceptual of: credit as innovation requisite; post-Keynesian vision of monetary economy; finance-funding circuits; increased risk; financial posture of the agents and financial fragility. The initial expectations of the study defend the Ecodiesel’s low profitability co-exists with: The bigger use of equity; increase of the short debt/long term debts ratio; reduction of operational cash flow; increasing of the financial cost (average rate of interest) and, constraints for showing a hedge behavior (operational cash flow bigger than liabilities) because the absence of financial innovation. Methodological approach was case study and contemplates procedures of empiric verification of documental analysis, descriptive analysis of the primary data and calculation of economic-financing indicators (ratios). The findings do not permitted the rejection of financial innovation hypothesis. By the findings it can defend Brasil Ecodiesel’s profitability situation would be improved with financial innovations based on funding and manage the risks. It recommends financial innovation strategies by the agent, market regulators and participants such as: migration for the circuit funding with investors' larger institutional participations, securitization of biodiesel auction rights, transactions with financial instruments against soy variations, leasing and study of international notes with carbon capture benefits (biobonds). Keywords: Financing
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15312
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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