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dc.contributor.authorLemos, Luiz Fernando Vieira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:13:01Z-
dc.date.available2023-12-22T03:13:01Z-
dc.date.issued2022-03-31
dc.identifier.citationLEMOS, Luiz Fernando Vieira. Inovação e criação de conhecimento na CODEMAR: reflexões e propostas. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15287-
dc.description.abstractA inovação é amplamente reconhecida como fonte relevante de vantagem competitiva e o conhecimento é um insumo para o seu alcance. Cabe à gestão pública, que atende ao cidadão na era do conhecimento, se adaptar a novos contextos, novos desafios, absorver práticas inovadoras e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. Logo, gerenciar conhecimentos tem um lugar central na perspectiva estratégica das empresas e no ambiente organizacional, seja ele público ou privado. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi elaborar propostas decorrentes da análise e reflexão à luz da teoria do conhecimento organizacional e do modelo SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização) desenvolvidos por Nonaka e Takeuchi (1997) sobre a prática de execução dos projetos dentro da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Trata-se de um estudo de caso de natureza aplicada com abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e propositivo. Os sujeitos da pesquisa foram executivos da empresa com participação significativa na execução e planejamento dos projetos estudados. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas e a análise seguiu o método indutivo. Os dados das entrevistas que avaliam a realidade da execução dos projetos na Codemar foram confrontados com a descrição do modelo SECI de criação do conhecimento, o que gerou reflexões sobre o modelo de desenvolvimento de projetos na empresa. Identificou-se que internamente na Codemar a espiral SECI não se completava adequadamente, de forma sinérgica e contínua, além de observar que faltam condições capacitadoras para a promoção da inovação. Como principal conclusão, recomenda-se que a Codemar vá além do papel de articular e absorver inovações, passe a ser desenvolvedora ativa de inovações e soluções para o município de Maricá, buscando coletar sistematicamente as necessidades e problemas regionais, e para tal, é preciso que a Codemar desenvolva internamente a Gestão de Conhecimentos. Foram identificadas barreiras à criação do conhecimento na Codemar que foram condensadas em fatores críticos e, em seguida, foram apresentadas propostas para a superação destes obstáculos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmodelo SECIpor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectSociedade de economia mistapor
dc.subjectCodemarpor
dc.subjectSECI modeleng
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectMixed economy companyeng
dc.subjectCodemareng
dc.titleInovação e criação de conhecimento na CODEMAR: reflexões e propostaspor
dc.title.alternativeInnovation and knowledge creation at CODEMAR: reflections and proposalseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherInnovation is widely recognized as a relevant source of competitive advantage, and knowledge is an input for its achievement. It is up to public management, which serves citizens in the knowledge era, to adapt to new contexts, new challenges, absorb innovative practices, and improve the quality of its products and services. Therefore, managing knowledge has a central place in the strategic perspective of companies and in the organizational environment, be it public or private. In this sense, the objective of this work was to elaborate proposals arising from the analysis and reflection in the light of the organizational knowledge theory and the SECI model (Socialization, Externalization, Combination and Internalization) developed by Nonaka and Takeuchi (1997) about the practice of project execution within the Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). This is a case study of an applied nature with a qualitative approach, with a descriptive and propositional objective. The research subjects were company executives with significant participation in the execution and planning of the projects studied. Data were collected through semi-structured interviews, and the analysis followed the inductive method. The data from the interviews that evaluate the reality of the execution of projects at Codemar were confronted with the description of the SECI model of knowledge creation, which generated reflections about the model of project development at the company. It was identified that internally in Codemar the SECI spiral was not completed properly, in a synergic and continuous way, besides observing that there is a lack of enabling conditions for the promotion of innovation. As a main conclusion, it is recommended that Codemar go beyond the role of articulating and absorbing innovations, to become an active developer of innovations and solutions for the municipality of Maricá, seeking to systematically collect regional needs and problems, and for this, it is necessary that Codemar internally develop Knowledge Management. Barriers to knowledge creation at Codemar were identified and condensed into critical factors, and then proposals were presented to overcome these obstacles.eng
dc.contributor.advisor1Toda, Favio Akiyoshi
dc.contributor.advisor1ID004.378.057-19por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9027-5109por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2064135511749727por
dc.contributor.referee1Toda, Favio Akiyoshi
dc.contributor.referee1ID004.378.057-19por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9027-5109por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2064135511749727por
dc.contributor.referee2Oliveira, Saulo Barbara de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9424-5425por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247628533800844por
dc.contributor.referee3Rodriguez y Rodriguez, Martius Vicente
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8270-7488por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7037188590027119por
dc.contributor.referee4Rocha, Saulo Barroso
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010030008316258por
dc.creator.ID014.278.827-97por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7851044486260430por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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