Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15277
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Natassia de Melo Gomes
dc.date.accessioned2023-12-22T03:12:49Z-
dc.date.available2023-12-22T03:12:49Z-
dc.date.issued2015-12-16
dc.identifier.citationGOMES, Natassia de Melo Gomes. Consumo e maternidade: um estudo sobre o consumo simbólico como meio de construção da identidade materna. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15277-
dc.description.abstractO consumo desempenha um papel importante na construção das identidades e uma das principais formas de se expressar e definir os membros de um grupo é através dos símbolos de consumo partilhados. O vestuário pode ser entendido como um reflexo da identidade do indivíduo ao refletir regras e papéis que os indivíduos desempenham na dinâmica da vida social. Assim, o consumo dos produtos e serviços relacionados ao vestuário, neste trabalho, se apresenta em seu papel de construir significados pessoais e coletivos, estabelecer e evidenciar categorias culturais, sendo foco da presente pesquisa, a identidade materna. A maternidade, mais do que um evento biológico, constitui um fenômeno social, que carrega imagens culturais e ideológicas, sendo a identidade materna construída a partir do momento em que a mulher se vê inserida no novo contexto da maternidade, que pode ocorrer através das experiências de consumo. Durante a gestação e após o nascimento do bebê, o modo de se vestir é naturalmente modificado devido às transformações do corpo, tornando-se necessário as escolhas por novas roupas. O consumo simbólico das roupas e consequentemente os significados culturalmente constituídos e atribuídos aos bens têm como característica intrínseca a preocupação de inserção em grupos sociais. Além disso, existe também uma preocupação em manter e representar as suas imagens ou identidades ao consumir produtos que condizem com as suas respectivas personalidades e que possam melhor representá-los. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar como os significados atribuídos ao vestuário auxiliam as mulheres na construção da identidade materna. Para atingir o objetivo proposto, foram realizadas 10 entrevistas em profundidade com mulheres que se tornaram mães nos últimos 24 meses. Os principais resultados mostraram que as roupas são transmissoras de comunicação e definição desta nova identidade à mulher, ocorrendo ainda no período liminar ou somente após o nascimento do bebê. A escolha do vestuário, no período pós-liminar, é pautada em diversas questões, sendo a mais recidivante a questão da normatização social impostas ao que se considera uma mãe ideal e ao que ela deve vestir. Além desta questão social, as modificações no corpo e a percepção corporal das mulheres são vistas como um influenciador para a mudança das roupas no período pós-liminar. O ritual de despojamento, que ocorre nesta fase do rito de passagem, está intimamente ligado à questão do corpo, pois caracteriza a necessidade que as mulheres veem em apagar significados atribuídos a uma roupa que usou durante a gestação. Percebeu-se assim que apesar da construção da identidade materna ser demarcada em diferentes momentos como o da descoberta da gravidez, da aquisição de produtos, das mudanças do corpo ou através do parto, é importante ressaltar que somente através das atividades rituais diárias que as mudanças simbólicas são reforçadaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectMaternal Identityeng
dc.subjectClothingeng
dc.subjectMaterial Cultureeng
dc.subjectConsumopor
dc.subjectIdentidade Maternapor
dc.subjectVestuáriopor
dc.subjectCultura Materialpor
dc.titleConsumo e maternidade: um estudo sobre o consumo simbólico como meio de construção da identidade maternapor
dc.title.alternativeConsumption and maternity: a study on symbolic consumption as a means of constructing the maternal identityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherConsumption plays an important role in the construction of identities and one of the main ways to express and define the members of a group is through the shared consumption symbols. The dress can be understood as a reflection of the identity of the individual to reflect rules and roles that peopleplay in the dynamics of social life. Thus, the consumption of products and services related to clothing in this work is presented in its role to build personal and collective meanings, establish and highlight cultural categories, being the focus of this study, maternal identity. Motherhood, rather than a biological event, is a social phenomenon that carries cultural and ideological pictures, the maternal identity constructed from the time when the woman is seen inserted in the new maternity context that may occur through experiences consumption. During pregnancy, the dress mode is naturally modified by new modifications of the body, making it necessary choices for new clothes. The symbolic consumption and consequently the meanings culturally constituted and assigned to goods has as intrinsic characteristic concern insertion in social groups. In addition, there is also a concern to keep and represent their images and identities to consume products that are consistent with their respective personalities and that could best represent them. In this way, the aim of this study was to analyze how the meanings attributed to clothing assist women in the construction of maternal identity. To achieve this purpose were carried 10 in-depth interviews with women who had become mothers in the last 24 months. The main results showed that the clothes are transmitters of communication and definition of this new identity to the woman, still occurring in the liminal period or just after birth. The choice of clothing in the post-liminal period is ruled on several matters, the most recurrent being the issue of social norms imposed on what is considered an ideal mother and what she should dress. Beyond this social issue, the changes in the body and the body perception of women are seen as an influencer for change of clothes in the post-liminal period. The stripping ritual, which takes place at this stage of the rite of passage, is closely linked to the issue of the body as it characterizes the need that women see in clear meanings attributed to an outfit that used during pregnancy.It can be seen that despite the construction of maternal identity be demarcated at different times as the discovery of pregnancy, purchasing products, the changes of the body or through the birth, it is important to emphasize that only through the daily ritual activities that symbolic changes are reinforcedeng
dc.contributor.advisor1Pereira, Severino Joaquim Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3191830084678701por
dc.contributor.referee1Saldanha, Jorge Alberto Velloso
dc.contributor.referee2Ayrosa, Eduardo André Teixeira
dc.creator.ID13053270714por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5860678031089234por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesALMEIDA, A. R. A (re) construção da identidade/diversidade feminina em mulheres mastectomizadas. 2008. 140f. Dissertação. Universidade Estadual Paulista. 2008. ALMEIDA, D. P. A roupa como resistência: A construção da identidade negra através da moda. In: 10º Colóquio de Moda – 7ª Edição Internacional 2014. ANDREASEN, A. R. Life status changes and changes in consumer preferences and satisfaction. Journal of Consumer Research. Chicago, v. 11, n. 3, p. 784-794, Dec. 1984. ARMSTRONG, G.; KOTLER, P. Princípios de Marketing. 12. Ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007. 600 p. ARNOULD, E. J.; & THOMPSON, C. J. Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research. Journal of Consumer Research, Chicago, v. 31, n. 4, p. 868-882, March. 2005. BARBOSA, L.; CAMPBELL, C. (Orgs.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006. BARBOZA, R.A; SILVA, R. R. Subcultura Cosplay: a Extensão do Self em um Grupo de Consumo. V Encontro de Marketing da ANPAD, Curitiba, 2012. BANHART, M.; PEÑALOZA, L. Who Are You Calling Old? Negotiating Old Age Identity in the Elderly Consumption Ensemble. Journal of Consumer Research, v. 39, p. 1133 – 1153, Abr. 2013. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70 Ed. Lisboa/ Portugal: LDA, 2010. BARRETO, A. M. Nove Meses de Consumo: Da Maternidade à Vulnerabilidade. 2012. 140f. Dissertação. Universidade Federal da Paraíba. BELK, R. W. Possessions and the Extended Self. Journal of Consumer Research. v. 15, n. 2, p.139-168, Sept. 1988. BERG, Bruce L. Qualitative Research Methods for the Social Sciences.4 Ed.2001 BERGER, J.; HEATH, J. Where Consumers Diverge from Others: Identity Signaling and Product Domains. Journal of Consumer Research, Chicago, v. 34, n. 2, p. 121- 139, August. 2007. BOUZÓN, P. Cabelos e construção de identidades: incursão antropológica em um salão de beleza. In CASOTTI, L. (Org.); SUAREZ, M. (org.); CAMPOS, R. D. (org.). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008. p. 228 – 251. 78 CAMPBELL, C. Eu Compro, Logo Sei que Existo: as bases metafísicas do consumo moderno. In: BARBOSA, L.; CAMPBELL, C. Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p. 47-64. CASOTTI, L., SUAREZ, M., CAMPOS, R. (org.), O Tempo da Beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. Rio de Janeiro: SENAC, 2008. CAVALEIRO, A. S. S. Vinculação Materna, Ansiedade e Imagem Corporal no último Trimestre da Gravidez. 2012. Dissertação de Mestrado – Psicologia Clinica CAVEDON, N., et al. Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos: uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, v. 13 n. 28, Jul/Dez. 2007. CRANE, D. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidades nas roupas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. CRANE, D. Reflexões sobre a moda: o vestuário como fenômeno social. In: Cultura e consumo: estilos de vida na contemporaneidade. BUENO, M. L.; CAMARGO, L. O. de L. (orgs.) – São Paulo: Senac São Paulo, 2008. CORRÊA, S. B.; PINTO, M. L. Do “asfalto para a favela”, da “favela para o asfalto”: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos. I Encontro Latino-Americano de Estudos do Consumo, PUC-RJ, 2014. CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1996. 256p. DONELLI, T. M. S. O parto no processo de transição para a maternidade. 2013. 175f. Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2003 DOUGLAS, M; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. DUARTE F.; GONÇALVES M. M. Negotiating motherhood: a dialogical approach. International Journal for Dialogical Science, v. 2, 2007, p. 249-275. FISCHER, E. e GAINER, B. Baby Showers: a Rite of Passage in Transition. Advances in Consumer Research v. 20, 1993, p. 320-324. GAMA; J. G; COUTINHO; O. M. O que as sexagenárias querem vestir. In: 10º Colóquio de Moda – 7º Edição Internacional. 2014. GARBELOTTO C. S. A bolsa no cotidiano feminino. In: Anais do 6º Colóquio de Moda – 5º Edição Internacional. 2010. 79 GASKELL, G. Entrevistas Individuais e Grupais. In BAUER, M. W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. ___________ Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, vol. 35, n. 2, p. 57 – 63. Mar./Abr. 1995. GOLDENBERG, M. Nem toda brasileira é bunda: corpo e envelhecimento na cultura contemporânea. In CASOTTI, Letícia (Org.); SUAREZ, Maribel (org.); CAMPOS, Roberta Dias (org.). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008. p. 124-143. GOLDENBERG, M.; RAMOS, Marcelo S. A civilização das formas: O corpo como valor In: Nu & vestido: Dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Miriam Goldenberg (Org). Rio de Janeiro: Record, 2002. GUIMARÃES, M. E. A. Moda, Cultura e Identidade. In: IV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Faculdade de Comunicação/UFBA, Salvador-Bahia. 2008. HALL. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2011. HERMAN, G. M ., CORTLAND, S. New lives from used goods: Garage Sales as rites of passage. Ethnology: An International Journal of Cultural and Social Anthropology v. 50, n. 3, p.189- 207, 2011. HOLT, D. B. How Consumers Consume: a typology of consumption practices. Journal of Consumer Research, v. 22, n. 1, p.1-16, 1995. HOUSTON, H. R. Through Pain and Perseverance: Liminality, Ritual Consumption, and the Social Construction of Gender in Contemporary Japan. Advances in Consumer Research V.26, p. 542-548, 1999. KIMURA, A. F. A construção da personagem mãe: considerações teóricas sobre identidade e papel materno. Rev. Esc. Enf. USP, v. 31, n. 2, p.339-43, ago, 1997 . KOZINETS, R. V. (2001). Utopian Enterprise: Articulating the Meaning of Star Trek‟s Culture of Consumption. Journal of Consumer Research, v. 28. p. 67-99. Jun, 2001. 80 KRUGER, P. L. O processo de construção e de movimento dos significados culturais do consumo de roupa de segunda mão em um brechó no Rio de Janeiro: uma etnografia. 2010. 134 f. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 14ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2001. LEVY, B. P. Identidade, Consumo e Trabalho após a primeira gestação: Um estudo exploratório. Dissertação de Mestrado em Administração. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2010. LIPOVETSKY, G. O império do efêmero. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2009. LOPES, M. T. O conceito de beleza e maternidade: um estudo exploratório do comportamento feminino. Dissertação de Mestrado em administração. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2005. LOPES, M.; CASOTTI, L. Será que volta ao normal? Um estudo sobre beleza, maternidade e consumo. In CASOTTI, Letícia (Org.); SUAREZ, Maribel (org.); CAMPOS, Roberta Dias (org.). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008. p. 176 – 199. MACHADO, M. V. ESPELHO, ESPELHO MEU, QUEM SOU EU? O consumo estético e a construção da identidade da mulher. Dissertação de Mestrado em Administração. Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças. 2009. MARINHO, N. N; ROCHA, N.A.V. Gravidez e roupa predileta: Conflitos e Congruências. In: Anais do VII Colóquio de Moda. 2011. MARQUES, C. Experiência Estética e Subjetividade Política: Consumo de Moda no Movimento Social Hip-Hop. In: 10º Colóquio de Moda – 7ª Edição Internacional. 2014. MCCRACKEN, G. Cultura & consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de janeiro: Mauad, 2003. ________________ Cultura e Consumo: Uma explicação teórica da estrutura e do movimento do significado cultural dos bens de consumo. RAE, p. 99-115 Jan\Mar, 2007. MEDEIROS, J. L. (org.) Identidades em movimento: nação, cyberespaço, ambientalismo e religião no Brasil contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2008. 81 MEIRA, M. B. V. Sobre estruturas etárias e ritos de passagem. Revista Puc-sp- ponto-e-vírgula, n. 5, p.185-201, 2009. MEIRELES, A. & COSTA, M. E. A experiência da gravidez: o corpo grávido, a relação com a mãe, a percepção de mudança e a relação com o bebê. Psicologia, XVIII, p. 75-98, 2005. MILLER, D. Consumo como cultura material. Horizontes antropológicos. Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 33-63, jul/dez. 2007. ____________ Teoria das Compras: o que orienta as escolhas dos consumidores. São Paulo: Nobel, 2012. ____________Trecos, Troços e Coisas: Estudos Antropológicos sobre a Cultura Material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. MEZABARBA, S. R. Vestuário e cidades: ethos, consumo e apresentação de si no Rio de Janeiro e em São Paulo. Tese de Doutorado em Antropologia – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012. MORAIS, V. M. Coisa de Macho: Representações de Masculinidade em uma Barbearia Curitibana. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2015. MORGAN, G.. Paradigmas, metáforas e resolução de quebra-cabeças na teoria das organizações. RAE, vol. 45, n. 1, 2005. MOTA, M. R.R.P. Representações sociais da gravidez: a experiência da maternidade em instituição. Dissertação de Mestrado. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Lisboa, 2011 NACIF, M. V. P. O vestuário como princípio de leitura do mundo. In: ANPUH XXIV Simpósio Nacional de História, 2007. NOBLE; C. H; WALKER, B. A. Exploring the Relationships Among Liminal Transitions, Symbolic and the Extended Self . Psychology & Marketing, v. 14, n. 1 p. 27-47, 1997 NOVAES, J. V. Vale quanto pesa... Sobre mulheres, beleza e feiúra. In CASOTTI, Letícia (Org.); SUAREZ, Maribel (org.); CAMPOS, Roberta Dias (org.). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008. p. 144-173. 82 OLIVEIRA, P. B. A mulher atual e a representação da maternidade. Dissertação de Mestrado – Mestrado em Psicologia Clínica – Universidade Católica de Pernambuco. 2007 OLSEN, B. Exploring Women‟s Brand Relationships and Enduring Themes at Midlife. Advances in Consumer Research, n. 26, p. 615-620, 1999. PEARSON, J.; SYSON, F. From Hair to Eternity the Influence of Liminality on Bridal Consumption. ANZAM - Australian and New Zealand Academy of Management Conference, 4-6 December 2006. PEREIRA, B. Da "invenção" da homossexualidade ao discurso das posses: uma análise interpretativa da identidade homossexual. 2009. Tese de Doutorado em Administração - Fundação Getúlio Vargas - RJ, FGV-RJ. Orientador: Eduardo André Teixeira Ayrosa, D.Sc. Rio de Janeiro, 2009. PEREIRA, B. AYROSA, E. A. T. A identidade homossexual masculina: o consumo como forma de enfrentamento e resistência. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, UFPE, Recife (PE). ___________________________Corpos consumidos: Cultura de Consumo Gay carioca O&S - Salvador, v.19 - n.61, p. 295-313 - Abril/Junho - 2012 PICCININI, C. A; GOMES, A. G; MOREIRA, L. E.; LOPES, R. S. Expectativas e sentimentos da gestante em relação ao seu bebê. Psicologia: Teoria e Pesquisa vol.20 n.3, p. 223-232, Brasília Sept./Dec. 2004. _________________Gestação e a constituição da maternidade. Psicologia est. vol.13 n.1, Maringá Jan./Mar. 2008. PRATT, M.; RAFAELI, A. Organizational dress as a symbol of multilayered social identities. Academy of Management Journal. p. 862-868, Aug. 1997. PROTHERO A. Consuming Motherhood: An Introspective Journey on Consuming to be a Good Mother”. In: Proceedings of the 6th Conference of Gender, Marketing, and Consumer Behaviour, Dublin, n. 27-29, p. 211-226, June. 2002 QUINTELA, H. F. A Segunda Pele: A linguagem das roupas, seus signos e a configuração da identidade social através do vestuário. In: Anais do Seminário Nacional da Pós Graduação de Ciências Sociais. UFES. v.1, n.1, 2011. ROCHA, M. A. V. Study of Consumer Clothing Behaviour and its Relevance to Successful Fashion Product Development. Tese de Doutorado em Design de Moda (PhD in Fashion Design). Rochester, Reino Unido: University of Kent, 2007. 83 ROOK, D. W. Dimensão Ritual do Comportamento de Consumo. Revista de Administração de Empresas – RAE-CLÁSSICOS, v. 47 n. 1, p. 81-98 Jan/Mar. 2007. SAUERBRONN, J. F. R.; BARROS, D. F.. Mulheres Emocionadas – Perspectivas Sociais dos Antecedentes Emocionais e a Construção de Significados e Valores de Consumo Femininos de Esporte. Brasília, Anais do 29º ENANPAD, 2005. SCARABOTO, D. & FISHER, E. Frustated fatshionistas: an institutional theory perspective on consumer quest for greater choice in mainstream markets. Journal of Consumer Research, v. 39, n. 6, p. 1234-1257, April. 2013. SCHOUTEN, J W. Selves in Transition: Symbolic Consumption in Personal Rites of Passage and Identity Reconstruction. Journal of Consumer Research. v. 17, p. 412-425, 1991. SCHOUTEN, J.W.; MCALEXANDER. Subcultures of Consumption: An Ethnography of the New Bikers, Journal of consumer research v. 22, p. 43-61, 1995. SHAPIRO, A. F; GOTTMAN, J. M; CARRERE, S. The baby and the marriage: Identifying factors that buffer against decline in marital satisfaction after the first baby arrives. Journal of Family Psychology, v. 14, p. 59–70, 2000. SEBRAE. Relatório de Inteligência Sintético – Vestuário: Moda Gestante, Florianópolis, 2003. SEGALEN, M.. Ritos e Rituais Contemporâneos. Rio de Janeiro: FGV, 2002. SILVA, M. J; SANTANA, S. A. Com que Roupa eu vou? Um estudo do Consumo Feminino de Vestimentas realizado por Empresárias do ramo de Confecções. In: VI Encontro de Marketing da ANPAD, Gramado, 2014. SILVA, T. M. B; COSTA, A. M., CARVALHO, J. L. F Tribalismo e Resistência ao Consumo: Etnografia de um Circuito Urbano de Parkour. In: IV Encontro de Marketing da Anpad, EMA, 2010, Florianópolis SC. SOUZA, I. L et al. Uma Abordagem Alternativa para a Pesquisa do Consumidor: Adoção da Consumer Culture Theory (CCT) no Brasil. Revista Alcance, v. 20, n. 3 p. 383-399, jul\set. 2013. STRAUSS, A. CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. THOMSEN, T. U.; SORENSEN, E. B. The First Four-wheeled StatusSymbol: Pram Consumption as a Vehicle for the Construction of Motherhood Identity. Journal of Marketing Management, Denmark, n. 22, p. 907-927, 2006. 84 THOMPSON, C. G.; HAYTKO, D. L. Speaking of Fashion: Consumers' Uses of Fashion Discourses and the Appropriation of Countervailing Cultural Meanings Journal of Consumer Research, v. 24, p. 15-42, June. 1997 TURNER, V. W. O Processo Ritual: Estrutura e Antiestrutura. Petropólis: Vozes, 1974. VAN GENNEP, A. Los ritos de Paso. Alianza Editorial, 2008. VANZELLOTTI, C. A. Esperança para dar e vender: A Esperança no Consumo de Cosméticos Anti-Sinais, Dissertação de Mestrado – Mestrado em Administração – UFRS, 2007. VERGARA, S. C. Métodos de Coleta de Dados no Campo. São Paulo: Atlas, 2009. _________. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5º edição São Paulo: Atlas, 2004. VIEIRA, M. M. F. Por uma Boa Pesquisa (Qualitativa) em Administração. In.: Vieira, M. e ZOUAIN, D. (org.), Pesquisa Qualitativa em Administração. Rio de Janeiro: editora FGV, 2004. VIEIRA, V. A.; TIBOLA, F.. Pesquisa qualitativa em marketing e suas variações: trilhas para pesquisas futuras. In: Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 9, n. 2, p. 9-33, Abr./Jun. 2005. WALTHER, L. C. C. L. Consumo Erótico Feminino e Cultura Material. Tese de Doutorado em Administração. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012. WATTANASUWAN, K. The Self and Symbolic Consumption. The Journal of American Academy of Business, p.179-184, March. 2005 WOODWARD, K. “Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual”. In:Silva, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, Vozes, p. 7-72, 2000. YACCOUB, H. A chamada "nova classe média": cultura material, inclusão e distinção social. Horizontes antropológicos.Porto Alegre v. 17, n. 36, July/Dec. 2011. ZAMBERLAN, L. et al. A Perspectiva Hedonista no Consumo de Moda: Uma Investigação Cross-Cultural entre Brasileiros e Argentinos. In:XXXIV Encontro da ANPAD (EnANPAD), Rio de Janeiro, 2010, p. 1-16.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5800/2015%20-%20Natassia%20de%20Melo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20556/2015%20-%20Natassia%20de%20Melo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26859/2015%20-%20Natassia%20de%20Melo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33286/2015%20-%20Natassia%20de%20Melo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39722/2015%20-%20Natassia%20de%20Melo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46050/2015%20-%20Natassia%20de%20Melo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52460/2015%20-%20Natassia%20de%20Melo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58916/2015%20-%20Natassia%20de%20Melo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2051
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-09-26T11:46:07Z No. of bitstreams: 1 2015 - Natassia de Melo Gomes.pdf: 1015829 bytes, checksum: 7dfc3815cd656a3e66a54f030aa67f6b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-26T11:46:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Natassia de Melo Gomes.pdf: 1015829 bytes, checksum: 7dfc3815cd656a3e66a54f030aa67f6b (MD5) Previous issue date: 2015-12-16eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Natassia de Melo Gomes.pdfNatassia de Melo Gomes992.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.