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dc.contributor.authorSouza, Alexandra Gomes de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:12:46Z-
dc.date.available2023-12-22T03:12:46Z-
dc.date.issued2022-05-31
dc.identifier.citationSOUZA, Alexandra Gomes de. Desenvolvimento de um plano de melhorias para o processo de compras de uma empresa de economia mista. 2022. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15275-
dc.description.abstractEm toda organização, o setor de compras deve zelar pela boa reputação nas contratações, buscando otimizar a qualidade e a produtividade do setor, no intuito de obter vantagens como redução de custos dos produtos e serviços. Atualmente, nota-se que esse processo é considerado moroso e burocrático, mediante diversas exigências e quantidade de contratações. Neste estudo, propõe-se a elaboração de um plano de ação desenvolvido por meio da avaliação das etapas do Processo de Compras de uma empresa que atua sob o regime jurídico de sociedade de economia mista, com o objetivo de proporcionar melhorias que visem a eficiência e a eficácia na execução das atividades supracitadas. Como metodologia empregada, inicialmente, foi feita uma pesquisa bibliográfica, descrevendo a produção literária que aborda legislações e definições que norteiam a área pública, especificamente sobre a gestão de compras. Enquanto pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as Diretorias de Administração, Jurídica, Planejamento, Licitações e Controle Interno e profissionais envolvidos no processo de compras, a fim de avaliar todas as etapas e, assim, sugerir alternativas para sua otimização. A pesquisa é caracterizada como estudo de caso, de natureza qualitativa e exploratória, cujos principais resultados podem subsidiar o melhor conhecimento do processo de licitação para compras, incluindo a solução de problemas e a mostra de desafios e perspectivas. Ao ser verificado o funcionamento atual do processo de compras, de acordo com todos os critérios e procedimentos que integram o fluxo e o planejamento das contratações, atestam-se a ineficácia, a desatualização e a lentidão das atividades, sendo constante o retrabalho de algumas etapas. A partir dos problemas identificados, foi desenvolvido um plano de ação baseado no processo TO BE, recomendando-se a criação de um setor de Planejamento, para que sejam gerenciadas adequadamente todas as atividades, suas partes e suas inter-relações, identificando as lacunas existentes entre as diretrizes definidas nos regulamentos, contratos e demais normativas, para a efetiva definição de procedimentos, etapas e tarefas. A partir de novo horizonte de melhorias, esperam-se celeridade, maior empenho e rendimento funcional, levando em consideração o Princípio da Eficiência, buscando o melhor desempenho e, consequentemente, os melhores resultados.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministração Públicapor
dc.subjectCompras Públicaspor
dc.subjectMelhoria de Processospor
dc.subjectGestão da Qualidadepor
dc.subjectBPMpor
dc.subjectProdutividadepor
dc.subjectPublic Administrationeng
dc.subjectPublic Procurementeng
dc.subjectProcess Improvementeng
dc.subjectQuality Managementeng
dc.subjectBPMeng
dc.subjectProductivityeng
dc.titleDesenvolvimento de um plano de melhorias para o processo de compras de uma empresa de economia mistapor
dc.title.alternativeDevelopment of an improvement plan for the purchasing process of a mixed economy companyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThroughout the organization, the purchasing sector must ensure a good reputation in hiring, seeking to optimize the quality and productivity of the sector, in order to obtain advantages such as cost reduction of products and services. Currently, it is noted that this process is considered time-consuming and bureaucratic, through various requirements and number of contracts. In this study, it is proposed the elaboration of an action plan developed through the evaluation of the stages of the Purchasing Process of a company that operates under the legal regime of a mixed economy company, with the objective of providing improvements aimed at efficiency and effectiveness in the execution of the aforementioned activities. Initially, bibliographical research was carried out, describing the literary production that addresses legislation and definitions that guide the public area, specifically on purchasing management. As a field research, semi-structured interviews were conducted with the Boards of Administration, Legal, Planning, Bidding and Internal Control and professionals involved in the purchasing process, in order to evaluate all stages and, thus, suggest alternatives for their optimization. The research is characterized as a case study, of a qualitative and exploratory nature, whose main results can support the best knowledge of the bidding process for purchases, including problem solving and the show of challenges and perspectives. When checking the current functioning of the purchasing process, according to all the criteria and procedures that integrate the flow and planning of hiring, the ineffectiveness, out-of-date and slowness of activities are attested, being constant the rework of some steps. Based on the identified problems, an action plan was developed based on the TO BE process, recommending the creation of a Planning sector, so that all activities, their parts and their interrelations are adequately managed, identifying the gaps between the guidelines defined in the regulations, contracts and other regulations, for the effective definition of procedures, steps and tasks. As prospects for improvement, we expect speed, care and functional performance, taking into account the Principle of Efficiency, seeking the best performance and, consequently, the best results.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.advisor1ID244.340.867-15por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9424-5425por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247628533800844por
dc.contributor.referee1Ferreira, Marcelo Sales
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7840-1168por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8194523141613358por
dc.contributor.referee2Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.referee2ID244.340.867-15por
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9424-5425por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247628533800844por
dc.contributor.referee3Méxas, Mirian Picinini
dc.contributor.referee3ID538.375.177-72por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9133608322839843por
dc.contributor.referee4Costa, Stella Regina Reis da
dc.contributor.referee4ID712.314.127-04por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9365621716036199por
dc.creator.ID027.178.447-40por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7687-0526por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2064918549422158por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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