Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15254
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dc.contributor.authorParaguassu, Deyves Mendes
dc.date.accessioned2023-12-22T03:12:12Z-
dc.date.available2023-12-22T03:12:12Z-
dc.date.issued2010-08-10
dc.identifier.citationPARAGUASSU, Deyves Mendes. Seleção de fornecedores para novos produtos utilizando análise hierárquica (AHP) - estudo de caso no instituto de tecnologia em imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/FIOCRUZ). 2010. 51 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15254-
dc.description.abstractCom o aumento do acesso a informações, tecnologias e mercados, as opções de fornecimento são ampliadas, tornando necessária a seleção de um fornecedor que melhor contribua para o sucesso organizacional. Nesse sentido, selecionar o fornecedor certo pode significar a diferença entre o sucesso e o insucesso. Bio-Manguinhos atua no mercado de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, por meio de vacinas, reativos para diagnóstico e biofármacos. Por ser uma instituição pública, compartilha com o restante da máquina pública a dificuldade em obter recursos para investimento e o desenvolvimento de seus produtos pode levar mais de 20 anos. Diante desse cenário, a busca por parcerias para minimizar o tempo de desenvolvimento de um produto e compartilhar os custos de investimento se mostra interessante. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo desenvolver uma ferramenta que auxilie Bio-Manguinhos a selecionar fornecedores que contribuirão para o desenvolvimento e produção de novos produtos. Para tanto, foram realizadas duas etapas de entrevistas com a diretoria de Bio-Manguinhos: a primeira com os vice-diretores, onde foram identificados os critérios relevantes para a seleção de fornecedores para novos produtos; a segunda etapa foi realizada com o diretor, onde foram confirmados os critérios identificados pelos vice-diretores e utilizado um método de análise multicriterial, AHP – Processo de Análise Hierárquica, para atribuir pesos a esses critérios. Dessa forma, foi criada uma ferramenta com os critérios considerados relevantes e suas respectivas representatividades dentro de um mesmo contexto, que busca auxiliar a organização a selecionar seus fornecedores para novos produtos. Os resultados mostram que os critérios relevantes e sua ordem são os seguintes: nível de desenvolvimento do produto, compatibilidade com o parque industrial, cumprimento de exigências regulatórias, rendimento do produto, solidez da empresa e custo. Isso mostra que critérios mais próximos a estratégia organizacional possuem uma representatividade maior. Os critérios identificados, em sua essência, não são critérios novos, são conhecidos e mencionados por outros pesquisadores. No entanto, como em toda tomada de decisão, especialmente as multicriteriais, cada organização busca identificar as variáveis importantes para uma determinada tomada de decisão e essa escolha não necessariamente é a melhor para outras organizações.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSupplier selectioneng
dc.subjectnew productseng
dc.subjectSeleção de fornecedorespor
dc.subjectAHPpor
dc.subjectnovos produtospor
dc.titleSeleção de fornecedores para novos produtos utilizando análise hierárquica (AHP) - estudo de caso no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/FIOCRUZ)por
dc.title.alternativeSelection supplier for new products using analytic hierarchy process (AHP) - case study in Instituto de Tecnologia em Imunibiológicos in Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWith the increased access to information, technologies and markets; the supply options are magnified as well, forcing the selection of a supplier that best contributes to the organizational success. In this sense, selecting the right supplier can mean the difference between success and failure. Bio-Manguinhos is in the market for prevention, diagnosis and treatment of disease through vaccines, diagnostic reagents and biopharmaceuticals. Being a public institution, it shares with the rest of the system the difficulty in obtaining public funds for investment and the development of products may take more than 20 years. Given this scenario, the search for partners to minimize development time of a product and share the cost of investment becomes interesting. In this context, this work aims to develop a tool that helps Bio-Manguinhos in selecting suppliers which contribute to the development and manufacture of new products. So, there were two stages of interviews with the board of Bio-Manguinhos: the first with the Deputy Directors, where the relevant criteria for selecting suppliers for new products were identified; the second stage was conducted with the Director, where the criteria identified by the Deputy Directors were confirmed and a method of multicriteria analysis, AHP - Analytic Hierarchy Process was applied to assign weights to these criteria. Thus, we created a tool with the criteria considered relevant and their representativeness within a context that seeks to assist the organization to select suppliers for new products. The results show that the relevant criteria and their order are: level of product development, compatibility with the industrial park, compliance with regulatory requirements, product performance, strength of the company and cost. This shows that the criteria closest to organizational strategy have a greater representativeness. The criteria identified in this study, in their essence, are not new; they are well known and mentioned by other researchers. Nevertheless, as in all decision-making, especially the multicriteria, every organization seeks to identify the important variables for a given decision-making and that choice is not necessarily the best one for other organizations.eng
dc.contributor.advisor1Macedo, Marcelo Alvaro da Silva
dc.contributor.advisor1ID1190635739por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4195343422847965por
dc.contributor.referee1Souza, Marco Antônio Ferreira de
dc.contributor.referee2Zotes, Luis Perez
dc.creator.ID8822148703por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6032785232293871por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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