Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15233
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartins, Cristiane Venâncio de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T03:11:50Z-
dc.date.available2023-12-22T03:11:50Z-
dc.date.issued2005-02-18
dc.identifier.citationMARTINS, Cristiane Venâncio de Oliveira. Comunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobras. 2005. 79 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios). instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15233-
dc.description.abstractA Comunicação Empresarial tem ajudado a melhorar a imagem de empresas nos últimos anos. Através de práticas específicas, as organizações têm obtido resultados favoráveis. Ao mesmo tempo em que a comunicação empresarial evoluiu no Brasil, uma nova filosofia de gestão veio ganhando novos adeptos em todo o mundo: a responsabilidade social corporativa. Há um consenso de que o momento é de praticar a ética junto a consumidores, fornecedores, acionistas e comunidade. Portanto, ganham espaço ações que propiciam a contribuição para uma sociedade melhor. Este trabalho teve como objetivos fazer uma breve análise sobre a evolução das duas áreas Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social no Brasil e sobre a contribuição de ambas para o desenvolvimento das organizações. Num segundo momento, o estudo teve a proposta de apontar como pode ser saudável a união dos dois conceitos. Por último, este estudo analisou o que foi considerado um caso de sucesso no que diz respeito à comunicação empresarial: a estratégia usada pela Petrobras nos seus 50 anos (outubro de 2003 a outubro de 2004). Uma campanha baseada nos resultados positivos da empresa, especialmente na área social, com o slogan O que você quer sonhar agora? . O resultado foi uma mostra clara da eficiência da comunicação empresarial aliada à responsabilidade social. Um modelo a ser seguido.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomunicação empresarialpor
dc.subjectresponsabilidade socialpor
dc.subjectPetrobras 50 anospor
dc.subjectcorporate communicationeng
dc.subjectsocial responsibilityeng
dc.subjectPetrobras 50 yearseng
dc.titleComunicação empresarial e responsabilidade social: a estratégia comunicacional nos 50 anos da Petrobraspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherCorporate Communication has helped enhance the image of numberless companies in the last years. By means of some specific practices organizations have achieved favorable results. At the same time when corporate communication has evolved in Brazil, a new managerial philosophy has been gathering new adepts worldwide: corporate social responsibility. There is a consensus that this is the moment of restoring essences, being guided by common sense, and exercising ethics along customers, suppliers, shareholders, and the community. Therefore, actions that encourage dialogue, transparence and contribution for a better society have been gaining room. This work has the objectives of making a brief analysis about the evolution in two areas Corporate Communication and Social Responsibility in Brazil, and about the contribution of both for the development of organizations. At a second moment, the study is aimed at pointing out how healthy the joining of two concepts can be. Finally, this study has analyzed what was considered as a successful case concerning corporate communication: the strategy used by Petrobras at the episode of its 50 years (October of 2003 through October of 2004). One campaign based upon the company s positive results, specially social work, with the slogan What do want to dream now? . The result was a clear display of the effectiveness of corporate communication allied to social responsibility. A model to be followed.eng
dc.contributor.advisor1Nogueira, Antonio Carlospt_BR
dc.contributor.advisor1ID116.407.156-49por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2687080714527496por
dc.creator.ID932.599.057-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2658494808263920por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4603/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8937/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19257/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25552/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/31959/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38360/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44752/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51153/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57589/2005%20-%20Cristiane%20Venancio%20de%20Oliveira%20Martins.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/1019
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-28T20:19:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005 - Cristiane Venancio de Oliveira Martins.pdf: 377997 bytes, checksum: 930563158f3b02cf1a96a44877c5888e (MD5) Previous issue date: 2005-02-18eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005 - Cristiane Venancio de Oliveira Martins.pdfDocumento principal369.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.