Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAzevedo, Laura Aline Caldi de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:11:47Z-
dc.date.available2023-12-22T03:11:47Z-
dc.date.issued2020-08-13
dc.identifier.citationAZEVEDO, Laura Aline Caldi de. Aplicações da ferramenta Servqual na avaliação da qualidade em serviços de transporte interestadual de passageiros: o caso de uma empresa da zona da mata mineira. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15229-
dc.description.abstractO transporte rodoviário de passageiros é responsável por integrar as pessoas aos mais diversos lugares, promovendo o desenvolvimento social e econômico do país. As empresas de ônibus responsáveis por esse serviço vêm enfrentando a ascensão de concorrências no meio, por meio de soluções inovadoras de transporte como caronas compartilhadas, Uber, Buser. As variadas opções e conveniência de transporte oferecida aos brasileiros exigem das empresas de transporte avaliar a qualidade do serviço oferecido como um diferencial competitivo e estratégico. Para tanto, a pesquisa busca identificar quais são os fatores que influenciam a qualidade do serviço prestado para o caso de uma empresa de transporte rodoviário de passageiros da Zona da Mata Mineira a partir da adaptação da escala SERVQUAL, modelo adaptado para avaliar qualidade do serviço. O referencial teórico aborda os seguintes campos de conhecimento: Marketing de serviços, qualidade em serviços e em transportes e o sistema de transporte interestadual de passageiros. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, na forma de estudo de caso e pesquisa de levantamento com aplicação de questionários aos usuários dos serviços. A pesquisa, que tem abordagem quantitativa, contou com um total de 225 respondentes pertinentes à análise, e, portanto, validados para o estudo. A primeira parte do questionário composto por questões fechadas auxiliou a mensurar a importância dos fatores pelo uso da estatística descritiva, análise fatorial e análise de confiabilidade (alfa de Cronbach). Com 65,56% de variância explicada, 4 fatores foram identificados na análise fatorial: Garantia e Confiabilidade (α = 0,891), Tangibilidade (α = 0,843), Empatia (α = 0,841), Responsividade (α = 0,552). Nota-se, que o fator Responsividade não obteve um alfa expressivo. A segunda parte do questionário revelou que 57,78% da amostra é composta pelo público feminino, 30,67% dos respondentes é constituído por jovens com 36,89% apresentado ensino médio seguido do ensino superior com 27,56%, 56% da amostra é formada por passageiros solteiros (as), com 32,89% apresentando uma renda acima de R$ 4.124,00. A terceira parte do questionário revelou que o motivo da viagem é com destino a visitas a parentes e amigos com 43,11% seguidos por lazer com 29,78%, com uma frequência eventual de viagens de 51,56%, que utilizam o carro como meio substituto ao ônibus (70,22%), comprando a passagem em pontos de venda (57,78%). Como contribuição, este trabalho destaca a relevância da prestação do serviço de transporte rodoviário de passageiros primar pela qualidade, como estratégia de vantagem competitiva perante o mercado. O estudo teve por benefício propiciar à empresa informações a respeito da qualidade do serviço prestado da linha interestadual, principal linha estratégica e que representa 30% do faturamento da empresa, e que ao mesmo tempo é afetada pela concorrência. Dessa forma, foi elaborado um plano de ação institucional para análise futura da organização identificando os fatores críticos de sucesso, os gaps na prestação de serviço prestado e cenários de soluções.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMarketing de Serviçospor
dc.subjectQualidade em Serviçopor
dc.subjectModelo dos 5 gapspor
dc.subjectTransporte Rodoviário Interestadual de Passageirospor
dc.subjectService Marketingpor
dc.subjectService Qualitypor
dc.subject5 Gaps Modelpor
dc.subjectInterstate Passenger Transport Systempor
dc.titleAplicações da ferramenta Servqual na avaliação da qualidade em serviços de transporte interestadual de passageiros: o caso de uma empresa da zona da mata mineirapor
dc.title.alternativeApplications of Servqual tool in quality evaluation in interstate passenger transport services: the case of a company in Zona da Mata Mineiraeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherRoad passenger transport is responsible for integrating people to the most diverse places, promoting country social and economic development. The buses companies responsible for that service are facing a rise competition in those field, through innovative transportation solutions such as shared rides, Uber, Buser. The varied options and convenience of transportation offered to Brazilians requires transportation companies to evaluate the quality of service offered as a competitive and strategic differential. To this end, the present research tries to identify what are the factors which influence the quality of provided service for the case of a road passenger transport company in Zona da Mata Mineira based on the adaptation of SERVQUAL scale, a model adapted to assess service quality. The theoretical framework addresses the following fields of knowledge: services marketing, services quality, transport and the interstate passenger transport system. It is an exploratory, descriptive study, in form of a case study and survey research with questionnaires application to service users. The research, which has a quantitative approach, had a total of 225 respondents relevant to the analysis, and therefore validated for the study. The first part of questionnaire were composed by closed questions, could help to measure the factors importance by using descriptive statistics, factor analysis and reliability analysis (Cronbach's alpha). With 65.56% of explained variance, 4 factors were identified in the factor analysis: Assurance and Reliability (α = 0.891), Tangibility (α = 0.843), Empathy (α = 0.841), Responsiveness (α = 0.552). It is noted that the Responsiveness factor did not obtain a significant alpha. The second part of questionnaire revealed that 57.78% of sample is made up by women, 30.67% of respondents were young people with 36.89% presenting high school followed by higher education with 27.56%, 56% of sample consisted by single passengers, with 32.89% showing an income above R$ 4,124.00. The third part of questionnaire revealed that the reason for the trip was to visit relatives and friends with 43.11% followed by leisure with 29.78%, with an eventual frequency of trips on 51.56%, using car as a substitute for the bus (70.22%), buying the ticket at sale’s points (57.78%). As a contribution, this work highlights the relevance of provision of road passenger transport service to excel in quality, as a competitive advantage strategy before the market. The study had the benefit of providing the company with information about the service quality provided on the interstate line, the main strategic line which represents 30% of company's revenue, and which at the same time is affected by competition. Thus, an institutional action plan was prepared for the future organization analysis, identifying the critical success factors, the gaps in services provision and scenarios solutions.eng
dc.contributor.advisor1Drumond e Castro, Maria Cristina
dc.contributor.advisor1ID488.116.456-20por
dc.contributor.advisor-co1Sampaio, Danilo de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1ID783.087.806-44por
dc.contributor.referee1Drumond e Castro, Maria Cristina
dc.contributor.referee2Sampaio, Danilo de Oliveira
dc.contributor.referee3Lima Júnior, José Humberto Viana
dc.contributor.referee4Ferreira, Victor Cláudio Paradela
dc.creator.ID098.724.296-26por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1189-3564por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714221865025400por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
dc.relation.referencesAGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Transporte Interestadual Regular de Passageiros – Aéreo e Rodoviário. [2020]. Disponível em: https://www.anac.gov. br/assuntos/dados-e-estatisticas/mercado-de-transporte-aereo/transporte-interestadual-de-passageiros-aereo-e-rodoviario. Acesso em: 05 abr. 2020. AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTE TERRESTRE (ANTT). Institucional. [2020]. Disponível em: http://antt.gov. br/institucional/index.html. Acesso em: 06 jul. 2020. AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS (ANTP). Conselho de PPI do governo Bolsonaro dá parecer favorável à maior concorrência no sistema de ônibus interestaduais e internacionais. São Paulo, 30 set. 2019. Disponível em: http://www.antp.org.br/noticias/clippings/conselho-de-ppi-do-governo-bolsonaro-da-parecer-favoravel-a-maior-concorrencia-no-sistema-de-onibus-interestaduais-e-internacionais.html. Acesso em: 05 abr. 2020. AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS (ANTP). Crise do coronavírus: 40% das empresas de ônibus interestaduais não vão conseguir se reerguer após pandemia, estima Abrati. São Paulo, 21 abr. 2020. Disponível em: http://www.antp.org.br/noticias/clippings/crise-do-coronavirus-40-das-empresas-de-onibus-interestaduais-nao-vao-conseguir-se-reerguer-apos-pandemia-estima-abrati.html. Acesso em: 05 abr. 2020. AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. Definitions of Marketing. 2017. Disponível em: https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/. Acesso em: 28 mar. 2020. ANDERSON, L. M.; TAYLOR, R. L. McCarthy's 4Ps: Timeworn or time-tested? Journal of Marketing Theory and Practice, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1-9, 1995. Disponível em: https://sci-hub.tw/https://doi.org/10.1080/10696679.1995.11501691. Acesso em: 15 jan 2020. ANTT dá autorização para cooperativa de transporte operar linhas interestaduais de ônibus. Diário do Transporte, [S. l.], 28 nov. 2019. Disponível em: https://diariodotransporte.com.br/2019/11/28/antt-da-autorizacao-para-cooperativa-de- transporte-operar-linhas-interestaduais-de-onibus/. Acesso em: 06 jun. 2020. ASUBONTENG, P.; MCCLEARY, K.; SWAN, J. SERVQUAL revisited: a critical review of service quality. Journal of Services Marketing, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 62-81, 1996. Disponível em: https://sci-hub.tw/10.1108/08876049610148602. Acesso em: 15 ago. 2019. BANDEIRA, M. L. et al. Avaliação da qualidade do ensino de pós-graduação: elementos para a construção e validação de um instrumento de pesquisa. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 22., 1998, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anpad, 1998. p. 1-15. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad1998-ols-08.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019. BARABINO, B.; DEIANA, E. On the Attributes and Influencing Factors of End-users Quality Perceptions in Urban Transport: An Exploratory Analysis. Procedia - Social and Behavioral Sciences, [S. l.], v. 87, p. 18–30, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/263314855_On_the_Attributes_and_Influencing_Factors_of_Endusers_Quality_Perceptions_in_Urban_Transport_An_Exploratory_Analysis. Acesso em: 15 ago. 2019. BARABINO, B.; DEIANA, E.; TILOCCA, P. Measuring service quality in urban bus transport: a modified SERVQUAL approach. International Journal of Quality and Service Sciences, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 238-252, 2012. Disponível em: https://sci-hub.tw/https://doi.org/10.1108/17566691211269567. Acesso em: 15 ago. 2019. BARCELOS et al. Inferindo a importância dos atributos do transporte coletivo a partir da satisfação dos usuários. Transportes, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 36-48, out. 2017. Disponível em: https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/1336. Acesso em: 15 de mar. 2020. BATESON, J.; HOFFMAN, D. Marketing de Serviços. Porto Alegre: Bookman, 2001. BEHR, A.; MORO, E. L.S.; ESTABEL, L. B. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ci. Inf., Brasília, v. 37, n. 2, p. 32-42, ago. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652008000200003&lng=en&nrm=iso; Acesso em: 07 jun. 2020. BERRY, L. L.; PARASURAMAN, A. Building a New Academic Field – The Case of Service Marketing. Journal of Retailing, [S. l.], v. 69, n. 1, p. 13-60, 1993. Disponível em: https://sci-hub.tw/https://doi.org/10.1016/S0022-4359(05)80003-X. Acesso em: 02 fev. 2020. BERTOZZI. P. P.; LIMA JUNIOR. O. F. A qualidade no serviço de transporte público sob as óticas do usuário, do operador e do órgão gestor. Revista dos Transportes Públicos, São Paulo, v. 21, n. 81, p. 53-66, 1998. Disponível em: http://files.antp.org.br/2016/4/4/revista-completa-81.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019. BITNER, M. J.; BOOMS, B. H.; MOHR, L. A. Critical Service Encounters: The Employee’s Viewpoint. Journal of Marketing, [S. l.] v. 58, n. 4, p. 95-104, 1994. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1251919?seq=1. Acesso em: 15 jan. 2020. BITNER, M. J.; BOOMS, B. H.; TETREAULT, M. S. The service encounter: diagnosing favorable and unfavorable incidents. Journal of Marketing, [S. l.] v. 54, n. 1, p. 71-84, jan. 1990. Disponível em: https://www.ida.liu.se/~steho87/und/htdd01/9602131056.pdf. Acesso em: 05 jan. 2020. BITNER, M. J. et al. Customer contributions and roles in service delivery. International Journal of Service Industry Management, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 193-205, 1997. Disponível em: https://sci-hub.tw/http://dx.doi.org/10.1108/09564239710185398. Acesso em: 10 abr. 2020. BOOMS, B. H.; BITNER, M. J. Marketing Strategies and Organizational Structures for Service Firms. In: DONNELLY, J.; GEORGE, W. R. (org.). Marketing of Services. Chicago: American Marketing Association, 1981. p. 47-51. BORDEN, N. H. The Concept of the Marketing Mix. Journal of Advertising Research, [S. l.] v. 2, p. 2-7, set. 1964. Disponível em: http://www.guillaumenicaise.com/wp-content/uploads/2013/10/Borden-1984_The-concept-of-marketing-mix.pdf. Acesso em: 04 jan. 2020. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 07 set. 2019. BRASIL. Decreto nº 2.521, de 20 de março de 1998. Dispõe sobre a exploração mediante permissão e autorização de serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 136, n. 55, p. 1, 23 mar. 1998. Disponível em: http://www.antt.gov. br/legislacao/internacional/Dec2521-98.pdf. Acesso em: 29 nov. 2019. BRASIL. Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Resolução nº 4.130, de 03 de julho de 2013. Dispõe sobre as características, especificações e padrões técnicos a serem observados nos ônibus utilizados na operação dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros e sobre os multiplicadores tarifários dos serviços diferenciados. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 127, p. 77, 04 jul. 2013. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=77&data=04/07/2013. Acesso em: 01 dez. 2019. BRASIL. Lei nº 12.996, de 18 de junho de 2014. Altera as Leis n. º 12.715, de 17 de setembro de 2012, que institui o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores - INOVAR-AUTO, 12.873, de 24 de outubro de 2013, e 10.233, de 5 de junho de 2001; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 151, n. 116, p. 3, 52 jun. 2014. Disponível em: http://pesquisa.in. gov. br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=20/06/2014&jornal=1&pagina=3&totalArquivos=252. Acesso em: 01 dez. 2019. BRASIL. Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Resolução nº 4.770, de 25 de junho de 2015. Dispõe sobre a regulamentação da prestação do serviço regular de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros, sob o regime de autorização. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 122, p. 72, 30 jun. 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=72&data=30/06/2015. Acesso em: 01 dez. 2019. BRASIL. Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Resolução nº 5.396, de 3 de agosto de 2017. Regulamenta a oferta de tarifa promocional para os serviços de transporte rodoviário e ferroviário regular interestadual e internacional de passageiros e semiurbano de passageiros. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 151, p. 72, 08 ago. 2017. Disponível em: http://pesquisa.in. gov. br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=72&data=08/08/2017. Acesso em: 20 out. 2018. BRASIL. Decreto nº 10.157, de 4 de dezembro de 2019. Institui a Política Federal de Estímulo ao Transporte Rodoviário Coletivo Interestadual e Internacional de Passageiros. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 235, p. 3, 04 dez. 2019. Disponível em: http://www.in. gov. br/en/web/dou/-/decreto-n-10.157-de-4-de-dezembro-de-2019-231562129. Acesso em: 05 jan. 2020. BRASIL gera 644 mil empregos formais em 2019, melhor resultado em 6 anos. Estadão, [S. l.], 24 jan. 2020. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-gera 644-mil-empregos-formais-em-2019-melhor-resultado-em-6-anos,70003171129. Acesso em: 21 mar. 2020. BRASILEIRO, A.; ARAGÃO, J.; SANTOS, E. Regulating interstate passenger transport by means of independent agencies: Challenges to the institutional development of road passenger transport in Brazil. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON OWNERSHIP AND COMPETITION IN LAND PASSENGER TRANSPORT, 7., 2001, Molde. Proceedings […]. Molde: Technical University, 2001. v. 4. p. [1-11]. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/ba1f/f02abcb299a8e380ef61bb200fe86425b5b6.pdf?_ga=2.186024937.1780738788.1589913817-759666935.1589913817. Acesso em: 04 abr. 2020. CASTRO, C. C. A Prática da Pesquisa. São Paulo: McGraw – Hill, 1977. CHEN, I. J.; GUPTA, A.; ROM, W. A study of price and quality in service operations. International Journal of Service Industry Management, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 23-33, 1994. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1108/09564239410057663. Acesso em: 20 mar. 2020. CHURCHILL JUNIOR, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para o cliente. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. COBRA, M.; BREZZO, R. O Novo Marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. COELHO, M.F.; MAYER, V. F. Gestão de serviços pós COVID-19: o que se pode aprender com o setor de turismo e viagens? Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, Belo Horizonte, v. 14, n. 39, p. 3698-3706, 2020. Disponível em: https://gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/3306/1471. Acesso em: 12 jun. 2020. CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE (CNT). Transporte rodoviário de passageiros em regime de fretamento. Brasília: CNT, 2017. Disponível em: http://cms.cnt.org.br/Imagens%20CNT/PDFs%20CNT/Estudos%20CNT/2017%20CNT%20Transporte%20Rodovi%C3%A1rio%20de%20Passageiros%20em%20Regime%20de%20Fretamento%20060317%20(1).pdf. Acesso em: 06 jun. 2020. CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE (CNT). Anuário CNT do Transporte: Estatísticas consolidadas 2019. Brasília: CNT, 2019. Disponível em: https://anuariodotransporte.cnt.org.br/2019/Inicial. Acesso em: 20 mar. 2020. COSTA, P. H.; QUIRINO, M. G.; GRANEMANN, S. R. Avaliação da qualidade nos serviços de transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros da região do Distrito Federal e dos municípios de seu entorno. Transportes, São Paulo, n. 25, v. 4, p. 83-95. Disponível em: https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/1121/668. Acesso em: 02 fev. 2020. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. CRONIN, J. J.; BRADY, M. K.; HULT, G. T. Assessing the Effects of Quality, Value and Customer Satisfaction on Consumer Behavioral Intentions in Service Environments. Journal of Retailing, [S. l.], v. 76, p. 193-218, 2000. Disponível em: https://sci-hub.tw/10.1016/S0022-4359(00)00028-2. Acesso em: 24 mar. 2020. DOMINICI, G. From Marketing Mix to E-Marketing Mix: A Literature Overview and Classification. International journal of business and management, [S. l.], v. 4, p. 17-24, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/41891479_From_Marketing_Mix_to_e-Marketing_Mix_a_literature_overview_and_classification. Acesso em: 24 jan. 2020. EDVARDSSON, B.; GUSTAFSSON, A.; ROSS, I. Service portraits in service research: a critical review. International Journal of Service Industry Management, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 107-121, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/215915638_Service_Portraits_in_Service_Research_A_Critical_Review. Acesso em: 13 jan. 2020. EMPRESA UNIDA. Sobre nós – História. [2019]. Disponível em: https://www.empresaunida.com.br/sobre-nos/historia/. Acesso em: 01 dez. 2019. FÁVERO, L. P. et al. Análise de dados: Modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. FERRAZ, A. C. P.; TORRES, I. G. E. Transporte público urbano. 2. ed. São Carlos: Rima, 2004. FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS [recurso eletrônico]. Tradução de Lorí Viali. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 06 jun. 2020. FREITAS, A. L. P.; REIS FILHO, C. A. C.; RODRIGUES, F. R. Avaliação da qualidade do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros: uma abordagem exploratória. Transportes, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 49-61, nov. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.14295/transportes.v19i3.376. Acesso em: 12 ago. 2019. GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992. GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/52806/000728684.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 06 jun. 2020. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIMENEZ, D. R. Modelo de gestão estratégica da qualidade para avaliar o impacto da imagem da marca na qualidade percebida pelo consumidor em empresas prestadoras de serviços. 2012. 167f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96436. Acesso em: 15 ago. 2019. GOLDSMITH, R. E. The personalised marketplace: beyond the 4Ps. Marketing Intelligence & Planning, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 178-185, 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235287457_The_personalised_marketplace_Beyond_the_4Ps. Acesso em: 20 mar. 2020. GÔMARA, A. R. B. O transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros: um acrescentamento histórico. Brasília: Abrati, 1999. GOOGLE mostra impacto do novo coronavírus na mobilidade urbana. Summit Mobilidade Urbana, [s. l.]. 17 abr. 2020. Disponível em: https://summitmobilidade.estadao.com.br/google-mostra-impacto-do-novo-coronavirus-na-mobilidade-urbana/. Acesso em: 17 abr. 2020. GRÖNROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 1993. GRÖNROOS, C. Keynote paper From marketing mix to relationship marketing ‐ towards a paradigm shift in marketing. Management Decision, [S. l.], v. 35, n. 4, p. 322-339, 1997. Disponível em: https://sci-hub.tw/10.1108/00251749710169729. Acesso em: 20 mar. 2020. GRÖNROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. GROVE, S. J.; FISK, R. P.; JOHN, J. The Future of Services marketing: forecasts from ten services experts. Journal of Services Marketing, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 107-121, 2003. Disponível em: https://sci-hub.tw/https://doi: 10.1108/08876040310467899. Acesso em: 15 jan. 2020. GUIRAO, B.; GARCÍA-PASTOR, A.; LÓPEZ-LAMBAS, M. E. The importance of service quality attributes in public transportation: Narrowing the gap between scientific research and practitioners' needs. Transport Policy, [S. l.], v. 49, p. 68-77, 2016. Disponível em: https://sci-hub.tw/10.1016/j.tranpol.2016.04.003. Acesso em: 19 dez. 2019. GUMMESSON, E.; GRÖNROOS, C. The emergence of the new service marketing: Nordic school perspectives. Journal of Service Management, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 479-497, 2012. Disponível em: https://sci-hub.tw/https://doi: 10.1108/09564231211260387. Acesso em: 18 jan. 2020. GURGEL, J. C.; NÓBREGA, K. C.; SOUZA, T. Um Olhar Brasileiro sobre Práticas de Recuperação de Serviço: Referencial para Conceitos, Princípios e Práticas Adotados. Sistemas & Gestão, Niterói, v. 6, n. 4, p. 463-480, 2011. Disponível em: https://revistasg.emnuvens.com.br/sg/article/view/V6N4A5/V6N4A5. Acesso em: 06 jul. 2020. HALL, C. M.; SCOTT, D.; GÖSSLING, S. Pandemics, transformations and tourism: be careful what you wish for. Tourism Geographies, [s. l.], p. 1–22, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/14616688.2020.1759131?needAccess=true. Acesso em: 06 jul. 2020. HAIR JUNIOR, J. F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005. HAIR JUNIOR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Tradução de Adonai Schlup Sant’Anna. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G. Princípios do marketing de serviços: conceitos, estratégia e casos. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. HUGHEY D. W.; CHAWLA S. K.; KHAN, Z. U. Measuring the Quality of University Computer Labs Using Servqual: A Longitudinal Study. Quality Management Journal, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 33-44, 2003. Disponível em: https://sci-hub.tw/https://doi.org/10.1080/10686967.2003.11919071. Acesso em: 04 abr. 2020. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Downloads: PAS - pesquisa anual de serviços. [2020]. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov. br/Programa/questionarios_eletronicos/PAS.exe. Acesso em: 06 jul. 2020. _____. SETOR de serviços cresce 1% em 2019, primeira alta em cinco anos. Agência IBGE Notícias, [S. l.], 13 fev. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov. br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/26886-setor-de-servicos-cresce-1-em-2019-primeira-alta-em-cinco-anos. Acesso em: 06 jul. 2020. IBOLD, S.; MEDIMOREC, M.; WAGNER, A. O surto de COVID-19 e suas implicações para o transporte público sustentável: algumas considerações. SUTP, [s. l.], 31 mar. 2020. Disponível em: https://www.sutp.org/o-surto-de-covid-19-e-suas-implicacoes-para-o-transporte-publico-sustentavel-algumas-consideracoes/. Acesso em: 05 jun. 2020. KITTELSON AND ASSOCIATES et al. Transit Capacity and Quality of Service Manual. 2. ed. Washington: Transportation Research Board, 2003. Disponível em: http://onlinepubs.trb.org/onlinepubs/tcrp/docs/tcrp100/Part0.pdf. Acesso em: 11 abr. 2020. KOTLER, P.; FOX, K. F. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas, 1994. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. LADHARI, R. A review of twenty years of SERVQUAL research. International Journal of Quality and Service Sciences, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 172-198, 2009. Disponível em: https://sci-hub.tw/https://doi.org/10.1108/17566690910971445. Acesso em: 15 ago. 2019. LEITÃO, F. O.; SILVA, W. H.; MORAIS, M. S. Mensuração da qualidade do serviço de transporte público urbano por ônibus: um estudo sobre as percepções dos usuários quanto à utilização em Unaí, MG. Revista dos Transportes Públicos, São Paulo, v. 41, n. 150, p. 75-94, 2018. Disponível em: http://files.antp.org.br/2018/12/7/rtp150-e.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019. LIMA, G. C. L. S., et al. Transporte público e COVID-19: O que pode ser feito? Rio de Janeiro: Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura; FGV, 2020. Disponível em: https://ceri.fgv.br/sites/default/files/publicacoes/2020-04/covid_e_mobilidade_urbana_fgv_ceri.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020. LIMA JUNIOR, O. F. Qualidade em serviços de transportes: conceituação e procedimento para diagnóstico. 1995. 223f. Tese (Doutorado) - Departamento de Engenharia de Transportes, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995. Disponível em: https://www.academia.edu/4273578/Qualidade_em_servi%C3%A7os_de_transportes_conceitua%C3%A7%C3%A3o_e_procedimento_para_diagn%C3%B3stico. Acesso em: 19 nov. 2019. LIN, S. M. Marketing mix (7P) and performance assessment of western fast food industry in Taiwan: An application by associating DEMATEL and ANP. African Journal of Business Management, [S. l.], v. 5, p. 10634-10644, out. 2011. Disponível em: http://www.academicjournals.org/AJBM/PDF/pdf2011/28Oct/Lin. pdf. Acesso em: 15 jan. 2020. LITMAN, T. Evaluating Rail Transit Benefits: A Comment. Transport Policy, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1-95, jan. 2007. Disponível em: https://www.vtpi.org/railcrit.pdf. Acesso em: 30 jan. 2020. LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2004. LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: foco da decisão. Tradução de Opportunity Translations. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing. Uma orientação aplicada. Tradução de Lene Belon Ribeiro e Monica Stefani. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2002. MCCARTHY, E. J. Basic marketing: a managerial approach. Richard D. Irwin: Homewood, Illinois, 1960. MEIRELLES, D. S. O conceito de serviço. Rev. Econ. Polit., São Paulo, v. 26, n. 1, p. 119-136, mar. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010131572006000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 ago. 2019. MESQUITA, J. M. C. Estatística multivariada aplicada à administração: usos e aplicações do SPSS. Curitiba: Editora CRV, 2010. MESQUITA, L. Crise revela dependência de transporte rodoviário que é 'mais barato e dá voto'. BBC BRASIL, Londres, 24 maio 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44247460. Acesso em: 21 mar. 2020. MONDO, T. S.; FIATES, G. G. S. Mapeamento bibliométrico dos Modelos de Qualidade em Serviços: publicações de pesquisadores brasileiros sobre o tema até 2012. Revista Pretexto, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 11-28, 2014. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/30619/mapeamento-bibliometrico-dos-modelos-de-qualidade-em-servicos--publicacoes-de-pesquisadores-brasileiros-sobre-o-tema-ate-2012. Acesso em: 24 mar. 2020. MOTA, M. O. et al. Pesquisa Científica em Marketing de Serviços no Brasil. Revista Pretexto, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 47-63, 2017. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/2831/artigo%203%20-%201%202017.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020. NEGRI, J. A.; KUBOTA, L. C. (org.). Políticas de incentivo à inovação tecnológica no Brasil. Brasília: Ipea, 2006. NTU, Fórum de Secretários e ANTP propõem ao Governo Federal compra imediata de passes de ônibus na ordem de R$ 2,5 bilhões/mês. Diário do Transporte, [s. l.], 30 mar. 2020. Disponível em: https://diariodotransporte.com.br/2020/03/30/ntu-forum-de-secretarios-e-antp-propoem-ao-governo-federal-compra-imediata-de-passes-de-onibus-na-ordem-de-r-25-bilhoes-mes/. Acesso em: 11 jun. 2020. OLIVER, R. L. A cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of Marketing Research, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 460-469, 1980. Disponível em: https://sci-hub.tw/https://doi.org/10.1177/002224378001700405. Acesso em: 18 ago. 2019. PAIVA, I. C. P. L.; MULLER, C. Competição entre o ônibus e o avião no transporte interestadual de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte. J. Transp. Lit., Manaus, v. 8, n. 1, p. 109-124, jan. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/jtl/v8n1/05.pdf. Acesso em: 19 abr. 2020. PALMER, A. Introduction to Marketing. 3. ed. United Kingdom: Oxford, 2012. PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. SERVQUAL. A Conceptual Model of Service Quality and Its Implications for Future Research. Journal of Marketing, [S. l.], v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985. Disponível em: https://sci-hub.tw/10.2307/1251430. Acesso em: 15 ago. 2019. _____. SERVQUAL. A multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, [S. l.], v. 64, n. 1, p. 12-40, 1988. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/d26a/2423f00ca372b424a029ae22521299f00ede.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019. PHILIP, GEORGE, AND SHIRLEY-ANN HAZLETT. The measurement of service quality: a new P-C-P attributes model. International Journal of Quality & Reliability Management, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 260-286, 1997. Disponível em: https://sci-hub.tw/https://doi.org/10.1108/02656719710165482. Acesso em: 08 abr. 2020. POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Avaliação de Evidências para a Prática da Enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. QUEVEDO, D. C. S.; SALDANHA, J. A. V.; FERREIRA, A. F. R. A importância da recuperação de falhas na prestação de serviços. In: CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO (CASI), 9., 2016, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Even3, 2016. p. 938-955. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/36489.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019. RAIBHANDARI, B. et al. Air Medical Evacuation of Nepaleses Citizen During Epidemic of COVID-19 from Wuhan to Nepal. Jornal of Nepal Medical Association, v. 58, p. 125-133, fev. 2020. Disponível em: https://www.jnma.com.np/jnma/index.php/jnma/article/view/4857/3082. Acesso em: 12 jun. 2020. REGULAMENTADA a oferta de passagens promocionais de ônibus e trens. CNT, Brasília, 09 ago. 2017. Disponível em: https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/antt-regulamenta-oferta-passagens-promocionais-viagens-onibus-trens. Acesso em: 06 jun. 2020. ROCHA, M. C. V. Discussões acerca da percepção de qualidade na prestação de serviços numa instituição bancária no município de Nova Iguaçu, RJ. 2019. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Estratégia) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. Disponível em: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppge/files/2019/12/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Mirian-Cristina-%C3%BAtimavers%C3%A3o-2020.pdf. Acesso em: 11 nov. 2019. ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em Administração: guia para estágios, trabalho de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999. ROLIM, F.; BRASILEIRO, A. Competitividade na regulamentação do transporte rodoviário de passageiros: uma análise à luz de um modelo de auditagem. Transportes, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 14-26, jun. 2009. Disponível em: https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/72/61. Acesso em: 12 ago. 2019. SÁNCHES-PÉREZ, M. et al. Effects of service quality dimensions on behavioural purchase intention: a study in public-sector transport. Marketing Service Quality, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 134-151, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Manuel_Sanchez-Perez2/publication/235321512_Effects_of_service_quality_dimensions_on_behavioural_purchase_intentions_A_study_in_public-sector_transport/links/0deec51e5b09a94fd9000000/Effects-of-service-quality-dimensions-on-behavioural-purchase-intentions-A-study-in-public-sector-transport.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019. SANTOS, R. G. Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do distrito federal utilizando a escala SERVQUAL. 2014. 140f. Dissertação (Mestrado em Transportes) - Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/16346/1/2014_RodrigoGuimaraesSantos.pdf. Acesso em: 19 dez. 2019. SCHILLER, A. O. S. B. Sistema de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros no Brasil: concorrência, falhas de governo e reflexos regulatórios. 2018. 242f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Escola de Direito do Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv. br/dspace/bitstream/handle/10438/27339/Schiller%2C%20Alexandre%20%20Sistema%20de%20Transporte%20Rodoviário%20Interestadual%20e%20Internacional%20de%20Passageiros%20no%20Brasil%20%20Concorrência%2C%20Falhas%20de%20Governo%20e%20Reflexos%20Regulatórios.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 nov. 2019. SENHORAS, E. M. Novo Coronavírus e seus impactos econômicos no mundo. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, ano 2, v. 1, n. 2, p. 39-42, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Coronavirus/2901. Acesso em: jun.2020. SENNA, L. Economia e Planejamento dos Transportes. Rio de janeiro: Campus, 2014. SHOSTACK, G. L. Breaking free from product marketing. Journal of Marketing, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 73-80, abr. 1977. Disponível em: https://sci-hub.tw/https://doi.org/10.1177/002224297704100219. Acesso em: 13 jan. 2020. SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em: https://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes_4ed.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019. SILVA, R. T. Pesquisa de satisfação dos usuários do transporte coletivo urbano e semiurbano por ônibus na microrregião de Três Rios/RJ como ferramenta para a melhoria da gestão do serviço prestado. 2016. 190f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Estratégia) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016. Disponível em: https://itr.ufrrj.br/portal/wp-content/uploads/2017/10/t260.pdf. Acesso em: 01 nov. 2019. SOUZA, P. N. F. et al. Avaliação de desempenho das barcas de transporte de passageiros entre Rio de Janeiro e Niterói. In: CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO (CASI), 10., 2017, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis: Even3, 2017. p. 1-18. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/59910.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019. SPINELLI, L. B. Padrões de qualidade para o transporte público por ônibus em cidades de porte médio. 1999. 146f. Dissertação (Mestrado em Transportes) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-02022018-155432/pt-br.php. Acesso em: 15 ago. 2019. TINOCO, M. A. C.; RIBEIRO, J. L. D. Uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviços. Revista Produção, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 454-470, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/prod/v17n3/a05v17n3.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020. TINOCO, M. A. C.; RIBEIRO, J. L. D. Estudo qualitativo dos principais atributos que determinam a percepção de qualidade e de preço dos consumidores de restaurantes a la carte. Gestão da Produção, São Carlos, v. 15, n. 1, p.73-87, jan./abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/gp/v15n1/a08v15n1. Acesso em: 13 jan. 2020. TUROLLA, F. A.; VASSALLO, M. D.; OLIVEIRA, A. V. M. Intermodal competition in the Brazilian interstate travel market. Revista de Análisis Económico, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 21-33, 2008. Disponível em: https: https://papers.ssrn. com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2796549. Acesso em: 13 jan. 2020. UNIÃO EUROPEIA. Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças. [2020]. Disponível em: https://europa.eu/european-union/about-eu/agencies/ecdc_pt. Acesso em: 05 jun. 2020. URDAN, A. T. Qualidade de serviço: proposição de um modelo integrativo. 1993. 355f. Tese (Doutorado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000738606. Acesso em: 08 abr. 2020. VARGO, S. L.; LUSCH, R. Evolving to a New Dominant Logic for Marketing. Journal of Marketing, [S. l.], v. 68, n. 1, p. 1-17, 2004. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3384135/mod_resource/content/1/Evolving%20to%20a%20New%20Dominant%20Logic%20for%20Marketing.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020. VERGARA. S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2007. WRIGHT, Charles Leslie. Transporte rodoviário de ônibus. Brasília: IPEA, 1992. YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. ZEITHAML, V. A. Consumer perceptions of price, quality and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, [S. l.], v. 52, n. 3, p. 2-22, jul. 1988. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282671247_Consumer_Perceptions_of_Price_Quality_and_Value_A_Means-End_Model_and_Synthesis_of_Evidence. Acesso em: 13 jan. 2020. ZEITHAML, V. A. Service quality, profitability, and the economic worth of consumers: what we know and what we need to learn. Journal of the Academy Marketing Science, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 67-85, 2000. Disponível em: https://sci-hub.tw/10.1177/0092070300281007. Acesso em: 13 jan. 2020. ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L.; PARASURAMAN, A. Problems and Strategies in Services Marketing. Journal of Marketing, [S. l.], v. 49, n. 1, p. 33-46, 1985. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329047152_Problems_and_Strategies_in_Services_Marketing. Acesso em: 13 jan. 2020. ZEITHAML, V. A.; BERRY, L.; PARASURAMAN, A. The Nature and Determinants of Customer Expectations of Service. Journal of the Academy of Marketing Science, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1-12, 1993. Disponível em: https://sci-hub.tw/10.1177/0092070393211001. Acesso em: 13 jan. 2020. ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L.; PARASURAMAN, A. The Behavioral Consequences of Service Quality. Journal of Marketing, [S. l.], v. 60, p. 31-46, 1996. Disponível em: https://sci-hub.tw/http://dx.doi.org/10.2307/1251929. Acesso em: 13 jan. 2020. ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. D. Marketing de serviços: A empresa com foco no cliente. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71904/2020%20-%20Laura%20Aline%20Caldi%20de%20Azevedo.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6259
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-24T18:23:34Z No. of bitstreams: 1 2020 - Laura Aline Caldi de Azevedo.pdf: 3574733 bytes, checksum: 88fa1ef0fdc88e26fd84649d401b6d48 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T18:23:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Laura Aline Caldi de Azevedo.pdf: 3574733 bytes, checksum: 88fa1ef0fdc88e26fd84649d401b6d48 (MD5) Previous issue date: 2020-08-13eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Laura Aline Caldi de Azevedo.pdf3.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.