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Tipo do documento: Dissertação
Title: Construção e validação de uma cartilha como tecnologia educacional para a promoção da gestão socioambientalmente responsável de compras no IFRJ
Other Titles: Construction and validation of a booklet as an educational technology to promote of socioenvironmentally responsible purchasing management at IFRJ
Authors: Silva, Josiane Toledo e
Orientador(a): Cribb, André Yves
Primeiro membro da banca: Cribb, André Yves
Segundo membro da banca: Conceição, Roberta Dalvo Pereira da
Terceiro membro da banca: Silva, Elizabeth Ferreira da
Quarto membro da banca: Bonifácio, Andrea Soares
Keywords: Compra organizacional;administração pública;tecnologia educacional;gestão de compras;responsabilidade socioambiental;Organizational purchase;public administration;educational technology;purchasing management;socio-environmental responsibility
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 15-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: SILVA, Josiane Tolêdo e. Construção e validação de uma cartilha como tecnologia educacional para a promoção da gestão socioambientalmente responsável de compras no IFRJ. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: A problemática da questão ambiental que pode ser observada a cada dia com maior intensidade, coloca em xeque a sociedade e seus hábitos tradicionais de produção. À medida que aumenta a conscientização da população a respeito da adoção de ações sustentáveis, aumenta também a cobrança aos órgãos públicos por políticas ambientais eficientes. Para que uma ação seja considerada efetivamente sustentável ela deve contemplar vários aspectos. Dentre estes aspectos, a responsabilidade socioambiental tem um importante papel dentro das organizações, pois agrega valor à organização através da disseminação do conhecimento, do incentivo à prática de ações socioambientalmente responsáveis e da promoção da conscientização sobre as mudanças necessárias para a adequação a esta nova realidade. Embora exista legislação que trata da compra de itens sustentáveis na administração pública, os órgãos públicos ainda estão em fase de adequação e há uma baixa adesão dos servidores públicos por motivos diversos. Assim, este estudo tem como objetivo construir e validar uma tecnologia educacional no formato de cartilha com a finalidade de disseminar conhecimento a respeito da compra socioambientalmente responsável, utilizando ilustrações e linguagem de fácil compreensão. A pesquisa está dividida em três fases distintas e compreendeu um estudo de desenvolvimento metodológico através da abordagem de métodos mistos. Na primeira fase foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática através da revisão integrativa e também um diagnóstico situacional através de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa que utiliza o questionário como ferramenta para a coleta de dados junto aos servidores do IFRJ com a finalidade de identificar as dificuldades apresentadas na realização de compras de itens sustentáveis e subsidiar o conteúdo da cartilha de acordo com a legislação vigente. A segunda fase da pesquisa abrangeu a elaboração do conteúdo, das ilustrações, da aparência e da linguagem da cartilha inicialmente intitulada “Vamos pensar no planeta? Um pequeno gesto pode fazer uma grande diferença”. A terceira fase da pesquisa consistiu na validação da cartilha por quinze juízes de linguagem, conteúdo e aparência e posteriormente por dezesseis representantes do público alvo. Para verificar a validade da cartilha como ferramenta válida e confiável, utilizou-se a abordagem quantitativa através da Escala Likert. Pretende-se disponibilizar a cartilha para uso de todos os campi do IFRJ por meios digitais, consolidando-a como uma ferramenta de incentivo, auxílio e contribuição com a promoção da gestão socioambientalmente responsável de compras no IFRJ.
Abstract: The problem of the environmental issue that can be observed with greater intensity every day, puts society and its traditional production habits in check. As the population's awareness of adopting sustainable actions increases, so does the demand from public bodies for efficient environmental policies. For an action to be considered effectively sustainable it must contemplate several aspects. Among these aspects, socioenvironmental responsibility plays an important role within organizations, as it adds value to the organization through the dissemination of knowledge, encouraging the practice of socioenvironmentally responsible actions and promoting awareness of the changes necessary to adapt to this new reality. Although there is legislation that deals with the purchase of sustainable items in the public administration, public agencies are still in the process of adaptation and there is a low adhesion of public servants for various reasons. Thus, this study aims to build and validate an educational technology in the format of a booklet with the purpose of disseminating knowledge about socioenvironmentally responsible purchasing, using illustrations and language that are easy to understand. The research is divided into three distinct phases and included a study of methodological development through the approach of mixed methods. In the first phase, a systematic bibliographic review was carried out through the integrative review and also a situational diagnosis through an exploratory research with a qualitative approach that uses the questionnaire as a tool for data collection with the IFRJ servers in order to identify the difficulties presented making purchases of sustainable items and subsidizing the contents of the booklet in accordance with current legislation. The second phase of the research covered the elaboration of the content, illustrations, appearance and language of the booklet initially entitled “Shall we think about the planet? A small gesture can make a big difference”. The third phase of the research consisted of validation of the booklet by fifteen judges of language, content and appearance and later by sixteen representatives of the target audience. To verify the validity of the booklet as a valid and reliable tool, the quantitative approach was used through the Likert Scale. It is intended to make the booklet available for use by all IFRJ campuses by digital means, consolidating it as a tool of incentive, assistance and contribution with the promotion of socio-environmentally responsible management of purchases at IFRJ.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15208
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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