Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15199
Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação do modelo de gestão e teorias de estratégia empresarial nas instituições de ensino em Volta Redonda
Other Titles: Grade of the model management and theories business strategy in the educational institutions in Volta Redonda - RJ
Authors: Silva, Maricinéia Pereira Meireles da
Orientador(a): Costa, Maria José da
Keywords: empreendedorismo;planejamento estratégico;gestão educacional;entrepreneurship;educational management;strategic planning
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 29-Aug-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: SILVA, Maricinéia Pereira Meireles da. Avaliação do modelo de gestão e teorias de estratégia empresarial nas instituições de ensino em Volta Redonda. 2008. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia em Negócios) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Abstract: O objetivo geral nesta dissertação consistiu em analisar o modelo de gestão adotado nas instituições de ensino. Os objetivos específicos foram os seguintes: definir gestão no processo educacional; comparar ações estratégicas adotadas nas escolas pesquisadas; descrever alguns modelos de estratégia empresarial e examinar as possibilidades da aplicação de algumas estratégias empresariais em escolas. Quanto aos tipos de pesquisa, foram combinadas as seguintes modalidades: científica, teórica, descritiva e pesquisa de campo. Quanto aos métodos, foram utilizados os seguintes: científico, observacional, dedutivo e comparativo. As técnicas articuladas na pesquisa de campo foram as seguintes: entrevistas, questionários e sistematização de conteúdos. A partir da análise teórica prática desta pesquisa, obteve-se uma visão particularizada das estratégias empresariais no campo da educação, de empresas privadas de educação básica. .Fatores como a comunicação, as relações interpessoais e a gestão de pessoas são pontos com abordagens diferentes na área educacional, visto que a administração escolar é um ramo que merece atenção e estudos no que diz respeito à sistematização para que seja possível compreendê-la melhor e, então, situar conceitos de estratégia empresarial, de uma forma mais consciente e científica. Por fim, a certeza de que o ensino escolar é um gênero de primeira necessidade remete os que lidam com esse ramo empresarial à responsabilidade de um funcionamento eficaz, o que se torna viável por meio da compreensão e aplicação do que há de mais moderno em administração. As instituições educacionais que foram objeto de estudo situam-se em Volta Redonda, cidade que e cresceu em torno da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Portanto com grande número de pessoas que vieram, e ainda vem, em busca de emprego e a escolheram e escolhem para criar suas famílias e construir suas histórias. Porém, com uma crise em torno da indústria, que era estatal e se privatizou em 1993, o lugar, o qual proporcionou a alguns empresários no ramo educacional um campo fértil, tem se tornado um espaço de grande competição nessa área escolar, chegando a hora de se firmar apenas as melhores, o que poderá ser obtido em função das estratégias estabelecidas.
Abstract: The main aim of this dissertation consisted in examining the management model used in educational institutions. The pecific aims were: defining management in the educational process; comparing the strategic actions taken in schools surveyed; describig some models of business strategy and examining the possibilities of the application of some business strategies in schools; As research types the following models were combined: scientific, theoretical, descriptive and field search. As methods were used following: scientific, observational, deductive and comparive. The techniques articulated in the field search were the following: interviews, questionnaires and systematization of contents. From the theoretical practical analises of this research a particular vision of business strategies in the field of education in private company of basic education was taken. Issues as communication, interpersonal relations and management of people are points with different approaches in the educational area, since the school administration is a field that deserves attention and studies regarding the systematization in order to understand it better and, then locate concepts of business strategy a more conscious and scientific way.Finally, the certainty that the school learning is something of first need sends who is dealing with this branch of business to the responsibility of an effective operation, which becomes possible through understanding and comprehension of what is the most modern in administration. The educational institutions which were under study are located in Volta Redonda, a city that grew around Companhia Siderurgica Nacional (CSN). So, with large numbers of people who came, and still comes, in search of employment and chose and choose Volta Redonda to raise their families and build their stories. But with a crisis surrounding the industry, which was state-owned and was privatized in 1993, the place which provided to a some businessmen in the educational sector a fertile field has become a site of great competition in this school area, and now this is the time that only the best will be settled, which can be obtained from the established strategies.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15199
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Maricineia Pereira Meireles da Silva.pdfDocumento principal544.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.