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Tipo do documento: Dissertação
Title: Comportamento do consumidor: uma análise sobre a escolha da embalagem no ato da compra
Authors: Vilas Boas, José Aurélio
Orientador(a): Nogueira, Heloisa Guimarães Peixoto
Primeiro coorientador: Vilas Boas, Ana Alice
Keywords: comportamento do consumidor;embalagem;processo de decisão de compra;customer behavior;package;purchase-decision process
Área(s) do CNPq: Economia
Idioma: por
Issue Date: 28-Aug-2007
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: VILAS BOAS, José Aurélio Comportamento do consumidor: uma análise sobre a escolha da embalagem no ato da compra. 2007. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
Abstract: O objetivo geral desta dissertação consiste em investigar o comportamento dos consumidores em relação à escolha da embalagem no ato da compra. O comportamento do consumidor se caracteriza como processo: um conjunto de estágios que envolvem a seleção, a compra, o uso ou a disposição de produtos, idéias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos. O presente estudo, através de pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo (survey) realizada com consumidores dos supermercados A, B e C situados na cidade de Volta Redonda/RJ, a pesquisa fornece uma visão de como ocorre o processo de escolha da embalagem no ato de compra. O estudo apontou que o comportamento dos consumidores ocorre sob uma perspectiva racional, procurando fazer compras da melhor maneira possível, obtendo o melhor pelo dinheiro e maximizando a utilidade, parecendo não haver envolvimento emocional na escolha da embalagem da classe de produtos atomatados.
Abstract: The general aim of this dissertation is to investigate customers behavior as regards to choosing packages at the moment of purchase. Customer s behavior is characterized as a process; a set of stages which involves selection, purchase, use or products layout, ideas or experiments to satisfy needs and wishes. This study, by means of a bibliographical research as well as a survey, which was carried through with A, B and C supermarkets customers, located at Volta Redonda (RJ), provides us a view of how the process of choosing packages occurs at the moment of purchase. The study pointed out that customers behave rationally, trying to shop as better as possible, obtaining the best from their money, and maximizing utility, what appears to be an evidence of no emotional involvement when choosing tomatomade products packages.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15172
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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