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Tipo do documento: Dissertação
Title: Competências individuais, segundo a percepção de funcionários e clientes do setor bancário da cidade de Resende - RJ
Other Titles: Individual competencies as perceived by employees and clients of the banking system of Resende - RJ
Authors: Arbach, Ludimila Hanna
Orientador(a): Nogueira, Antonio Carlos
Keywords: competências individuais;setor bancário;dimensões da competência individual;individual;ompetencies, banking system;dimensions of individual competence
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 15-Aug-2007
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: ARBACH, Ludimila Hanna. Competências individuais, segundo a percepção de funcionários e clientes do setor bancário da cidade de Resende - RJ. 2007. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
Abstract: A fundamentação teórica desta pesquisa concentra-se nas proposições da gestão baseada em competências. O objetivo geral deste trabalho é identificar a percepção declarada dos funcionários e dos clientes do setor bancário, em relação às competências individuais desenvolvidas, adquiridas e aplicadas pelos bancários na sua rotina de trabalho. Faz-se uma revisão bibliográfica sobre o conceito de competência, um histórico sobre as instituições bancárias e a evolução das atividades exercidas pelos profissionais que trabalham nessas organizações. A pesquisa analisou duas agências bancárias da cidade de Resende - RJ, sendo uma do setor público e outra do setor privado, visando à comparação da percepção entre os próprios bancários e posterior comparação com a percepção dos clientes destas agências. A pesquisa indicou resultado positivo para a percepção dos bancários sobre suas competências individuais entre as agências estudadas. Entretanto a percepção dos clientes da instituição bancária pública diverge da opinião dos seus respectivos funcionários, enquanto a percepção dos clientes da agência privada apresenta similaridades.
Abstract: The theoretical support for this research is concentrated upon the competence based management principles. Its objective overall is to identify the employees and clients perceptions regarding the individual competencies developed, acquired and applied by the bank workers during their daily routine. A revision survey of the literature for the concept of competence is presented as well as a historical report about the banking institutions and the evolution of the activities of their employees. Two banking agencies in the city of Resende RJ have been analyzed, one public and the other one private, aiming at the comparison of the perceptions among the bank workers and with that of their clients afterwards. As a means to data collection a questionnaire to be responded by the bank workers and the clients was applied. The results showed to be positive for the bank workers perception of their individual competencies. However, the clients perception for the public bank was showed to be otherwise but the clients perception for the private was showed the same.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15168
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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