Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15146
Tipo do documento: Dissertação
Title: Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil
Authors: Marcelino, Deividy Attila
Orientador(a): Melo, Francisco Paulo de
Keywords: estratégia;setor elétrico;geração de energia.;estrategy;electric industry;rlectric power generation
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 19-Mar-2007
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: MARCELINO, Deividy Attila. Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil. 2007. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
Abstract: O objetivo deste estudo é traçar um panorama das estratégias empresariais do segmento de geração de energia elétrica, fazendo uma comparação entre os dados obtidos na pesquisa, a partir de 2001. A análise é baseada no nível de verticalização, na região de atuação no país e na tecnologia (hidrelétrica, termelétrica ou alternativa) utilizada pelas empresas. Essas variáveis são comparadas ao ROE de cada empresa e paralelamente à composição do seu capital. Para isso, a amostra possui três empresas privadas, três públicas estaduais e três públicas federais, de forma que se mantenha um equilíbrio na análise. A metodologia consiste em um estudo de multicasos com o levantamento de dados através de formulários. Os resultados obtidos demonstram que os melhores desempenhos não dependem da composição do capital da empresa, mas sim, de sua visão estratégica. Ou seja, as empresas que buscam se adaptar, aproveitando as novas oportunidades do mercado, têm os maiores retornos sobre o Patrimônio Liquido. Tal constatação reforça as Teorias de Inovação de Valor de Kim & Maubourgne, onde as empresas rompem com a ordem vigente e criam novas fronteiras de mercado.
Abstract: The objective of this study is to draw a panorama of the business strategies in the segment of electric power generation, making a comparison among the data obtained in the research, starting from 2001. The analysis is based on the vertical integration level, in the participation area in the country and in the technology (hydroelectric power, thermoelectric or alternative) used by the companies. Those variables are compared to the ROE of each company and to the composition of its Social Capital. For that, the sample contains three private companies, three public state companies and three public federal companies, so that it establishes a balance in the analysis. The methodology consists of a multicases study with the survey of data by formularies. The obtained results demonstrate that the best performance don't depend on the composition of the company´s Social Capital, but depends on its strategic vision. In other words, the companies that adapt to the market, taking advantage new opportunities, have the largest Return on Equity. That verification reinforces the Theories of Innovation of Value of Kim & Maubourgne, where the companies break up with the effective order and create new market borders.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15146
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 - Deividy Attila Marcelino.pdf589.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.