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dc.contributor.authorValle, Maria da Conceição Gomes
dc.date.accessioned2023-12-22T03:10:40Z-
dc.date.available2023-12-22T03:10:40Z-
dc.date.issued2010-04-01
dc.identifier.citationVALLE, Maria da Conceição Gomes. A dimensão ambiental no ensino superior: diagnóstico da formação ambiental nos cursos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2010. 117 f. Tese (Doutorado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15114-
dc.description.abstractO objetivo geral nesta investigação consistiu em analisar a formação ambiental recebida pelos estudantes dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Econômicas, Economia Doméstica, História, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia da UFRRJ. Os objetivos específicos foram: Verificar se a Matriz Curricular dos cursos de Graduação, em estudo, atende às proposições das Diretrizes Curriculares quanto à temática meio ambiente; Analisar os Programas Analíticos, das disciplinas da Matriz Curricular, de cada curso em estudo, para identificar conteúdos relativos à temática ambiental; Realizar uma comparação entre as Matrizes Curriculares dos Cursos da UFRRJ quanto à formação ambiental; e Determinar o grau de preocupação ambiental dos estudantes. Foram articuladas as modalidades de pesquisa: Descritiva, Documental e Pesquisa de Campo. Tratase de uma análise quantitativa e qualitativa da formação dos alunos quanto aos aspectos que envolvem a dimensão ambiental. Foram utilizados os métodos de pesquisa: Quantitativo, Qualitativo e Comparativo. Foi aplicado um survey a 402 alunos, de um total de 682 matriculados nos últimos períodos. Verificou-se que os alunos de todos os cursos apresentaram alta preocupação ambiental e que a introdução da temática ambiental na Matriz Curricular, a partir de um enfoque interdisciplinar, necessita de uma reformulação teórica e metodológica da estrutura acadêmica. Os entrevistados indicaram uma tendência em considerar: deficiente a formação ambiental nos cursos de Administração, Ciências Econômicas e História; regular nos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Economia Doméstica; e boa apenas no curso de Engenharia Florestal.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectFormação acadêmicapor
dc.subjectPreocupação ambientalpor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectAcademic educationeng
dc.subjectEnvironmental concerneng
dc.titleA dimensão ambiental no ensino superior: diagnóstico da formação ambiental nos cursos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeEnvironmental dimension in higher education: diagnosis of environmental education in courses at the Federal Rural University of Rio de Janeiroeng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThe general objective of this investigation was to analyze environmental education, a discipline offered to undergraduate students in Administration, Agronomy, Economics, Domestic Economics, History, Agricultural Engineering, Food Engineering, Forest Engineering and Zoo Technology at the UFRRJ. The specific objectives were: Verify whether the Core Curriculum of the Undergraduation courses under study meet the propositions of the Curricular Guidelines in relation to the environmental issue; Analyze the Analytical Programs of the disciplines in the Core Curriculum of each course under study in order to identify contents related to the environmental issue; Compare with the Core Curriculums of the courses at the UFRRJ considering environmental education; Determine how concerned students are about the environment. This investigation was carried out Descriptively, by means of Documenting and using Field Research. This study provides a qualitative and quantitative analysis of students’ education taking into consideration the aspects that involve the environmental dimension. The methods that were used are the following: Quantitative, Qualitative and Comparative. In a total of 682 seniors registered in the courses where the survey was carried out, 404 filled out a form. We found out that students from all the courses were deeply concerned about the environment. And also that the introduction of the environmental issue in the Core Curriculum, with an interdisciplinary focus, requires a theoretical and methodological reform of the academic structure. The interviewees had a tendency to consider: environmental education deficient in Administration, Economics and History, fair in Agronomy, Agricultural Engineering, Food Engineering, Zoo Technology and Domestic Economics and good only in Forest Engineering.eng
dc.contributor.advisor1Souza Neto, Silvestre Prado de
dc.contributor.advisor1ID318.481.097-68por
dc.contributor.advisor1Lattes0125982932251379por
dc.contributor.referee1Silvia Regina, Goi
dc.contributor.referee2Villas Boas, Ana Alice
dc.creator.ID351.716.187-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023081640844545por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapor
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dc.subject.cnpqAdministraçãopor
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