Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15114
Tipo do documento: Tese
Title: A dimensão ambiental no ensino superior: diagnóstico da formação ambiental nos cursos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Other Titles: Environmental dimension in higher education: diagnosis of environmental education in courses at the Federal Rural University of Rio de Janeiro
Authors: Valle, Maria da Conceição Gomes
Orientador(a): Souza Neto, Silvestre Prado de
Primeiro membro da banca: Silvia Regina, Goi
Segundo membro da banca: Villas Boas, Ana Alice
Keywords: Meio ambiente;Formação acadêmica;Preocupação ambiental;Environment;Academic education;Environmental concern
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 1-Apr-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: VALLE, Maria da Conceição Gomes. A dimensão ambiental no ensino superior: diagnóstico da formação ambiental nos cursos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2010. 117 f. Tese (Doutorado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Abstract: O objetivo geral nesta investigação consistiu em analisar a formação ambiental recebida pelos estudantes dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Econômicas, Economia Doméstica, História, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia da UFRRJ. Os objetivos específicos foram: Verificar se a Matriz Curricular dos cursos de Graduação, em estudo, atende às proposições das Diretrizes Curriculares quanto à temática meio ambiente; Analisar os Programas Analíticos, das disciplinas da Matriz Curricular, de cada curso em estudo, para identificar conteúdos relativos à temática ambiental; Realizar uma comparação entre as Matrizes Curriculares dos Cursos da UFRRJ quanto à formação ambiental; e Determinar o grau de preocupação ambiental dos estudantes. Foram articuladas as modalidades de pesquisa: Descritiva, Documental e Pesquisa de Campo. Tratase de uma análise quantitativa e qualitativa da formação dos alunos quanto aos aspectos que envolvem a dimensão ambiental. Foram utilizados os métodos de pesquisa: Quantitativo, Qualitativo e Comparativo. Foi aplicado um survey a 402 alunos, de um total de 682 matriculados nos últimos períodos. Verificou-se que os alunos de todos os cursos apresentaram alta preocupação ambiental e que a introdução da temática ambiental na Matriz Curricular, a partir de um enfoque interdisciplinar, necessita de uma reformulação teórica e metodológica da estrutura acadêmica. Os entrevistados indicaram uma tendência em considerar: deficiente a formação ambiental nos cursos de Administração, Ciências Econômicas e História; regular nos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Economia Doméstica; e boa apenas no curso de Engenharia Florestal.
Abstract: The general objective of this investigation was to analyze environmental education, a discipline offered to undergraduate students in Administration, Agronomy, Economics, Domestic Economics, History, Agricultural Engineering, Food Engineering, Forest Engineering and Zoo Technology at the UFRRJ. The specific objectives were: Verify whether the Core Curriculum of the Undergraduation courses under study meet the propositions of the Curricular Guidelines in relation to the environmental issue; Analyze the Analytical Programs of the disciplines in the Core Curriculum of each course under study in order to identify contents related to the environmental issue; Compare with the Core Curriculums of the courses at the UFRRJ considering environmental education; Determine how concerned students are about the environment. This investigation was carried out Descriptively, by means of Documenting and using Field Research. This study provides a qualitative and quantitative analysis of students’ education taking into consideration the aspects that involve the environmental dimension. The methods that were used are the following: Quantitative, Qualitative and Comparative. In a total of 682 seniors registered in the courses where the survey was carried out, 404 filled out a form. We found out that students from all the courses were deeply concerned about the environment. And also that the introduction of the environmental issue in the Core Curriculum, with an interdisciplinary focus, requires a theoretical and methodological reform of the academic structure. The interviewees had a tendency to consider: environmental education deficient in Administration, Economics and History, fair in Agronomy, Agricultural Engineering, Food Engineering, Zoo Technology and Domestic Economics and good only in Forest Engineering.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15114
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Maria da Conceição Gomes Valle.pdf2010 - Maria da Conceição Gomes Valle706.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.