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Tipo do documento: Dissertação
Title: modelo para área de Tecnologia da Informação nos Institutos Federais de Educação: uma proposta com suporte em Governança de TI
Other Titles: New model for Information Technology in the Federal Institutes of Education: a proposal supported by IT Governance
Authors: Gonçalves, Dayene Mendes Silva
Orientador(a): Leal, André Luiz de Castro
Primeiro membro da banca: Oliveira, Saulo Barbara de
Segundo membro da banca: Leal, André Luiz Castro
Terceiro membro da banca: Moraes, Emerson Augusto Priamo
Keywords: Gestão de TI;Governança de TI;Planejamento Estratégico de TI;Modelagem Orientada a Objetivo;iStar;Institutos Federais;IT management;IT Governance;IT Strategic Planning;Goal Oriented Modeling;Federal Institutes
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 17-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: GONÇALVES, Dayene Mendes Silva. Novo modelo para área de Tecnologia da Informação nos Institutos Federais de Educação: uma proposta com suporte em Governança de TI. 2020. 102 f Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Programa de Pós Graduação em Gestão e Estratégia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: Esta pesquisa empreende uma investigação da realidade da Gestão Estratégica de TI nos Institutos Federais de Educação (IF), através da verificação do ambiente da TI e das razões para a existência de um gap entre o universo de Governança Institucional, de TI e de Gestão de TI, que suscita entraves para as ações dos gestores de TI. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quanti-qualitativa no que concerne às características e ao modo de investigação. A base deste estudo foi feita pelo levantamento de dados de pesquisas realizados pelo Tribunal de Contas da União em 2016, pela percepção dos gestores de TI e por documentos disponibilizados pelo Governo Federal e IF. Os dados analisados permitiram que o pressuposto que deu base a este estudo, sobre a existência de dificultadores na gestão de TI, fosse confirmado, mas que esse já é um tema de importância reconhecida entre os gestores que procuram meios de propiciar o fortalecimento da gestão estratégica e da governança de TI. Através das correlações, extrações e mapeamento de informações, foi possível montar um modelo baseado em modelagem orientada a objetivos com atores, seus relacionamentos e dependências estratégicas que influenciam diretamente nas rotinas referentes à gestão estratégica de TI nos IF. Esse modelo colabora para a compreensão da influência da TI no contexto organizacional a partir de uma estruturação bem definida do ambiente desta área, para auxiliar gestores de TI e Alta Administração a elevar o grau de maturidade da TI dentro de suas respectivas instituições.
Abstract: This research undertakes an investigation of the reality of IT Strategic Management in the Federal Institutes of Education (IF), through the verification of the IT environment and the reasons for the existence of a gap between the Institutional Governance, IT and Business Management universe, which raises barriers to the actions of IT managers. In methodological terms, this is a descriptive research, with a quanti-qualitative approach regarding the characteristics and the mode of investigation. The basis of this study was the survey data collected by the Federal Court of Accounts (TCU) in 2016, the perception of IT managers and documents provided by the Federal Government and IF. The data analyzed allowed the assumption that underpinned this study, about the difficulty of managing IT, to be confirmed, but this is already a topic of recognized importance among managers, which look for ways to strengthen strategic management and IT governance. Through correlations, extractions and information that were mapped, it was possible to build a model based on goal-oriented modeling with actors, their relationships and strategic dependencies that directly influence the routines related to IT strategic management in IF. This model contributes to the understanding of the influence of IT in the organizational context from a well-defined structuring of the environment of this area, to help IT managers and top management to increase the IT maturity within their respective institutions.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15113
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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